Carregando...
Espírito Santo

Programa Cooperativa Mirim cresce e novos professores são capacitados para atuar na iniciativa

Além da CEL, Cooperação e Coopesg, duas outras cooperativas educacionais do Espírito Santo e cinco escolas públicas do estado passarão a fazer do programa


25/08/2022 15:31 - Por Síntia Ott
Compartilhe

Capacitação foi realizada no auditório do Sistema OCB/ES, com mais de 30 participantes.

Com o objetivo de expandir o Programa Cooperativa Mirim, o Sistema OCB/ES, o Sicoob ES e o Instituto Sicoob iniciaram nesta quinta-feira (25/8), uma capacitação de profissionais para atuarem na iniciativa. O evento, que se estenderá até esta sexta-feira (26/8), na sede do Sistema OCB/ES, conta com a participação de 31 profissionais de cooperativas educacionais capixabas e de escolas públicas do Espírito Santo.

A capacitação compõe o cronograma do projeto de expansão do programa no estado. A partir dela, sete novas instituições de ensino farão parte do Programa Cooperativa Mirim - cinco escolas públicas e duas cooperativas educacionais. Até então, o programa era colocado em prática nas cooperativas CEL, Cooperação e Coopesg.

Na abertura do evento, o superintendente do Sistema OCB/ES e presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/ES, Carlos André Santos de Oliveira, enfatizou a relevância do programa para a continuidade do cooperativismo capixaba, por meio dos trabalhos educacionais que são realizados com o público jovem nos ambientes escolares.

“Para nós, do Sistema OCB/ES, esse programa é um dos que consideramos mais importantes.  Fazemos todas as ações com amor, mas esse as cooperativas mirins em específico nos orgulham por ter um propósito muito nobre, que é garantir a perenidade do cooperativismo no Espírito Santo. Isso é feito com trabalhos educativos para crianças e jovens, que desde cedo conhecem a cultura da cooperação e a filosofia cooperativista”, disse a liderança.

A supervisora de Responsabilidade Social do Sicoob Central ES, Sandra Martins, aproveitou a oportunidade para reconhecer os educadores das três cooperativas mirins – Coopemcel (da CEL), a Cooperjetibá (da Cooperação) e a Coop-União (da Coopesg) – que participam do programa desde 2018.

“Colocar essa iniciativa em prática é um desafio, mas um desafio bom. O trabalho feito até aqui foi possível graças ao apoio dos professores das cooperativas mirins que estão conosco desde o início da iniciativa, fazendo o programa acontecer. Esses profissionais sempre nos deram muita motivação para chegarmos aonde estamos hoje”, afirmou.

A formadora Georgia Candido Freires foi convidada para compartilhar a metodologia de ensino do Programa Cooperativa Mirim com os participantes da capacitação. De acordo com a profissional, uma mesma metodologia é adotada em todas as cooperativas mirins, sejam elas vinculadas a escolas particulares ou públicas.  Tanto professores quanto alunos recebem materiais de apoio para colocar o programa em prática.

“Centrado na educação que privilegia o aluno e com o apoio de um professor orientador, o programa trabalha temas como educação financeira, cooperativismo e até estatuto social. Para que os professores não precisem sair muito do seu lugar comum, ou seja, das salas de aulas e dos conhecimentos sobre os quais possuem domínio, elaboramos uma metodologia alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, informou.

Fernanda Rocha, supervisora do Instituto Sicoob do Centro Cooperativo Sicoob (CCS), de Brasília, ressaltou que o programa é característico por não se limitar a propagar o cooperativismo somente dentro do Ramo Crédito e do segmento educacionais desse modelo de negócio, expandindo o campo de visão.

“O Programa Cooperativa Mirim transcende as cooperativas de crédito e as cooperativas educacionais, pois conseguimos levar essa cultura e noção do que é o cooperativismo também para as escolas es geral e as casas das famílias dos alunos. O programa é muito característico por isso, e com a sua expansão no Espírito Santo, alunos de escolas públicas poderão ter acesso a temas que já são mais comuns nas cooperativas educacionais”, avaliou Rocha.

Ao longo da capacitação, os educadores vão conhecer mais sobre o modelo de negócio, a história, os princípios e a essência da filosofia de vida do cooperativismo. O conteúdo programático também contempla informações sobre o Sistema OCB/ES, o Sicoob ES, o Instituto Sicoob e, principalmente, o Programa Cooperativa Mirim. As informações estão sendo trabalhadas por meio de palestras, jogos interativos e conversas coletivas.

 

SOBRE O PROGRAMA

Resultado de uma parceria entre o Sistema OCB/ES e o Sicoob ES, o Programa Cooperativa Mirim existe desde 2018 e, desde então, têm oferecido aos alunos de cooperativas educacionais do Espírito Santo a oportunidade de desenvolverem atividades educativas, sociais e culturais complementares ao ensino ofertado nas salas de aula. A partir de agora, escolas públicas do estado também passam a integrar o programa.

Os jovens que participam de cooperativas mirins coordenam atividades administrativas e ações sociais sob a supervisão de um professor orientador. Por meio de objetos de aprendizagem, como a produção de objetos úteis para o dia a dia e de alimentos, sempre construídos artesanalmente e em grupo, jovens e adolescentes vivenciam o cooperativismo na prática.

Ao fazer parte de uma cooperativa mirim, a criança ou adolescente entra em contato com diversas áreas do conhecimento. Os cooperados aprendem a lidar com as finanças e o processo democrático, trabalham em equipe e elaboram estratégias de produção e comercialização para a cooperativa sem perder de vista o seu papel social nas comunidades onde estão inseridas.

 

ESCOLAS PARTICIPANTES

 

Cooperativas educacionais já participantes:

 

  • CEL (Linhares)
  • Cooperação (Santa Maria de Jetibá)
  • Coopesg (São Gabriel da Palha)
 

 

Novas cooperativas educacionais:

 

  • Coopeducar (Venda Nova do Imigrante)
  • Coopesma (São Mateus)

 

 

Escolas públicas (novas participantes):

 

  • CEEFMTI Daniel Comboni (Ecoporanga)
  • CEEFMTI Francisco Coelho Ávila Junior (Cachoeiro de Itapemirim)
  • CEEFMTI Nair Miranda (Fundão)
  • CEEFTI Galdino Antonio Vieira (Vila Velha)
  • CEEFTI Presidente Castelo Branco (Cariacica)

Fotos



Tags

sistema ocbes coop mirim evento

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop