Carregando...
Espírito Santo

Sistema OCB acompanha BNDES em visita para conhecer resultados do coop financeiro

A gerente de Relações Institucionais da instituição apresentou dados gerais do cooperativismo no Brasil e detalhou como funciona o modelo de negócios do movimento


30/09/2022 14:43
Compartilhe
Sistema OCB acompanha BNDES em visita para conhecer resultados do coop financeiro

A gerente de Relações Institucionais do Sistema OCB, Clara Maffia, acompanhou a missão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para conhecer os impactos positivos que o cooperativismo financeiro promove nas cidades de Timbó e Blumenau, em Santa Catarina. As agendas aconteceram na segunda e terça-feira (26 e 27/09). A comitiva contou com a presença de dirigentes do banco, da Cresol e da Ailos. As cooperativas demonstraram, com dados e exemplos práticos, como as parcerias com o BNDES têm apresentado bons resultados no desenvolvimento das comunidades onde estão presentes.

Clara apresentou dados gerais do cooperativismo no Brasil e detalhou como funciona o modelo de negócios do movimento. “Fomos convidados a participar desse programa do BNDES, em que os chefes de departamentos e superintendentes visitam experiências e empreendimentos que utilizam ou repassam recursos do banco. Foi uma excelente oportunidade para eles conhecerem o que o coop faz e os impactos positivos que traz para a vida das pessoas. Com as visitas na Cresol e na Ailos, os representantes puderam conhecer como, de fato, os recursos são aplicados na ponta”, disse a gerente.

No segundo dia, os dirigentes do BNDES conheceram o Sítio Galo do Rio, onde os cooperados produzem queijo, atuam com gado de leite e corte, fruticultura e olerícolas. Eles acionaram recursos do BNDES, repassados pela Cresol, para investir na ampliação da estrutura da propriedade e torná-la mais sustentável.

O presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri, avaliou que a iniciativa de conhecer na prática a atuação da coop no desenvolvimento social com sustentabilidade contribui para que o cooperativismo ocupe mais espaços e melhore a vida de mais pessoas. “Essa visita permite mostrarmos como, de fato, as coisas acontecem, mantendo a conexão e proximidade com o nosso associado, e demonstrando o nosso propósito junto a eles, bem como os objetivos do sistema”, declarou.

Para o presidente da Central Ailos, Moacir Krambeck, a visita foi importante para reforçar ainda mais a parceria com o BNDES. “Fundamental recebê-los para apresentarmos o trabalho desenvolvido pelas cooperativas com foco no microcrédito e explicarmos como funciona a nossa organização sistêmica”.

No segundo dia, a comitiva visitou a cooperativa Ailos e como os recursos disponibilizados contribuíram para o crescimento de um empreendimento do ramo têxtil que obteve crédito a partir de solicitação feita a Viacredi, cooperativa singular vinculada à central.  

Cresol - Com 27 anos de atuação, a cooperativa congrega mais de 760 mil cooperados e 700 agências de relacionamento em 17 estados. O foco da coop é o atendimento personalizado com soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais.

Ailos – Presente em mais de 100 municípios da região Sul do país e com 280 postos de atendimento, o Sistema Ailos conta com 13 coops de crédito e mais de 1,3 milhão de cooperados. Oferta mais de 20 produtos como seguros de vida, previdência privada e acidentes pessoais; e patrimônios como automóveis, residencial, empresarial, condomínio, entre outros.

Fonte: Sistema OCB

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop