Sucesso da Nater Coop e programa do Instituto Sicoob são pautas no Mundo Cooperativo
Reportagens de TV destacaram a trajetória de uma das maiores cooperativas do agro e o impacto do programa Financinhas, desenvolvido pelo Instituto Sicoob
O episódio do programa Mundo Cooperativo exibido no último dia 6 de abril, na TV Sim (SBT), explorou histórias e cases das cooperativas Nater Coop e Sicoob Espírito Santo. Além disso, contou com um breve balanço das expectativas para o mercado financeiro do Brasil, concedido por um economista-chefe do Sicredi, André Nunes.
Assista ou leia o resumo da edição a seguir!
Nater Coop: da avicultura para a agroindústria
O apresentador Vinícius Baptista iniciou o programa em Santa Maria de Jetibá, o maior munícipio produtor de ovos do Brasil, onde são produzidos cerca de 17 milhões de ovos de galinha e de codorna por dia. A Nater Coop nasceu há 60 anos na cidade, com o nome de Coopeavi, fundada por avicultores que se uniram para comprar ração mais barata para as galinhas.
Hoje, a cooperativa é listada como a 10ª maior empresa de capital capixaba e conta com mais de 24 mil cooperados, número que vêm aumentando exponencialmente nos últimos anos. “O nosso propósito é unir famílias que alimentam famílias, com diversos tipos de produtos”, afirmou o presidente da Nater Coop, Denilson Potratz.
Atualmente, a produção de ovos representa apenas uma parte do faturamento da cooperativa, equivalente a R$ 2,6 bilhões - valor recorde alcançado em 2024, com um aumento de 39% em relação ao ano anterior.
Além dos ovos, a coop possui supermercado, indústria de laticínios, unidade de beneficiamento de ovos e derivados, postos de combustíveis, silos de fábrica de rações e insumos e lojas de variedades.
São 42 lojas distribuídas no Espírito Santo e em Minas Gerais. “O produtor rural pode procurar qualquer loja da Nater que encontrará equipamento, fertilizantes, insumos, assistência técnica e boas condições de pagamento. Tudo isso para ajudar e viabilizar o desenvolvimento do trabalhador e de sua família”, atestou Potratz.
O CEO da cooperativa, Marcelino Bellardt, conta que a decisão de mudar o nome de Coopeavi para Nater Coop, em 2022, surgiu a partir da expansão geográfica da cooperativa e da diversificação de produtos, que já não se limitavam à avicultura, como sugere o primeiro nome.
“O nome Nater vem da união das palavras ‘natureza’ e ‘terra’, que se relacionam com a nossa produção e com o Ramo Agropecuário. Quisemos manter a extensão ‘Coop’ no nome porque não queríamos nos desvincular do modelo cooperativo”, explicou Bellardt.
Confira o Bloco 1 do programa!
Sicoob ES: programa promove educação financeira entre crianças
No segundo bloco do programa foi exibido o lançamento do Programa Financinhas nas Escolas, desenvolvido pelo Instituto Sicoob e aplicado pelo Sicoob Espírito Santo no estado. O anúncio ocorreu na Secretaria Municipal da Educação da Serra. A iniciativa une educação financeira e cooperativismo e utiliza um conjunto de quatro livros de histórias que ensinam crianças sobre dinheiro de forma lúdica e didática.
Professores participaram da ocasião para aprender a aplicar o programa dentro das salas de aula. De acordo com o diretor-executivo do Sicoob Conexão, Alair Giuriato, o Financinhas contribui para a formação integral dos estudantes.
“A grade curricular dos alunos, desde o ensino básico até a universidade, com exceção de cursos específicos, não trata da educação financeira, e esse assunto serve para toda a vida, permeia o interesse individual, beneficia quem quer empreender e beneficia a sociedade”, afirmou.
O prefeito da Serra, Weverson Meireles, também marcou presença no evento e declarou que o projeto dialoga com o propósito de levar a melhor educação para os estudantes do munícipio.
“A parceria com o Sicoob nos dá a oportunidade, de forma lúdica e acessível, de formar jovens e adultos com educação financeira. O programa se adequa à realidade de cada aluno e proporciona qualidade de vida para as famílias”, disse.
Confira o Bloco 2 do Mundo Cooperativo!
Sicredi: expectativas para o mercado financeiro
O MinutoCoop, quadro em que são apresentados os principais eventos e conquistas das cooperativas na semana, foi um pouco diferente nesta edição. Vinícius Baptista aproveitou o Panorama Sicredi, evento oferecido pela Sicredi Serrana e entrevistou um economista-chefe da cooperativa, André Nunes.
O economista comentou sobre a situação crítica do mercado financeiro no Brasil e o impacto que este cenário traz para as coops. Além disso, deu dicas para os telespectadores, explicou a diferença entre o Sicredi e os bancos tradicionais e revelou as expectativas positivas da coop para 2025.
Tags
sistema ocbes estamos na mídiaFonte: Sistema OCB/ES