Carregando...
Brasil e Mundo

Sistema OCB apoia o Banco Mundial em projetos de mineração responsável

Iniciativa visa desenvolver programas de capacitação e treinamento


16/11/2022 14:27
Compartilhe
Foto: Pexels

O Sistema OCB apoia iniciativa do Banco Mundial para o desenvolvimento do projeto ASGM Co-existência no Brasil. A iniciativa busca desenvolver programas de capacitação e treinamento em comunidades que atuam na Mineração Artesanal e em Pequena Escala (Mape) com base em cinco diferentes eixos: governança; equidade de gênero; melhores práticas na Mape de ouro; meio ambiente e fechamento de mina; e saúde, segurança e gerenciamento de risco. O programa conta também com a divulgação de conteúdo por meio de cartilhas e vídeos educativos.

Entre os objetivos do projeto está a avaliação do conceito de co-existência entre cooperativas de garimpeiros e o setor privado, envolvendo as grandes mineradoras, suas vantagens e riscos para que possam ser considerados como uma opção de modelo de negócio. Outro foco do projeto visa estabelecer mecanismos de diálogo para consolidar as melhores práticas para as comunidades locais responderem às pandemias globais e contribuir para a construção de comunidades de mineração artesanal mais resilientes.

“Como resultados, esperamos ser referência neste modelo de negócios e, ainda, reforçar o cooperativismo como um caminho para uma mineração artesanal e de pequena escala de ouro responsável, legal e sustentável no nosso país. Pretendemos valorizar as questões de igualdade de gênero, econômica, social e ambiental na MAPE de ouro, além de apoiar a redução e eliminação do uso de mercúrio. Também queremos estabelecer um mecanismo de diálogo para disseminar as melhores práticas da mineração responsável junto às cooperativas de garimpeiros de ouro no Brasil”, explica o presidente do Sistema OCB, Marcio Lopes de Freitas.

O projeto é coordenado pelo Núcleo de Pesquisa para a Pequena Mineração Responsável (NAP.Mineração), da Universidade de São Paulo. O financiamento do projeto está sendo efetuado pelo The Extractives Global Programmatic Support (EGPS), do Banco Mundial, referente ao EGPS 2 Emergency Response Window for Artisanal Mining Communities (Janela de Resposta de Emergência para Comunidades de Mineração Artesanal).

O Projeto e os conteúdos das cartilhas foram desenvolvidos sob coordenação do NAP.Mineração/USP com recursos do fundo EGPS do Banco Mundial. Os vídeos foram financiados com recursos do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Em breve as cartilhas e os vídeos estarão disponíveis gratuitamente na plataforma de aprendizagem do cooperativismo, a CapacitaCoop e no Site do Sistema OCB.

Parcerias

Além do Sistema OCB, são parceiros do projeto o Norman B. Keevil Institute of Mining Engineering da University of British Columbia (UBC), no Canadá, a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Cooperativa dos Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe) e a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros do Lourenço (Coogal).

Fonte: Sistema OCB

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop