Carregando...
Espírito Santo

Pelo segundo ano consecutivo, Sistema OCB/ES é eleito a 2ª melhor empresa para trabalhar no ES

Organização conquistou a posição entre as empresas de pequeno porte, ou seja, com até 99 funcionários


21/10/2022 17:29
Compartilhe

A boa ambiência e as oportunidades dadas pelo Sistema OCB/ES aos seus colaboradores não estão sendo reconhecidas somente dentro da organização, mas também fora dela. Na noite dessa quinta-feira (20/10), a instituição foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, a segunda melhor empresa de pequeno porte para trabalhar no Espírito Santo, de acordo com o ranking do Great Place To Work Institute (GPTW).

O anúncio foi realizado durante o Fórum IEL de Gestão 2022, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL). O Sistema OCB/ES integrou a lista das 15 empresas reconhecidas no evento, sendo seis delas de pequeno porte (até 99 funcionários), seis de médio porte (de 100 a 999 funcionários) e três de grande porte (acima de mil funcionários). No total, 32 empresas participaram da disputa, englobando mais de 20 mil profissionais.

O resultado ressalta o trabalho que a alta gestão do Sistema OCB/ES vem realizando para promover um ambiente favorável à atuação dos colaboradores. “Muito mais do que números ou indicadores, a gente preza pelas pessoas. E não tem como promover um atendimento de excelência da porta para fora se não tivermos pessoas felizes, engajadas e que abraçam o nosso propósito da porta para dentro”, destacou o presidente da organização, Dr. Pedro Scarpi Melhorim.

Entre os pontos responsáveis por viabilizarem a boa colocação pelo segundo ano seguido, estão: a estrutura organizacional de excelente qualidade, a relação interpessoal e intersetorial fluida, as possibilidades reais de crescimento, os benefícios diretos e indiretos, além do incentivo constante ao desenvolvimento pessoal e profissional e a valorização. É o que apontam os próprios colaboradores.

“Sou um exemplo real de como aqui somos mais do que peças. Somos protagonistas dos resultados e das decisões, participamos ativamente dos projetos e conseguimos, de forma coletiva e cooperativa, chegar a resultados incríveis como esse. Tudo isso porque acreditamos no que fazermos e porque o Sistema OCB/ES acredita em nós”, destaca Eliseti Kuster, que começou como estagiária e hoje é assistente administrativa e financeira.

Todo esse trabalho gera um atendimento de maior qualidade para os clientes da instituição, que são as cooperativas. “Hoje, colhemos números positivos do cooperativismo capixaba, que vem se desenvolvendo com o nosso apoio. E só conseguimos auxiliar nesse processo porque temos pessoas engajadas e que querem ir além. Esse é o nosso diferencial, e é assim que conseguimos atender ao nosso propósito com garra, determinação e resiliência”, destaca o diretor-executivo Carlos André Santos de Oliveira.

Com isso, o Sistema OCB/ES também foi citado no Anuário 200 Maiores e Melhores Empresas para Trabalhar no Espírito Santo 2022, na página 88. Clique aqui para acessar.

 

OUTROS RESULTADOS

A trajetória do Sistema OCB/ES na realização do GPTW começou em 2019, quando a organização conquistou 88 pontos. No ano seguinte, o primeiro crescimento foi registrado, passando para 94 pontos. Em 2021, um novo recorde: a organização alcançou 96 pontos. Esse avanço viabilizou que ela ocupasse um lugar de destaque no mercado capixaba.

Ainda em 2021, conquistou pela primeira vez uma colocação no ranking GPTW como o 2º melhor lugar para trabalhar no Espírito Santo (pequenas empresas), o que levou a uma menção também no Anuário 200 Maiores e Melhores Empresas no ES 2021. Já em 2022, foi apontada como 33ª melhor empresa para trabalhar no Brasil, de acordo com a quarta edição do Ranking de Pequenas Empresas, divulgado no próprio site do Great Place To Work Institute.

 

SOBRE O GPTW

A classificação no GPTW leva em consideração a percepção dos colaboradores sobre a área em que trabalham, seus gestores diretos, a organização como um todo e a alta direção. O objetivo é identificar a qualidade do ambiente de trabalho e da cultura organizacional, localizando pontos fortes e oportunidades de melhoria.

Para conseguir a certificação GPTW, é preciso ter uma amostra mínima de respondentes e uma nota igual ou superior a 70. O selo internacional tem validade de 12 meses. Em 2021, todos os colaboradores do Sistema OCB/ES participaram da pesquisa, que é voluntária, o que permitiu uma avaliação completa do ambiente de trabalho.

O Great Place to Work Institute é a autoridade global no mundo do trabalho. Desde 1992, mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo participaram de suas pesquisas. O vasto conhecimento proporcionado por esses estudos contribuiu para definir os requisitos pesquisados atualmente para formar o ranking GPTW, identificando os fatores mais relevantes que tornam uma empresa um excelente lugar para trabalhar. A plataforma do GPTW fornece aos gestores relatórios em tempo real, feedback e informações necessárias para tomar decisões baseadas em dados. No Brasil, o Great Place to Work está presente há 25 anos e tem escritórios nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Ceará.

 


Tags

sistema ocbes gptw

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop