Carregando...
Espírito Santo

Novo ciclo das Reuniões Setoriais reúne segmento leite e apresenta resultados do 1º quadrimestre de 2022

Foram apresentados dados sobre atendimentos às cooperativas capixabas, acompanhamento de AGOs, participação das cooperativas em capacitações, entre outros


18/05/2022 11:56 - Por Síntia Ott
Compartilhe
Novo ciclo das Reuniões Setoriais reúne segmento leite e apresenta resultados do 1º quadrimestre de 2022

O segundo ciclo de Reuniões Setoriais do Sistema OCB/ES começou nessa segunda-feira (16/5), com um encontro destinado ao segmento Leite. Participaram a Cooperativa Agrária Vale do Itabapoana (Cavil), a Cooperativa de Laticínios de Alfredo Chaves (Clac) e a Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi). O integrante do Conselho Fiscal da OCB/ES, Rolmar Botecchia, também esteve presente. A reunião foi conduzida pela analista de Monitoramento do Sistema OCB/ES Theresa Raquel Trancoso. O analista técnico institucional Fernando Pinheiro representou o Sistema OCB.

As reuniões setoriais são destinadas à apresentação de informações relevantes sobre ações do Sistema OCB/ES e do Sistema OCB e à aproximação entre a Unidade Estadual e as cooperativas capixabas.

Neste ciclo foram apresentados os principais resultados alcançados pelo Sistema OCB/ES entre janeiro e abril deste ano. No período a organização realizou mais de três mil atendimentos, sendo cerca de 52% deles de baixa prioridade frente a quase 33% de demandas com alta prioridade. Quase 90% das soluções foram antecipadas em relação às datas previstas para as entregas.

Os dados das áreas de Formação Profissional e Promoção Social do Sistema OCB/ES também ganharam destaque. Já foram contabilizadas 55 ações centralizadas e descentralizadas das cooperativas capixabas e realizadas 1.253 horas em capacitações, com um índice de satisfação médio de 9,6 em uma escala de zero a dez. Na plataforma Capacitacoop já há mais de 1,6 mil usuários cadastrados, distribuídos em 51 coops, mais de 1,3 mil matrículas foram concluídas e 745 pessoas concluíram um ou mais cursos.

Outro indicador apresentado durante o encontro foi o aumento de 8% de participação das cooperativas na Certificação de Regularidade Técnica (CRT) entre 2020 e 2021. E em relação às Assembleias Gerais, 104 das 116 cooperativas registradas no Sistema OCB/ES já realizaram ou possuem data de realização da prestação de contas do exercício anterior marcada. Além disso, houve a atualização das informações referentes ao Planejamento Estratégico (PE) do Sistema OCB/ES, que até 2025 quer fortalecer a imagem do movimento cooperativista e do Sistema OCB/ES junto à sociedade e ampliar a representatividade e competitividade do cooperativismo na economia capixaba.


LÍDERES DE CONTAS

Na sequência foram apresentados os líderes de contas do Sistema OCB/ES, profissionais designados para acompanhar de perto as necessidades e demandas das cooperativas que estão sob sua responsabilidade. Cada cooperativa conta com um líder de contas titular e um suplente. A cooperativa pode saber quem são os seus acessando a aba Cooperativismo / Cooperativas Registradas no site do Sistema OCB/ES. Depois, basta clicar no ícone da cooperativa em questão.


ATUALIZAÇÃO DO SOU.COOP

A necessidade de coletar informações das cooperativas referentes ao ano base 2021 até o próximo dia 27 de maio, por meio do Sou.Coop e de um formulário complementar do Sistema OCB/ES, também foi destacada na reunião setorial do Leite. Os dados ajudam a divulgar a relevância do cooperativismo no Espírito Santo por meio da elaboração do Anuário do Cooperativismo Capixaba, a valorizar mais produtos e serviços locais e a agrupar informação para pleitos em prol das cooperativas. Os dados informados também são usados para produzir o Anuário do Cooperativismo Brasileiro.


PRINCIPAIS PAUTAS E CONQUISTAS INSTITUCIONAIS

O assessor de Relações Institucionais do Sistema OCB/ES, David Duarte, informou que entre janeiro e abril de 2022, em âmbito nacional, o Sistema OCB já realizou 90 reuniões junto ao Executivo e mapeou 1.022 normativos com impacto para o cooperativismo. Atinentes ao Legislativo, já foram feitas 87 reuniões, 15 audiências públicas e 179 itens foram pautados em comissões e plenárias de interesse do Sistema OCB. Em âmbito internacional o Sistema OCB fez 21 reuniões com diferentes instituições, recebeu quatro comitivas estrangeiras no Brasil e houve participou em quatro eventos on-line.

No estado, as principais ações e conquistas junto ao Executivo são o Projeto de Lei nº 800/2021 para a alteração da lei estadual nº 6.228, de 12/6/2000; a emenda estadual para aquisição de equipamentos da cooperativa Coopeavi, as leis municipais e Lei Estadual do Cooperativismo; e o termo de cooperação técnica entre o Sistema OCB/ES e o Sebrae/ES.


ASSUNTOS GERAIS

Ao final da reunião, a colaboradora do Sistema OCB/ES Theresa Raquel relembrou as plataformas do Sistema OCB que estão disponíveis para uso das cooperativas, que são: Capacitacoop, NegóciosCoop, Conexão.Coop, Inovacoop, Sou.Coop, Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e a ferramenta Desempenho.

O Dia de cooperar (Dia C) de 2022 também foi reforçado. As inscrições terminam dia 30 de maio, e a celebração nacional será realizada no dia 2 de julho. As cooperativas ainda poderão participar do segundo webinar do Sistema OCB/ES destinado a discutir o cenário econômico de 2022, evento que acontecerá em 9 de junho, com início às 10h. Serão convidados especiais o diretor da CNN Brasil Business, Fernando Nakagawa, e a gerente geral do Sistema OCB, Fabíola Motta.

O Prêmio de Jornalismo Cooperativista Capixaba (PJC) é outra ação, já em curso, que beneficiará as cooperativas capixabas. Com as inscrições em andamento, as cooperativas poderão colaborar com a produção dos materiais jornalísticos enviando sugestões de pauta à equipe de Comunicação do Sistema OCB/ES ou recebendo e orientando as equipes de jornalismo.

Por fim, há os cursos mensais que o Sistema OCB/ES oferece nas modalidades gratuita ou paga. Basta clicar aqui e conferir a lista. E ainda nesta semana, no dia 20/5 (sexta-feira), às 9h30, será realizada a reunião “Cooperativas de Leite do Espírito Santo” com a participação do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop