Carregando...
Brasil e Mundo

Sistema OCB participa de seminário sobre energia fotovoltaica em Minas

Evento abordou perspectivas do setor e contribuições do cooperativismo


30/09/2022 14:12
Compartilhe


O coordenador de Meio Ambiente e Energia do Sistema OCB, Marco Morato, participou do Seminário de Energia Fotovoltaica promovido pelo Sistema Ocemg, nesta segunda-feira (26). O encontro debateu o panorama e as perspectivas futuras sobre a captação de energia solar no Brasil e no mundo, bem como o novo marco legal da energia no país. Segundo Morato, o debate foi concentrado em buscar soluções para atender as demandas dos cooperados dentro do contexto de tratamento dado ao setor energético.

O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, reforçou os benefícios gerados pelas fontes renováveis e afirmou compartilhar a preocupação mundial com as mudanças climáticas. Ele defendeu o cooperativismo como principal ator para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Em especial, os que versam sobre Energia Limpa e Acessível (7º); Cidades e Comunidades Sustentáveis (11º); Consumo e Produção Responsáveis (12º); e Ação Contra a Mudança Global do Clima (13º).

“A origem do cooperativismo é ESG, está no nosso DNA o cuidado com o meio ambiente, a responsabilidade social e a governança adequada. O coop tem papel fundamental para que as pessoas acessem soluções inovadoras com as tecnologias que levam para seus cooperados”, disse Scucato.

Morato destacou o protagonismo dos cooperativistas neste momento de transição energética. “Tudo feito pelo coop é realizado de maneira justa, sustentável e equilibrada. Parabenizamos a Ocemg pela inciativa e à MinasCoop Energia pelo projeto que une as cooperativas e gera energia para autoconsumo, além de fornecer para entidades filantrópicas. É isso que o cooperativismo faz. Traz benefícios reais para as comunidades onde está inserido”, considerou Morato.

Em sua exposição, a MinasCoop Energia detalhou suas ações e também recebeu homenagens. A DGRV, por meio de sua diretora no Brasil, Camila Japp, falou sobre tendências na geração de energia limpa. O subsecretário de Promoção de Investimentos e Cadeias Produtivas, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Frederico Amaral, destacou o Programa Sol de Minas. Já a advogada Júlia B. Machado abordou o Marco Legal da Energia Fotovoltaica, em uma revisão jurídica. Finalizando o ciclo de palestras, a fundadora e CEO da Iris, Bruna Resende, expôs sobre como a energia limpa acelera a sustentabilidade no Brasil.

Fonte: Sistema OCB

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop