Carregando...
Espírito Santo

Sistema OCB/ES tem novo Código de Conduta e Ética

Documento está mais moderno e incentiva colaboradores da Unidade Estadual a adotarem condutas íntegras e alinhadas aos objetivos da organização


11/08/2022 14:57 - Por Síntia Ott
Compartilhe


Os colaboradores do Sistema OCB/ES contam com um novo Código de Conduta e Ética, mais moderno e completo, a fim de acompanhar as mudanças do mundo corporativo e da sociedade. O documento fornece diretrizes e padrões de comportamentos éticos a serem assumidos por todos os empregados da organização.

O novo código foi aprovado este ano pelos conselhos de Administração, Fiscal e de Ética do Sistema OCB/ES, e já está disponível para consulta (clique aqui para acessá-lo). A publicação orienta os colaboradores a adotarem condutas que convergem com os princípios da organização.

“Nossa missão, visão, valores e propósito alicerçam o trabalho que desenvolvemos junto às cooperativas capixabas, instituições parceiras e sociedade. Por essa razão, é fundamental que as condutas em nosso ambiente de trabalho sejam harmônicas e condizentes aos objetivos estratégicos da organização. O Código de Conduta e Ética fornece essa uniformidade”, explica o presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro Scarpi Melhorim.

Além de harmonizar e orientar as condutas dos colaboradores, a criação do novo código foi instigada pelo desejo de acompanhar mudanças culturais do universo corporativo. “A nossa organização é atenta às mudanças que ocorrem nas diferentes esferas do mercado, inclusive às culturais. Vimos a necessidade de atualizar o nosso Código de Conduta e Ética, tornando-o mais moderno, porém reiterando nossos princípios e valores, para nos adequarmos ao contexto que vivenciamos hoje e fazer parte do universo de organizações que valoriza condutas íntegras e espírito colaborativo”, afirma o superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira.

Alguns dos principais tópicos abordados no novo código são assédio no ambiente de trabalho, conflito de interesses, sigilo de informações, uso de bens e recursos, imagem da organização, responsabilidade social e socioambiental, além de explicar como funciona o canal de denúncias do Sistema OCB/ES. O documento coíbe comportamentos que venham a ferir a integridade do Sistema OCB/ES e das pessoas que atuam nesse ambiente de trabalho.

“O novo código apresenta com clareza para os colaboradores como lidar com situações específicas sem dar margem para erros ou atitudes consideradas inadequadas que vão contra princípios da empresa. Estamos comprometidos em ter um ambiente de trabalho harmonioso, ético, transparente e respeitoso”, ressalta a assessora jurídica do Sistema OCB/ES Juliana Linhares, que esteve à frente do trabalho de atualização do Código de Conduta e Ética da Unidade Estadual.

 

COLABORADORES JÁ CONHECEM O NOVO CÓDIGO

Na última terça-feira (11), os colaboradores do Sistema OCB/ES participaram de uma palestra interna para conhecer novo Código de Conduta e Ética da entidade. O momento contou com a participação do superintendente da Unidade Estadual, Carlos André Santos de Oliveira, que destacou para a sua equipe a importância de agir de maneira respeitosa e em conformidade com os valores e o propósito da organização.

Em um segundo momento, a assessora jurídica do Sistema OCB/ES Juliana Linhares apresentou os principais temas abordados pelo novo código, enfatizando a necessidade de cumprir as diretrizes estabelecidas pelo documento.

Por fim, o fundador e CEO da holding Beta Rede, Rimaldo de Sá, falou sobre comportamento na rede social, tema que tem ganhado cada vez mais destaque devido à influência que as condutas nas redes sociais têm exercido nos ambientes de trabalho.


Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop