Carregando...
Brasil e Mundo

Semana ENEF é marcada por ações educativas sobre uso consciente do dinheiro

A Central Sicoob Uni e as cooperativas filiadas promoveram ações em prol da educação financeira


29/05/2023 13:14
Compartilhe
Foto: reprodução/Sistema OCB/ES

A Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF) realizou sua 10ª edição entre os dias 15 e 21 de maio, com a temática "Resiliência Financeira". E a Central Sicoob Uni e as cooperativas filiadas promoveram palestras e ações educativas, principalmente para crianças e adolescentes, para destacar a importância da conscientização sobre o uso adequado do dinheiro. 

A Central Sicoob Uni, por meio do Instituto Sicoob, ofereceu aos colaboradores uma palestra sobre resiliência financeira, no último dia 18 de maio. Ela foi conduzida por Gabriel Garola, do Sicoob UniCentro Br, que abordou a importância de aprender educação financeira nas escolas. Segundo ele, é possível falar do assunto em várias matérias diferentes. O palestrante explicou ainda a diferença entre endividado e inadimplente. 

SICOOB CREDSEGURO

A semana ENEF no Sicoob Credseguro foi marcada por palestras realizadas em parceria com a instituição OSCEIA (Obras Sociais do Centro Espírita Irmão Áureo), que capacita e promove a inserção de jovens entre 14 e 23 anos ao mercado de trabalho. 

O evento foi realizado em Goiânia com o intuito de levar a transformação financeira a estes jovens e adolescentes. A palestra aconteceu na sexta-feira, dia 19/05, com público de 100 pessoas. A cooperativa acredita que a educação financeira e o cooperativismo são princípios que guiam a comunidade. 

A jovem aprendiz, Sophia Barbosa Soares, de 17 anos, que participou de uma das palestras, disse que os avós e os pais não tiveram educação financeira, então a palestra sobre o assunto foi uma novidade. “Eu sou de uma geração que está começando a ter essa oportunidade de aprender como lidar com meu dinheiro, como posso investir e gastar de forma consciente", ressaltou. 

Juliana Santhele, de 22 anos, jovem aprendiz da Câmara Municipal, destaca a importância da Semana ENEF, pois a palestra permite adquirir mais conhecimento em relação ao dinheiro e como não se endividar. “É muito importante, visto que a gente não vem de uma cultura de educação financeira no país. Então começar a vida adulta e juventude sabendo quanto você ganha, quanto você precisa para viver de maneira confortável e para garantir seu futuro é muito bacana”, pontuou. 

SICOOB UNICENTRO NORTE BRASILEIRO

A cooperativa promoveu palestras durante a Semana ENEF para reforçar que o planejamento financeiro permite realizar metas e sonhos. Portanto, a educação financeira é a porta para decisões equilibradas sobre finanças e consumo consciente do dinheiro, e faz parte do DNA do sistema Sicoob e está intrinsecamente atrelada ao quinto princípio do cooperativismo: educação, formação e informação. 

SICOOB COOPREM

A cooperativa, em conjunto com o Instituto Sicoob, realizou ações nas Escolas Independente Santa Lúcia e Infantil São Judas Tadeu, em Jataí (GO), com a leitura de um dos livros da Coleção Financinhas: “Miguel, Aninha e Dedé ganharam um dinheirinho”, que ensina as crianças a importância de diferenciar necessidade e desejo na hora de fazer compras. 

Fonte: Sicoob Uni

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop