Carregando...
Brasil e Mundo

Observatório lança painel temático com dados da pecuária

Plataforma traz dados sobre tipos e quantidade de rebanhos


16/11/2022 14:09
Compartilhe
Foto: Matthias Zomer/Pexels

A pecuária ganhou um painel temático no Observatório da Agropecuária Brasileira. A iniciativa traz, além dos dados do segmento, elementos para a elaboração de políticas públicas para uma produção cada vez mais sustentável. O coordenador de Meio Ambiente e Energia do Sistema OCB, Marco Morato, parabenizou a iniciativa e ressaltou que o painel é ferramenta necessária e inovadora.

“Essa ferramenta do Observatório é importantíssima para comprovarmos a sustentabilidade da nossa produção pecuária. A plataforma envolve milhares de dados e os cruza na produção agropecuária como é o caso do Cadastro Ambiental Rural (CAR), com os remanescentes de mata nativa dentro das propriedades e tecnologias que são utilizadas nas áreas.  Então, este painel é fundamental para o setor e para os mercados interno e externo”, considerou Morato.

A plataforma estatística e geoespacial apresenta dados classificados por período, região, unidade federativa – com município – e possibilita a identificação de tipos e números do rebanho nacional. A quantidade de estabelecimentos que atuam na pecuária e informações de abate também estão contempladas.

O estudo é auxiliado com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento da Universidade Federal de Goiás.

O Observatório conta com outros painéis como os de Agricultura Familiar; Agropecuária Sustentável e Meio Ambiente; Aquicultura; Assistência Técnica; Assuntos Fundiários; Comércio Exterior; Crédito Rural; Fertilizantes; Produtos Agrícolas; Programa Nacional de Solos; Sistema Brasileiro de Inspeção; e Zoneamento Agrícola de Risco Climático.


Tags

sistema ocb

Fonte: Sistema OCB

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop