Carregando...
Espírito Santo

Mais coops capacitadas: saiba como foi a formatura da 11ª turma do FormaCoop

Módulo de encerramento aconteceu na sede do Sistema OCB/ES. Representantes de 12 cooperativas participaram da capacitação, que começou em março deste ano


01/10/2024 16:29 - Por Síntia Ott
Compartilhe
Módulo de encerramento foi marcado por interações entre os participantes. Foto: Sistema OCB/ES

Mais lideranças e colaboradores do cooperativismo acabam de concluir uma capacitação para atuarem com mais preparo na gestão das cooperativas capixabas! Nesta terça-feira (1°/10), ocorreu a formatura da 11ª turma do Programa de Formação para Dirigentes e Gestores de Cooperativas, o FormaCoop. A aula de encerramento foi realizada no auditório da organização estadual, em Vitória.

O curso é uma iniciativa do Sistema OCB/ES, e esta foi a primeira turma formada pela instituição em 2024. As aulas iniciaram no último mês de março e foram divididas em sete módulos, com carga horária de 72 horas e aulas em formato híbrido. Participaram do treinamento 60 representantes de 12 cooperativas do Espírito Santo, sendo elas: Cacal, Cooabriel, Coopetranserrana, Nater Coop, Selita, Coopem, Coopesg, Sicoob Coopermais, Sicoob Sul-Serrano, Sicoob Uni Sudeste, Unimed Vitória e Uniodonto ES.

Durante a abertura da aula final, a analista de Desenvolvimento Cooperativista do Sistema OCB/ES Bianca Rocha, que integra a equipe responsável por organizar e gerir o FormaCoop, lembrou que esse foi o segundo encontro presencial da turma na sede do Sistema OCB/ES. “Vocês estiveram aqui na nossa primeira aula, no módulo DNA Cooperativo, e tivemos o prazer de recebê-los na Casa do Cooperativismo Capixaba. Agora, novamente estamos aqui, juntos, para encerrar esse ciclo que vocês passaram durante seis meses de formação”, disse.

A analista também falou sobre as expectativas da organização estadual ao oferecer a capacitação. “Esperamos de verdade que vocês tenham aprendido e trocado muito conhecimento ao longo desses seis meses. Para nós, cada turma proporciona uma experiência inédita, então desejamos que vocês saiam daqui diferentes de como chegaram, em março deste ano”, compartilhou.

Rocha ainda lembrou que as aulas da 12ª turma do FormaCoop estão em andamento, com previsão de conclusão dezembro deste ano. Paralelamente, uma 13ª turma já iniciou os seus estudos, que deve se formar no próximo ano. Em 2025, novas turmas serão abertas, beneficiando os interessados que aguardam na lista de espera.

Mais uma vez, o módulo de encerramento foi conduzido pelo professor Rodrigo de Barros, que é doutorando em Criatividade e Inovação, multiplicador B e especialista em Conhecimento & Inovação. Logo no início, o facilitador descreveu o objetivo do encontro. “Esse é um módulo que extrapola o conteúdo em si, porque há nele duas missões muito nobres: cristalizar o aprendizado, relembrando e costurando um conjunto de saberes que os trouxeram até aqui, e celebrar. Precisamos sair daqui sorrindo”, frisou.

Ao longo do dia, os participantes realizaram uma imersão nos conteúdos preparados pelo facilitador; participaram de uma dinâmica de avaliação do curso, coordenada pelo Sistema OCB/ES, pois os feedbacks auxiliam no aperfeiçoamento do programa; e, finalmente, receberam seus certificados de conclusão.

No encerramento, o diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, falou com a turma sobre suas expectativas em relação aos formandos. “Esperamos que vocês tenham a capacidade de aplicar no cotidiano profissional o que aprenderam durante a capacitação. Tentem, também, praticar o networking com outras cooperativas, porque todas possuem boas experiências para compartilhar. Assim poderemos desenvolver o cooperativismo capixaba”, orientou.

Participantes elogiam a capacitação

A qualidade, a aplicabilidade dos conteúdos que integram os módulos do FormaCoop e a disponibilidade e zelo da equipe do Sistema OCB/ES com os alunos foram diferenciais reconhecidos pelos participantes.

Wdirley de Moraes, analista tributário da Selita, conta que incentivou a participação dos colaboradores da cooperativa de laticínios no curso devido à relevância que enxergou na capacitação.

“O conteúdo é do mais alto nível, atual, impactante e promove nos alunos um poder de reflexão, análise e tomadas de decisões. O curso só é do mais alto nível porque os professores são mestres naquilo que se propõem a transmitir”, elogiou.

Moares ainda parabenizou o suporte oferecido à turma ao longo das aulas. “O time da OCB/ES esteve sempre atento às demandas dos alunos, sendo um facilitador para que tudo fluísse bem”, lembrou.

A gerente de Relacionamento do Sicoob Sul-Serrano, Deise Zanelato, observa que o FormaCoop é uma oportunidade de integração e trocas entre as cooperativas, e faz uma avaliação positiva dos conteúdos.

“O curso traz grandes discussões sobre assuntos do nosso cotidiano, abarcando exemplos e formas diversas de lidar com todos eles. Os professores, todos com sua particularidade, trouxeram vivências e muitos conhecimentos para nós”, destacou.

Zanelato também agradeceu o suporte dado pelos colaboradores do Sistema OCB/ES. “Estavam de prontidão para todas as nossas solicitações”, recorda.

A bióloga responsável pela gestão ambiental da Nater Coop, Marcela Rebouças, exalta a variedade de assuntos abordados no curso. “Para mim, o FormaCoop foi muito importante por ter essa característica de conter conteúdos com temas tão transversais. Essa experiência amplia horizontes ao abrir os nossos olhos para enxergarmos além do que fazemos no nosso dia a dia”, considera.

A bióloga também demonstra satisfação com a oportunidade de profissionalização que foi concedida a ela e enaltece a iniciativa. “Fiquei muito feliz de ter participado e por minha cooperativa ter me presenteado com a capacitação, porque ele me engrandeceu muito como profissional e me deu mais possibilidades de entender esse mundo cooperativista. O Sistema OCB/ES está de parabéns, porque o curso é muito maravilhoso”, conclui.

Sobre o FormaCoop

Anualmente, o Sistema OCB/ES abre duas turmas do FormaCoop, um programa que tem como objetivo desenvolver nos seus participantes competências técnicas e comportamentais para o aperfeiçoamento da gestão das coops capixabas, contribuindo para a busca de melhores práticas de gestão e governança cooperativista.

A 11ª turma capacitada assistiu a aulas sobre temas essenciais para se desempenhar uma liderança qualificada dentro das cooperativas, como gestão de pessoas, estratégia, governança, tomada de decisão e inovação. Abaixo, confira os módulos cursados pelos participantes.

  • Módulo I - DNA Cooperativo
  • Módulo II - Liderança e Gestão de Pessoas
  • Módulo III - Gestão Estratégica
  • Módulo IV - Governança Cooperativista
  • Módulo V - Gestão Financeira
  • Módulo VI - Tomada de decisão
  • Módulo VII - Gestão da Mudança e Inovação

Fotos



Tags

sistema ocbes formacoop

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop