Carregando...
Espírito Santo

Melhor momento para comercializar seu café: planejamento e informação são os melhores aliados

Devido à fatores econômicos e políticos, a saca do café está margeando os custos de produção


02/12/2022 12:27
Compartilhe

 

Foto: reprodução/ Cooabriel

O preço da saca do café conilon é motivo de atenção para muitos cooperados da Cooabriel, uma vez que o valor atual da saca está margeando os custos de produção de grande parte dos produtores. 

Segundo o gerente corporativo de mercado da Cooabriel, Edimilson Calegari, um dos fatores responsáveis por essa realidade é a recessão atual, com alta da inflação nos Estados Unidos e Europa, o que tem causado diminuição no consumo da bebida. Outro fator relevante é a guerra entre Rússia e Ucrânia, que são dois grandes consumidores de café solúvel, que tem o conilon como principal matéria-prima.  

“Existe também a expectativa de uma safra brasileira de arábica maior para o próximo ano, gerando especulação no mercado, principalmente no último trimestre desse ano”, explicou.  

Por isso, Edmilson orienta que o produtor acompanhe as notícias do mercado, através de fontes confiáveis, para basear sua decisão quanto ao melhor momento de comercializar seu café. “É preciso fazer uma avaliação criteriosa das informações recebidas e agir com cautela”, acrescentou. 

De acordo com o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, “dois pontos são de fundamental importância para que o produtor compreenda o momento de comercializar seu café. Dentre esses está a gestão da propriedade, para que o produtor tenha conhecimento dos custos de produção.  De posse dessas informações, saberá se o que o mercado está oferecendo remunera a atividade. Outro ponto importante é buscar informações acerca das condições mundiais do negócio. A internet nos conecta a toda e qualquer informação mundial. Usando fontes seguras é possível obter conhecimento sobre oferta, demanda, consumo, expectativas do mercado, que são fatores que volatilizam os preços do café e podem fazer toda a diferença na escolha do momento para vender o café. Além disso, a venda parcial e intermitente também pode reduzir significativamente os riscos de perdas econômicas.”

 Para o gerente corporativo administrativo financeiro da Cooabriel, Samuel Lopes Fontes, planejamento é a palavra-chave. “É muito importante acompanhar e estudar as perspectivas do mercado. Isso significa aproveitar o momento certo e não tentar acertar sempre o topo do preço. Além disso, é interessante se atentar aos prazos em que há compromissos financeiros a cumprir, para planejar a venda havendo a possibilidade de utilizar os diferentes prazos que a cooperativa pode oferecer.”  

A respeito dos prazos que podem ser concedidos, Samuel fala com mais detalhes: “a cooperativa oferece prazos flexíveis, de acordo com a necessidade do cooperado. Se o produtor tem uma necessidade futura para 30 ou 60 dias, por exemplo, poderá fazer a fixação do preço na data atual e aproveitar uma condição diferente, garantindo recursos para honrar seus compromissos financeiros”, explicou.  

Ainda segundo Samuel, “pode-se, inclusive, considerar a possibilidade de realizar aplicações no mercado financeiro, que sejam condizentes com o perfil do produtor. Outra opção interessante seria aproveitar as oportunidades que surgirem, como feiras e campanhas promocionais, como a Feira de Agronegócios Cooabriel, que é realizada com o intuito de oferecer insumos e implementos a custos menores, podendo contribuir para que o produtor obtenha melhores margens em sua cultura”, concluiu. 

 

Fonte: Cooabriel


Tags

cooabriel coop es

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop