Carregando...
Brasil e Mundo

Sicredi implementa projeto de gestão de dados integrado ao Open Finance

Parceria com a Pluggy foi desenvolvida por meio do Inovar Juntos, programa de conexão da instituição com Startups


27/09/2022 13:41
Compartilhe



O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 6 milhões de associados e presença em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, implementou um novo projeto de gestão de dados integrado ao Open Finance em parceria com a startup Pluggy. A implementação faz parte do programa do Sicredi de conexão com startups, o Inovar Juntos, e permitirá à instituição financeira cooperativa potencializar o impacto do Open Finance na criação de diversas soluções.

A solução trazida pela Pluggy extrai dados detalhados - a partir das informações do Open Finance obtidas com o consentimento do associado -, que enriquece os dados brutos das movimentações financeiras dos associados com uma visão organizada, por meio da categorização dessas movimentações, sejam elas bancárias ou de cartões de outras instituições financeiras. Essas informações possibilitam uma avaliação mais detalhada em relação à movimentação dos correntistas e possibilita ao Sicredi oferecer soluções mais adequadas para cada tipo de perfil e necessidade do associado, gerando um atendimento ainda mais personalizado. 

“Como o uso dos dados proporcionados pelo Open Finance está no início, estamos evoluindo cada vez mais nas formas de utilizá-los. A Pluggy traz condições de obter melhores análises sobre as movimentações financeiras dos nossos associados, contribuindo assim para que possamos disponibilizar ofertas que estejam de acordo com o que eles realmente precisam”, explica Leonardo Menezes, superintendente de Plataforma e Parcerias do Sicredi.

“O poder dos dados do ecossistema financeiro aberto que foram enriquecidos pela Pluggy trará ao Sicredi a possibilidade de entender as dimensões financeiras de seus associados. Uma visão holística que permitirá construir modelos preditivos muito mais sofisticados e precisos, além de ofertas extremamente contextuais e adequadas”, complementa Bruno Loiola, cofundador e CGO da Pluggy.

A primeira fase de implementação, iniciada no primeiro trimestre de 2022, foi direcionada à solução de Personal Financial Management (PFM - gestão financeira pessoal, em português). A tecnologia cumpre uma série de requisitos que garantem autenticidade, segurança e sigilo de dados dos associados, em concordância com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), além de ser integralmente aderente às exigências regulatórias do Open Finance.


INOVAR JUNTOS TEM 12 PROJETOS EM ANDAMENTO EM 2022


 O programa de conexão com startups do Sicredi - Inovar Juntos, está, atualmente, com 12 projetos em andamento focados em questões como melhorias na experiência para associados e otimização das áreas como cognição, open finance, meios de pagamento, marketing, entre outros. Mais de 660 startups já participaram do programa que tem gerado resultados expressivos. Somente com o Paytrack, app de solicitação de reembolso e viagens, por exemplo, o Sicredi economizou cerca de R$ 1 milhão, em 12 meses de utilização. Já com o Cosmobot, solução que realiza a análise do perfil do investidor no aplicativo e internet banking do Sicredi com o objetivo de propor alocação em produtos de investimentos e previdência alinhada ao apetite ao risco de cada associado, foram gerados, aproximadamente, R$ 150 milhões em negócios em um ano.

O Inovar Juntos foi iniciado em 2018 e tem como objetivo ampliar o relacionamento de startups com o Sicredi para promover o desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor. O programa também atende a demandas de negócio e apoia na criação de novos modelos de projetos, por meio da geração de valor aos seus associados e colaboradores.

No programa, as startups se inscrevem para participar dos desafios de inovação informados pelo Sicredi e oferecem suas soluções de acordo com as necessidades da instituição financeira cooperativa. Todo o processo de desenvolvimento ocorre por meio da interação entre o Sicredi e as startups e, quando o projeto é selecionado, essas empresas podem ser contratadas como fornecedoras ou parceiras.

Para as startups que tenham interesse em participar do Inovar Juntos do Sicredi, basta acessar esse link para ter mais informações e saber quais os desafios que estão abertos.

Fonte: Sicredi

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop