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Novas dinâmicas de consumo: quais são as oportunidades para as cooperativas?

Espera-se que o mercado global de lojas de conveniência sem funcionários atinja US$ 1,64 bilhão até 2027 - e as cooperativas estão entre as pioneiras no modelo


20/09/2022 14:21
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Uma tendência crescente nos últimos anos, as lojas de conveniência sem funcionários estão se tornando mais comuns, principalmente na Ásia, em países como China, Japão e Cingapura – e os pioneiros do conceito incluem cooperativas de varejo.

Na verdade,  a cooperativa NTUC FairPrice  foi o primeiro varejista em Cingapura a abrir uma loja sem funcionários, no campus Nanyang Polytechnic (NYP) em 2017. Desde então, a cooperativa abriu mais duas lojas de conveniência sem dinheiro sem funcionários na Universidade Nacional de Cingapura (NUS) e na loja Our Tampines Hub em Tampines. Para este último, a NTUC fez parceria com a Visa para desenvolver um sistema avançado de inteligência artificial (IA) que rastreia as ações dos clientes, como a remoção de itens das prateleiras.

Na Europa, alguns dos projetos foram realizados sob a égide da Coop Norden, uma cadeia de varejo escandinava co-propriedade da Coop Suécia, Coop Dinamarca e Coop Noruega. A primeira loja sem funcionários da Coop Norden foi inaugurada oficialmente no centro de Oslo pela Coop Norway em 2019, sob sua marca Coop Extra. A loja funciona normalmente durante o dia, mas se converte em uma loja não tripulada à noite, com transações gerenciadas digitalmente. Ele usa tecnologia de ponta para evitar roubos e é equipado com câmeras e portas automáticas e clientes que precisam escanear um código QR para poder entrar.

O conceito foi replicado pela Coop Suécia em 2020 com a abertura de duas lojas sem funcionários na cidade de Gävle. As lojas são operadas por seu membro Coop Mitt, uma cooperativa que administra mais de 60 lojas em Gästrikland, Hälsingland, Dalarna, Uppland e Västmanland. Os clientes podem usar o novo aplicativo de autodigitalização da cooperativa para escanear e pagar por mercadorias usando seus telefones celulares.

Da mesma forma, em novembro de 2021, a Coop Denmark, que testou pela primeira vez seu conceito de mercearia Beep & Pay em 2017, testou uma opção sem caixa em uma de suas lojas de conveniência para permitir que os compradores usassem a loja após o horário de fechamento. A loja Dagli´Brugsen em Sengeløse estava aberta fora do horário normal de funcionamento para permitir que os clientes comprassem mantimentos usando a nova opção sem caixa.

Outro varejista a experimentar o formato de loja de conveniência sem funcionários é a Coop Czech, que recentemente abriu a maior loja sem funcionários do país em Krumlov. Isto seguiu-se à abertura bem sucedida da primeira loja automática Coop Czech em março na cidade de Strakonice. Os clientes da Krumlov que compram na loja sem funcionários podem escolher entre uma variedade muito maior de produtos, que inclui mais de 4.000 itens.

Explicando a motivação da cooperativa por trás do investimento, Lukáš N?m?ík, diretor de Desenvolvimento e Marketing da Coop Czech, disse que os clientes estão mudando e é hora de as lojas começarem a se adaptar mais às suas necessidades. “Queremos testar a operação automática em diferentes formatos e em diferentes lugares. Nossas próximas lojas automáticas podem aparecer na próxima vez, por exemplo, em áreas industriais ou até mesmo no interior.” 

Tal como a loja sem pessoal da Coop Dinamarca, as lojas automáticas da Coop Czech funcionarão com base num modelo híbrido, com pessoal sempre disponível durante o horário normal de funcionamento. Os clientes podem digitalizar as mercadorias na caixa registradora e pagar com cartão de crédito ou aplicativo de celular. Para sair da loja, eles precisam digitalizar novamente o código QR do aplicativo. Equipada com câmeras, a loja também é conectada ao balcão central de segurança, e o sistema é acionado sempre que um cliente entra na loja.

A nova loja Krumlov, situada perto da cidade velha, visa proporcionar aos clientes uma experiência de “compras flexíveis e rápidas”. “Garantir um maior tempo de abertura seria mais caro para a cadeia em termos de custos de mão de obra, mas ao mesmo tempo alguns clientes não têm tempo suficiente para fazer compras no horário normal de funcionamento, por isso as lojas automáticas são a melhor solução”, disse N?m?ík.


Os clientes que usam as lojas automáticas costumam fazer compras até meia-noite e nos finais de semana, e compram mais bebidas alcoólicas, doces e outras guloseimas. Como tal, a nova loja também oferecerá uma gama mais ampla de álcool premium, bem como uma seção de vinhos especializada.

Enquanto ainda está testando as águas com o novo formato, a Coop Czech diz que a experiência da loja piloto até agora tem sido “extremamente positiva”. A cooperativa disse que não teve problemas técnicos ou casos de roubo ou vandalismo.

No entanto, pesquisas sobre o tema tendem a sugerir que alguns clientes relutam em usar lojas sem funcionários, sendo a segurança uma preocupação fundamental. Como aponta o estudo de 2021 de Navodya Denuwara, Juha Maijala e Marko Hakovirta , “um problema que pode surgir é a relutância dos clientes em usar uma loja não tripulada porque a veem como uma máquina de venda automática glorificada”.

O estudo descobriu que 30% dos residentes suecos que não usaram lojas sem funcionários não tinham intenção de fazê-lo no futuro. Os entrevistados citaram a falta de serviço e interações sociais, juntamente com uma sensação de insegurança como potenciais inibidores. Outro estudo de 2021 realizado por Wang et al descobriu que as clientes femininas de Taiwan demonstraram níveis mais altos de risco percebido em relação à loja não tripulada em relação aos homens.

As vantagens das lojas sem funcionários mencionadas no estudo incluem “menores custos indiretos após a eliminação de vendas e trabalhos de caixa, a capacidade de coletar dados do consumidor por meio de checkout on-line por meio de um aplicativo de smartphone e gerenciamento de varejo mais eficiente, localizando estoque de produtos e merchandising com base em lojas individuais .”

No entanto, uma questão-chave que os varejistas que desejam explorar o formato devem levar em consideração é o fato de que a prontidão tecnológica influencia as atitudes em relação às lojas de conveniência não tripuladas – estudos descobriram que baixos níveis de prontidão tecnológica aumentaram a insatisfação com a loja de conveniência não tripulada.

Aspectos igualmente importantes são a ética dos dados e o fato de que essas lojas podem esgotar empregos no futuro. Os membros das cooperativas podem estar relutantes em encorajar tais mudanças, alegando que elas levariam a potenciais perdas de empregos. No entanto, novos papéis também podem ser criados. Muitos dos formatos de loja pioneiros das cooperativas continuam a empregar funcionários, que se concentram em outras tarefas em vez de atuar como caixas.

O que está claro é que a automação continuará impulsionando mudanças no setor de varejo de alimentos. O mercado global de lojas de conveniência sem funcionários, avaliado em US$ 67,48 milhões (£ 57 milhões) em 2019, deverá atingir US$ 1,64 bilhão (£ 1,39 bilhão) até 2027. As cooperativas terão que navegar pela tarefa de adotar novas tecnologias enquanto colocam membros ‘ precisa primeiro e proteger os empregos.


Fonte: Coop News

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