Na última quarta-feira, (13/11), a Unimed Sul Capixaba realizou o 4° Encontro de Responsabilidade Social, reunindo colaboradores, parceiros e representantes de instituições apoiadas pela cooperativa. O encontro, com o tema “Unindo forças por um amanhã sustentável: o impacto das ações ESG e o voluntariado na sociedade”, teve como objetivo promover reflexões sobre práticas sustentáveis e o papel do voluntariado.
A abertura do evento contou com uma apresentação cultural e coquetel de boas-vindas. O diretor vice-presidente da Unimed Sul Capixaba, Bruno Beber Machado, destacou a relevância do tema Responsabilidade Social para a cooperativa, que preza pela vida e pelo cuidado em todas suas ações.
“Promover qualidade de vida e bem-estar está ligado ao desenvolvimento sustentável, à cultura ESG, que abrange as questões ambientais, sociais e de governança. Entendemos que fortalecer o voluntariado é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento coletivo. Neste encontro temos representantes de diversas instituições apoiadas pela nossa cooperativa, cujo propósito é o mesmo, de fazer a vida melhor e impactar positivamente as pessoas e as comunidades”, disse Beber.
A especialista em Sustentabilidade e Meio Ambiente e Gestão e Governança direcionada às práticas ESG, Rosilene Rosado enfatizou a importância do cooperativismo para o desenvolvimento sustentável, afirmando: “O tema da sustentabilidade envolve a todos nós como indivíduos, pois os recursos naturais são essenciais para dar suporte à vida e para suprir as nossas necessidades. O cooperativismo tem um papel muito importante, pois é um modelo de negócio inclusivo, que além de gerar emprego e renda, preza por valores como a cooperação e a solidariedade”.
A empresária e estudiosa da ciência da felicidade Flávia da Veiga abordou a conexão entre felicidade e voluntariado na palestra “Fazer o Bem Faz Bem”, trazendo uma visão científica sobre o tema. “No geral, as pessoas não sabem o que é felicidade ou como ser mais feliz, pois a nossa sociedade vive pautada em mitos. Mas a ciência já estuda o que leva à felicidade, o que faz o ser humano mais feliz, de fato. Segundo a ciência, a felicidade é uma habilidade que pode ser aprendida e desenvolvida, assim como tocar um instrumento ou aprender uma nova língua, por exemplo. Um dos mais poderosos caminhos para a felicidade é fazer o bem, praticar a gentileza, a bondade e o voluntariado”, completou.
Confira as fotos!