Carregando...
Brasil e Mundo

Open Finance: como funciona e qual o impacto no cooperativismo de crédito

Conheça o Open Finance, a descentralização do sistema financeiro, que proporciona oportunidades para cooperativas de crédito e seus cooperados.


01/02/2023 13:53
Compartilhe
Foto:reprodução/InovaCoop

O sistema financeiro foi um dos setores mais afetados pela transformação digital e uso dos dados para aprimoramento da oferta de serviços. Os processos analógicos foram deixados de lado e a coleta de informações dos clientes impulsiona a personalização dos produtos financeiros. Assim, a fim de aumentar a competitividade e empoderar os usuários, surgiu o Open Finance.

O Open Finance é um conceito que se baseia na ideia de um sistema financeiro aberto, compartilhado e digital. Além disso, o Open Finance deve muito ao princípio da portabilidade de dados - isto é, a de que os dados pertencem às pessoas, e não às instituições que os coletaram.

Dessa forma, o Open Finance tem como intuito o compartilhamento dos dados pessoais colhidos por uma determinada instituição financeira com outras concorrentes. Assim, ele permite a troca de informações entre as instituições participantes, criando um ambiente de negócios mais inclusivo, seguro e inovador. Consequentemente, os clientes têm uma oferta maior de produtos personalizados em melhores condições, adequados às suas necessidades específicas.

O Inova Coop preparou um artigo para que o leitor possa conhecer mais sobre Open Banking, entender sua implementação em curso no Brasil, avaliar seus benefícios e conferir como as cooperativas de crédito se relacionam com esse sistema. Acesse e saiba mais.

 

 

 

Fonte: Inova Coop

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop