Promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da governança e da gestão para o desenvolvimento das cooperativas capixabas. Essa é a missão do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Espírito Santo (Sescoop/ES), entidade que completa 25 anos de atuação nesta terça-feira (26/11).
Ao longo da sua trajetória, a instituição se tornou o braço direito da OCB/ES – Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Espírito Santo, dando todo o suporte necessário para promover o desenvolvimento, profissionalização e avanço desse modelo de negócio em solo capixaba.
Sua história
A criação do Sescoop/ES ocorreu no dia 26 de novembro de 1999, mas a sua história começa no ano anterior. Em 1998, foi publicada a Medida Provisória nº 1.715. À época, o então presidente da República Fernando Henrique Cardoso sancionou a medida que autorizava a criação de uma entidade focada na elevação dos índices de profissionalização e gestão nas cooperativas brasileiras.
No ano seguinte, essa entidade – que faz parte do Sistema S e recebeu o nome de Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – iniciou a sua atuação, tendo um funcionamento semelhante ao de organizações congêneres, como Senai, Sesi, Senac, Senat, Sest, Senar e Sebrae.
A criação em âmbito nacional abriu a possibilidade do surgimento de braços dessa organização nos estados, como forma de garantir o atendimento às demandas, particularidades e especificidades locais das cooperativas. Vislumbrando o potencial dessa nova entidade, o Espírito Santo criou a sua unidade, iniciando um novo momento para o cooperativismo capixaba.
“Ao longo dos últimos anos, o cooperativismo vem percorrendo um caminho de ascensão, conquistando cada vez mais espaço no mercado e na vida das pessoas. E um dos motivos para isso é o suporte que o Sescoop/ES vem proporcionando desde o seu surgimento ao movimento cooperativista, potencializando suas forças e atacando seus pontos de melhoria”, destaca o presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro Scarpi Melhorim.
“O Sescoop nacional e do Espírito Santo são impulsionadores do cooperativismo. Com as soluções ofertadas, as cooperativas conseguem se desenvolver de forma competitiva e sustentável. A sociedade também ganha com isso, pois o Sescoop tem uma veia social e educativa e ajuda no desenvolvimento de ações voltadas para a comunidade externa e para o fortalecimento da cultura cooperativista”, complementa o diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira.
Mas o que o Sescoop faz?
No Espírito Santo, assim como no Sistema OCB nacional e nas demais organizações estaduais, o Sescoop tem o objetivo de oferecer soluções que garantam a sustentabilidade dos negócios das cooperativas de modo a potencializar os resultados em benefício dos cooperados e de seus familiares.
Para cumprir esse propósito, a entidade atua de forma finalística com foco em três pilares centrais: o monitoramento, a formação profissional e a promoção social. Essa atuação se traduz em uma série de iniciativas que ficam à disposição das coops que desejam chegar mais longe.
A seguir, detalhamos as soluções que integram essas três diretrizes.
O AvaliaCoop oferece diagnósticos organizacionais, com vistas à identificação de riscos, oportunidades de melhoria dos seus negócios e dos processos de governança e gestão, sociais e ambientais, além de possibilitar análises comparativas com todo o setor cooperativista. Possibilita, ainda, o direcionamento de soluções mais assertivas, de acordo com as necessidades identificadas.
Abaixo, seguem os diagnósticos disponíveis dentro dessa solução:
- Identidade
- Governança e Gestão
- Desempenho
- ESG
- Negócios
A CapacitaCoop é uma grande aliada no desenvolvimento contínuo de quem faz parte do cooperativismo. Com mais de 220 cursos on-line, a plataforma oferece, de forma gratuita, o conhecimento necessário para impulsionar o sucesso e a eficiência das cooperativas brasileiras.
De temas de governança e gestão à adoção de tecnologias inovadoras, os cursos são desenvolvidos para capacitar os cooperados, lideranças e equipes a fim de melhorar os resultados da cooperativa e criar impacto positivo na comunidade.
A plataforma busca sempre se modernizar. Agora, ela oferece a possibilidade de realização de cursos via WhatsApp, uma forma prática e rápida de adquirir conhecimento sobre o cooperativismo no dia a dia.
O programa visa capacitar lideranças e técnicos, mapear boas práticas e implementar soluções em consonância com os critérios ESG para que as cooperativas possam atuar de forma comprovadamente sustentável e estejam aptas a divulgar, por meio de relatórios qualificados, suas práticas nas três dimensões (ambiental, social e governança).
Conheça as soluções:
- Neutralidade do Carbono
- Eficiência Energética
- Dia de Cooperar
- Saúde e bem-estar
- Futuras Lideranças
- Inclusão, Diversidade e Equidade
- Certificação de Conselheiros
- Compliance e Integridade
Por meio de conteúdos, metodologias, ferramentas, cases para se inspirar e cursos para se aperfeiçoar, o InovaCoop ajuda a tornar as equipes das cooperativas cada vez mais inovadoras e competitivas no mercado. Além disso, a plataforma oferece um radar atualizado com fontes de fomento e financiamento em inovação.
Oferece soluções para tornar as cooperativas ainda mais competitivas, com ferramentas para aumentar a receita, explorar novos mercados e levar o coop brasileiro para o mundo. As soluções vão desde um diagnóstico completo do negócio para a organização mercadológica, capacitações para a exportação, acesso à participação em feiras e rodadas de negócio, até pesquisas de inteligência de mercado.
É o eixo de soluções criado para fortalecer o modelo de negócio cooperativista e o orgulho de ser cooperativista. Sem perder de vista os seus princípios e valores, as soluções que integram este eixo trazem a educação cooperativista como estratégia para fortalecimento da competitividade das nossas coops, afinal, aliar nosso propósito ao coração dos negócios e das comunidades é o que torna o cooperativismo único. Confira:
- DNA Cooperativo
- Cooperjovem
- Jogar + Aprender
A representação é parte fundamental para garantir um ambiente normativo e jurídico adequado ao desenvolvimento do cooperativismo. Um dos eixos desenvolvidos pelo Sescoop é o Programa Educação Política, que nasceu para fomentar a conscientização, o engajamento e a participação política do cooperativismo brasileiro e potencializar a sua representação político-institucional por meio de ações continuadas de médio e longos prazos. Lançado em 2022, o programa disponibiliza diversos conteúdos como cartilhas, vídeos e cursos, que têm uma ampla abordagem temática: do incentivo ao voto consciente, passando pela mobilização digital e boas práticas nas eleições, até a participação cidadã nas decisões políticas de comunidades.
Soluções estaduais
Além das soluções que são ofertadas para as cooperativas de todo país pelo Sescoop nacional, o Espírito Santo também oferta serviços exclusivos para as cooperativas capixabas registradas no Sistema OCB/ES. Abaixo, confira alguns programas desenvolvidos!
O programa é o diagnóstico aplicado para as cooperativas capixabas. Ele reúne em uma só avaliação as principais ferramentas de acompanhamento e monitoramento do cooperativismo – Identidade; Gestão e Governança; e Desempenho. O objetivo do programa é auxiliar na evolução das cooperativas capixabas, por meio de uma trilha única que possibilita uma análise adequada da sua realidade e sugestões assertivas para os pontos de melhoria.
O Formacoop é uma ação que tem o objetivo de capacitar empregados e cooperados de coops que ocupam ou estejam se preparando para assumir cargos de liderança. O programa visa desenvolver nos participantes competências técnicas e comportamentais para o aprimoramento da gestão das cooperativas capixabas.
Realizado pela primeira vez no ano 2000, o Futcoop é o campeonato de futebol Society das cooperativas capixabas. O objetivo da competição é despertar no sistema cooperativista o hábito da prática esportiva e de uma vida saudável, estimular a integração de cooperativistas, bem como o espírito cooperativo, contribuindo para a difusão da prática desportiva.
O prêmio visa promover os princípios e valores do cooperativismo e fortalecer a cultura cooperativista entre o público jovem, que representa o futuro do modelo de negócio. Além disso, a premiação tem como pressuposto fortalecer a aprendizagem a partir de produções artísticas.
A cooperativa mirim é uma associação de alunos que, sob a direção de professor orientador, unem-se voluntariamente visando satisfazer anseios e necessidades comuns, por meio da vivência e prática do cooperativismo. O programa, desenvolvido junto com o Sicoob ES e com o Instituto Sicoob, tem por objetivo disseminar os princípios e valores do coop em escolas da rede pública e em cooperativas educacionais.
O PJC tem como foco reconhecer e valorizar os trabalhos da imprensa do Espírito Santo que abordam o cooperativismo em suas produções, levando informações sobre esse modelo de negócio para um número cada vez maior de pessoas. Promovido desde 2007, ele se tornou a maior premiação da imprensa local, contribuindo para o destaque das cooperativas capixabas na mídia de forma espontânea.
O Elas Pelo Coop ES é o comitê estadual de mulheres cooperativistas. O grupo funciona como um comitê consultivo e tem o objetivo de incentivar a participação democrática das mulheres no coop, atuando como um norteador na representação, formação e intercooperação feminina e na construção de projetos e propostas.
Tags
sistema ocbes sescoop esFonte: Sistema OCB/ES