Carregando...
Brasil e Mundo

Qualificação é a chave para o acesso à exportação

Apex-Brasil e Ministério da Agricultura oferecem programas para impulsionar a participação de coops no mercado internacional


20/09/2022 14:10
Compartilhe


Exportar proporciona diversas vantagens para o mundo dos negócios. Quem exporta diversifica mercados, aumenta a visibilidade e o reconhecimento de seus produtos e serviços, gera emprego e renda, aumenta a qualificação de seus recursos humanos, e aprimora sua gestão e governança como um todo. Por isso, o comércio exterior é cada vez mais importante, principalmente no contexto atual, em que o objetivo é crescer de forma sustentável, respeitando o meio ambiente e o desenvolvimento socioeconômico.  

Para as cooperativas não é diferente. Quanto mais diversificado for o seu mercado, maior as chances de expansão dos negócios e aumento da competitividade. A internacionalização exige, no entanto, a reflexão sobre alguns pontos estratégicos. Pedro Netto, analista de Inteligência de Mercado da Apex-Brasil, e Dalci Bagolin, auditor fiscal agropecuário do Ministério da Agricultura, detalharam os principais passos para qualificar as cooperativas para a entrada no mercado internacional durante a Semana de Competitividade organizada pelo Sistema OCB, entre os dias 22 e 16 de agosto.  

Clique aqui para conferir as análises feitas pelos profissionais: https://bit.ly/3Up5B3l

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop