Carregando...
Espírito Santo

Sistema OCB/ES leva proposta de unificação de vistorias em veículos de coops de transporte escolar à Ceturb

Representantes da Assessoria de Relações Institucionais da organização já haviam debatido o tema com o Detran-ES


12/01/2023 12:57 - Por Emilly Rocha, com informações da Arin
Compartilhe
Foto: Sistema OCB/ES

A Assessoria de Relações Institucionais (Arin) do Sistema OCB/ES visa sempre representar e defender os interesses das cooperativas capixabas frente a diversas organizações da sociedade. Uma das ações da assessoria que está em andamento no momento é a pauta da unificação de vistorias inerente aos veículos dos cooperados de cooperativas que atuam no segmento de transporte escolar e intermunicipal.

Na última segunda-feira (9), a Arin esteve em reunião com o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) para tratar sobre o tema. Para dar prosseguimento à agenda, na última terça-feira (10), o assessor de Relações Institucionais e a assessora jurídica do Sistema OCB/ES, David Duarte e Juliana Linhares, realizaram uma reunião com representantes da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb/ES). Assim como o Detran-ES, o órgão é responsável pelo assunto.

O pedido apresentado pelo Sistema OCB/ES, em nome das cooperativas do Ramo Transporte que atuam no segmento de transporte escolar, é o de unificação de vistorias do Detran-ES e da Ceturb/ES. O requerimento é que a única vistoria feita seja a da Ceturb/ES, visto que é mais completa.

O estudo do Detran-ES sobre a viabilidade da unificação já está em processo final e, dentro dos próximos 30 dias, já haverá uma definição e um normativo referente ao pedido.

Outro ponto de pauta foi a atualização da Instrução de Serviços 007-N/2013, que trata do cadastro de cooperativas para o transporte intermunicipal (fretamento/turismo). Foi apontado que a instrução precisa de melhorias para se adequar à atual realidade. Ficou determinado que a equipe da Ceturb/ES irá trabalhar no pleito durante os próximos 30 dias, para que, dentro deste prazo, efetive o lançamento de uma nova instrução de serviços com as atualizações necessárias.

 

RELAÇÃO ENTRE SISTEMA OCB/ES E CETURB/ES

A reunião entre as duas organizações ocorreu na sede da Ceturb/ES, em Vitória. Os representantes da companhia que participaram da reunião, junto com os colaboradores do Sistema OCB/ES, foram: o diretor-presidente Rafael Trés; o assessor direto da presidência, Anésio Assis; a gerente de Operações, Flávia Juliana; e o gerente de Vistorias, Marcos Zambon.

O Sistema OCB/ES busca sempre manter uma boa relação com os diversos órgãos públicos. Por isso, ao final do encontro, o presidente Rafael Trés reforçou que ele e a Ceturb/ES seguem à disposição para conversar e entender as demandas do Sistema OCB/ES e do cooperativismo capixaba.

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop