A primeira turma do Programa de Formação de Lideranças Femininas do Sistema OCB/ES concluiu a sua jornada de aprendizagem nesta quinta (28/11), em uma aula de encerramento e formatura presenciais realizadas na sede do Sistema OCB/ES, em Vitória. Essa é uma capacitação inédita, lançada em julho deste ano pela organização estadual e que terá continuidade nos próximos anos.
O momento contou com a participação de 30 mulheres, entre colaboradoras e cooperadas de cooperativas capixabas. Compuseram a turma representantes da Cafesul, CEL, CMPK, Cooabriel, Coopepi, Cooperação, Cooper-Rural, Coopesg, Coopprest-ES, Selita, Sicoob ES, Sicredi Interestados RS/ES, Unimed Vitória e a Federação Unimed do Espírito Santo.
O programa foi citado pela primeira vez no Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas de 2023, sendo foi criado para atender a uma necessidade crescente das cooperadas e colaboradoras do coop capixaba por mais espaço e reconhecimento em cargos estratégicos e fóruns de decisão.
Assim, a iniciativa busca desenvolver competências técnicas e comportamentais que tornam esse público apto a assumir postos de liderança nas cooperativas do Espírito Santo. A capacitação também é uma forma de fortalecer a disseminação de boas práticas de gestão e governança cooperativistas.
Dayana Novaes, especialista operacional do Sicoob Conexão e coordenadora da área de Responsabilidade Social da cooperativa, aprovou a experiência. “A formação foi excelente. Ela abordou um conteúdo muito relevante, capacitando e fortalecendo as mulheres para que sigam superando desafios e conquistando seu espaço dentro do cooperativismo capixaba”, reconhece.
O diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, enfatiza o papel social que o programa desempenha ao fomentar a participação feminina no movimento cooperativista. “Temos o desafio de ampliar a presença das mulheres em nossas cooperativas, principalmente nas diretorias e nos conselhos. Por isso, criamos uma trilha de capacitação própria para incentivar e preparar o público feminino a assumir mais protagonismo nesses espaços de decisão”, ressalta.