Carregando...
Espírito Santo

Mídia reporta crescimento sustentável de cooperativas do ES

Conheça a atuação da Clac na produção de laticínios e práticas sustentáveis adotadas pelas coops Cafesul, Cooabriel, Unimed Sul Capixaba e Sicoob ES


18/06/2025 14:32 - Por Larissa Cors
Compartilhe

No início desta semana, dois materiais sobre o cooperativismo capixaba foram divulgados na mídia, evidenciando o protagonismo econômico e sustentável no Espírito Santo. A primeira notícia foi publicada no portal Folha Vitória, na segunda-feira (16/6), destacando o crescimento da produção de leite da Cooperativa de Laticínios de Alfredo Chaves (Clac).

O segundo material, veiculado no domingo (15/6) pela TV Sim (SBT), no programa Mundo Cooperativo, abordou ações sustentáveis das coops Cafesul, Cooabriel, Unimed Sul Capixaba e Sicoob Espírito Santo.

Cooperativa amplia produção de leite e fatura R$ 68 milhões no Sul do Espírito Santo – Folha Vitória

A Clac, fundada em 1962, em Alfredo Chaves, se consolidou como referência no setor de laticínios capixabas. Com um faturamento acima de R$ 68 milhões em 2024, a cooperativa ampliou sua atuação nos setores agropecuário, industrial e comercial, com destaque para o investimento em tecnologia e eficiência na coleta e processamento do leite.

A matéria trouxe foco ao impacto positivo da Clac na economia local, por meio da geração de empregos e do fortalecimento da cadeia produtiva de leite no Espírito Santo. A partir de rigorosas análises laboratoriais, como testes físico-químicos e de resíduos de antibióticos, a qualidade dos produtos é elevada, resultando em queijos, requeijões, doces de leite e iogurtes de alta qualidade.

Leia o conteúdo completo!

Práticas sustentáveis se propagam nas cooperativas – Mundo Cooperativo

O programa Mundo Cooperativo do último domingo destacou iniciativas sustentáveis das cooperativas capixabas em celebração ao mês do meio ambiente. 

A Cafesul foi a primeira coop com suas boas práticas apresentadas – em especial, sua fábrica de bioinsumos naturais, que atende a necessidade que os cooperados sentiam de um produto que fosse orgânico e ajudasse no combate às pragas. A coop também investe em viveiros de mudas com substratos naturais e vem colhendo café especial de alta qualidade com menor impacto ambiental.

A Cooabriel também foi reconhecida por investir na sustentabilidade. A coop está construindo mais uma usina de energia solar e, atualmente, possui usinas distribuídas em Águia Branca, Boa Esperança, Nova Venécia, São Gabriel da Palha, São Domingos do Norte, Vila Valério e em Itabela, na Bahia.

Quem também está apostando nos painéis fotovoltaicos é a Unimed Sul Capixaba, que possui uma unidade de energia limpa no Hospital Unimed, em Cachoeiro de Itapemirim.

Já o Sicoob Espírito Santo fomenta iniciativas sustentáveis dos seus cooperados, com linhas de crédito especiais para projetos que preservem o meio ambiente. Desde 2018, já foram mais de 7 mil projetos financiados.

Assista ao episódio completo:


Tags

sistema ocbes estamos na mídia

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop