Carregando...
Espírito Santo

Sistema OCB/ES atualiza manual de boas práticas para coops de transporte

Publicação auxilia as cooperativas a estarem em conformidade com as leis e a implementarem os princípios do seu modelo societário


18/01/2023 15:48 - Por Síntia Ott
Compartilhe

O Sistema OCB/ES lançou, neste mês de janeiro, a versão atualizada do Manual de Boas Práticas do Ramo Transporte (clique aqui e acesse gratuitamente). A publicação orienta as cooperativas de transporte do Espírito Santo a adotarem procedimentos que contribuem para uma boa gestão e governança, além do cumprimento da legislação vigente.

Ao implementar as práticas recomendadas pelo manual, as coops garantem um processo de admissão e manutenção de seu quadro social estabelecendo a adequada e necessária relação entre empregador, cooperado e motorista. As condutas também asseguram uma gestão mais profissionalizada, perene e sustentável, contribuindo para o sucesso do modelo de negócio a longo prazo.

 As orientações foram elaboradas a partir da observação dos cenários mais recorrentes em âmbito nacional quando o assunto é o cooperativismo de transporte. A partir desses panoramas, o Sistema OCB/ES elencou diretrizes que devem ser adotadas pelas cooperativas.

O diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, explica que o documento é parte de um conjunto de ações da organização, visando ao fortalecimento do modelo de negócio cooperativista no Espírito Santo.

“O propósito do Sistema OCB/ES é promover um ambiente favorável para o desenvolvimento do cooperativismo capixaba. Isso inclui fornecer informações que auxiliem as cooperativas a estarem em conformidade com as legislações vigentes e a colocarem em prática os princípios do nosso modelo de negócio. O novo manual cumpre esse objetivo. Por isso, incentivo todas as cooperativas do Ramo Transporte a consultarem esse material riquíssimo”, recomenda.

 

CONTEÚDO

Com linguagem descomplicada e abordagem objetiva, o Manual de Boas Práticas do Ramo Transporte pode ser consultado por qualquer integrante das cooperativas de transporte, ainda que seja destinado, principalmente, aos Conselhos de Administração e gestores.

A publicação está dividida em oito tópicos, contemplando desde a introdução aos conceitos e princípios do cooperativismo até o processo de admissão de cooperados e orientações jurídicas.

 

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop