Carregando...
Espírito Santo

Unimed Vitória implanta ações para avançar sustentabilidade e conter efeitos da Covid-19

O objetivo é atravessar de forma segura este momento desafiador da economia e manter a cooperativa no patamar que hoje se encontra: entre as 15 maiores empresas do Espírito Santo, conforme o Anuário do IEL


22/06/2022 16:01
Compartilhe
Unimed Vitória implanta ações para avançar sustentabilidade e conter efeitos da Covid-19

A pandemia da Covid-19 deixou uma série de impactos tanto para a saúde pública quanto para o segmento de saúde suplementar. Em 2021, uma demanda represada de exames e procedimentos, o reajuste negativo de -8,19% aplicado pela Agência Nacional da Saúde (ANS), além da maior alta da Variação dos Custos Médicos Hospitalares (VCHM) desde sua criação, que chegou a 27,7%, elevaram o custo assistencial no mercado de saúde. Dados da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) mostram que as despesas assistenciais em 2021 no Brasil foram as maiores da história: R$ 207 bilhões.

Como forma de fortalecer e preservar sua sustentabilidade, a Unimed Vitória está implantando, internamente, medidas transitórias para manter sua solidez e a liderança no mercado. O objetivo é atravessar de forma segura este momento desafiador da economia e manter a cooperativa no patamar que hoje se encontra: entre as 15 maiores empresas do Espírito Santo, conforme o Anuário do IEL (Instituto Euvaldo Lodi).

“A Unimed Vitória tem 43 anos de solidez e uma reputação que é reconhecida por todo o mercado. A pandemia impactou toda a saúde suplementar. Temos pilares fortes para encarar esse desafio. Um pacote de medidas está sendo adotado para prover a manutenção de nossa sustentabilidade e atravessar esse momento com eficiência”, salienta o diretor-presidente da Unimed Vitória, Fernando Ronchi.

A partir deste mês, contratos estão sendo renegociados e processos de auditoria sendo revisados para racionalizar os custos assistenciais, que foram elevados em função da Covid-19 e de seus desdobramentos. A qualidade e a eficiência no atendimento ao usuário estão asseguradas, segundo a Unimed Vitória.

Ronchi destacou ainda que novos protocolos assistenciais estão sendo implantados como padrão para a sua rede prestadora, priorizando os projetos que tenham impacto direto na redução de custos em curto prazo, na intensificação do controle das despesas administrativas, e no fortalecimento dos seus Recursos Próprios para atendimento aos mais de 370 mil beneficiários.

“Todas as ações em curso na cooperativa são temporárias e estão sendo feitas internamente, sem impactar a assistência aos beneficiários e garantindo a segurança de uma remuneração justa aos seus cooperados. Em mais de quatro décadas de existência, temos prestado o melhor serviço de assistência médica suplementar do Espírito Santo e um dos melhores do país. Essa qualidade está sendo preservada acima de tudo”, ressalta o diretor-presidente.

Fonte: MovNews

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop