Carregando...
Brasil e Mundo

Sistema OCB participa de Jornada de Cooperativas da Colômbia

Importância das ações de intercooperação foi abordada foi o tema abordado


05/05/2022 15:17
Compartilhe


O Sistema OCB esteve presente no painel de abertura da 37ª Jornada de Opinião Cooperativa (JOC), promovida pela Associação Colombiana de Cooperativas, em Punta Cana, na República Dominicana. O evento aconteceu na última quinta-feira (28), e abordou o tema Intercooperação: uma agenda comum de unificação e atuação, com a apresentação de elementos-chave utilizados para o desenvolvimento e aprofundamento da intercooperação e de exemplos concretos de ações realizadas no campo internacional.  

“Detalhamos cases de sucesso tanto entre cooperativas e federações brasileiras, como com entidades internacionais de diversos países. Destacamos que uma das primeiras ações de intercooperação do Sistema OCB foi a união de forças para que o Congresso Nacional aprovasse uma legislação específica para o setor (Lei 5.764/71), o que conseguimos depois de um longo tempo de negociações”, explicou o coordenador de Relações Internacionais e representante do Sistema OCB no evento, João Marcos Silva Martins.  

O coordenador também destacou um relato feito durante o painel pelo presidente da Confederação de Cooperativas da Colômbia, Carlos Acero Sánchez. “Ele contou que após ouvir como trabalhamos essa questão da intercooperação em uma conferência realizada no Brasil em 2013, levou a experiência para a Colômbia e que agora, nove anos depois, eles já conseguiram impactar os resultados em 14 leis aprovadas pelo Parlamento deles”. Para Pinheiro, a experiência descreve o espírito da intercooperação: “compartilhar para inspirar”.  

Além de Martins, representando o Sistema OCB, também participaram do painel Eufrácia Gómez Morillo, presidente do Conselho Nacional das Cooperativas da República Dominicana; Héctor Códova, gerente Corporativo da Fedecaces; e Carlos Acero Sánchez, presidente da Confecoop.  

Clique aqui para conferir o painel na íntegra.


Tags

jornada colômbia intercooperação cooperativismo

Fonte: Sistema OCB

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop