Carregando...
Espírito Santo

Sicoob Servidores e Sebrae/ES firmam parceria inédita para programa de crédito

O Sicoob é a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil que irá utilizar os canais da instituição para realizar atendimento ao cliente cooperado


17/01/2023 14:51 - Por Emilly Rocha
Compartilhe

Representantes do Sistema OCB/ES, do Sebrae/ES e do Sicoob Servidores exibindo o Termo de Cooperação assinado

Em dezembro de 2022, o Sistema OCB/ES intermediou a assinatura de um termo de cooperação entre a cooperativa de crédito Sicoob Servidores e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES). Desde o momento da assinatura, o Sicoob Servidores se tornou a primeira instituição financeira do Espírito Santo e a primeira cooperativa de crédito do Brasil a operar um sistema online de oferta de consultoria gratuita do Sebrae/ES em gestão financeira e acesso ao crédito.

O objetivo da parceria é fomentar o desenvolvimento e a capacidade competitiva dos pequenos negócios por meio da ampliação de acesso ao crédito desses empreendimentos. Além do mais, tem como intuito realizar um intercâmbio entre associados do Sicoob Servidores e micro e pequenas empresas atendidas pelo Sebrae/ES. Assim, ficou estabelecida uma parceria técnica entre as duas instituições.

 

COMO FUNCIONA?

O termo de cooperação que detalha o funcionamento do programa foi assinado no dia 21 de dezembro de 2022. Todavia, as tratativas e testes para o desenvolvimento já estavam sendo feitos desde o último mês de outubro.

A principal ação proposta na parceria é o atendimento ao cliente cooperado, por meio da prestação de consultorias aos pequenos negócios. Trata-se de um programa 100% gratuito, que tem por finalidade acompanhar e orientar as micro e pequenas empresas para uma gestão financeira mais eficiente, visando tornar o negócio mais competitivo. Para isso, o Sicoob Servidores poderá utilizar diversas plataformas, canais de atendimento e programas do Sebrae/ES.

Alguns meios disponíveis são o Programa de Crédito Assistido e os Projetos de Atendimento do Sebrae/ES, que consistem em instrumentos de atendimento via capacitações, diagnósticos empresariais e consultorias. 

O cliente poderá solicitar consultorias gratuitas online nos seguintes temas:

  • Controle de caixa, contas a pagar e a receber e apuração de resultado
  • Orientação de acesso ao crédito
  • Linhas de financiamento
  • Linhas de financiamento de microcrédito
  • Renegociação de divididas
  • Fluxo de caixa, preço de venda e controles financeiros

 

Além das consultorias, o acordo prevê a realização de eventos em parceria com o Sebrae/ES e permite, também, que o Sicoob Servidores divulgue e oferte seus serviços nos eventos promovidos pela instituição parceira e voltados para o acesso ao crédito. Cabe mencionar que a capacitação e troca de experiência entre o corpo técnico das duas instituições também está entre as propostas previstas.

 

RESULTADOS ESPERADOS

O termo de cooperação entre as duas instituições vigerá pelo período de cinco anos. Entre os principais resultados esperados para o programa está a ampliação do número de pequenos negócios pertencentes à carteira de clientes da cooperativa.

Rafael Oliveira Dutra, diretor operacional do Sicob Servidores e principal colaborador da cooperativa responsável pelas tratativas do acordo de cooperação, comemora a parceria. “Estou certo de que o programa será um grande sucesso e nos apoiará em nosso desenvolvimento PJ e crescimento de nossa base de associados com acesso ao crédito mais justo e adequado”, ressaltou.

O resultado para os pequenos empreendedores atendidos pelo Sebrae/ES será igualmente positivo, uma vez que o programa também tem o intuito de desenvolver produtos e serviços financeiros adequados ao perfil do pequeno negócio e promoção do planejamento financeiro para acesso ao crédito.

Patrícia Queiroz, analista da Unidade de Ambiente de Negócios – Núcleo de Acesso ao Crédito do Sebrae/ES, afirmou que a parceria fortalece o programa de Acesso ao Crédito da instituição. “O objetivo é aproximar as instituições financeiras, em especial as cooperativas de crédito, dos pequenos negócios. Assim fica viável o maior acesso ao crédito saudável e a serviços financeiros e eficientes”, concluiu a analista.

PARCERIA SEBRAE/ES E COOPS DE CRÉDITO

Carlos André Santos de Oliveira, também conhecido como Carlão da OCB, é diretor-executivo do Sistema OCB/ES e vice-presidente do Conselho Deliberativo (CDE) do Sebrae/ES. Como atua nas duas instituições, a liderança sempre buscou fortalecer a parceria dos pequenos empreendedores com as cooperativas capixabas.

A liderança também já esteve à frente da presidência do Sebrae/ES, de março de 2021 até dezembro de 2022 e, durante este período, uma série de ações e eventos em parceria com o Sistema OCB/ES foram realizadas, sem contar com os benefícios oferecidos às coops do estado.

Carlos André comemorou o acordo inédito entre o Sicoob Servidores e o Sebrae/ES. “Fico muito contente com essa parceria inédita. O Sicoob Servidores é a primeira instituição cooperativa do Brasil a utilizar esse programa de atendimento do Sebrae”, destacou.

O cooperativista ressaltou, ainda, o pioneirismo capixaba em muitas ações. “O Espírito Santo tem um cooperativismo pujante e é marcado pela vasta presença de empreendedores que tocam com muita garra e resiliência os seus pequenos negócios. Por essa razão, as parcerias inéditas costuradas pelo Sistema OCB/ES com o Sebrae/ES no que tange à aproximação das coops e micro e pequenas empresas é de extrema importância. Essa convergência contribui para a economia do Espírito Santo”, considerou Carlos André.

Pedro Rigo, superintendente do Sebrae/ES também pontuou que a parceria contribui para a economia local. “Por meio do acesso ao crédito de forma mais orientada, a parceria entre as três organizações fortalece a economia local e os pequenos negócios. Nossas expectativas são que, em 2023, seja ampliado o número de atendimentos para os associados, e assim aquecer a economia capixaba” afirmou Rigo.

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop