Carregando...

Linha do tempo

  • 1844

    Mundo

    É criada a Sociedade Equitativa dos Pioneiros de Rochdale (Rochdale Equitable Pioneers Society), em Manchester, Inglaterra. O objetivo do grupo, formado por 28 pessoas, era tornar mais acessível o consumo de produtos básicos, como farinha, açúcar e manteiga. Juntos, compravam em grande quantidade, barateando o preço unitário. É considerada a primeira cooperativa do mundo




  • 1852

    Mundo

    Surgem, na Alemanha, as primeiras cooperativas de crédito, impulsionadas pelo economista e político Franz Hermann Schulze. A primeira cooperativa de crédito urbana foi estruturada por ele na cidade de Delitzsch



  • 1889

    Brasil

    Em Minas Gerais, é fundada a Cooperativa Econômica dos Funcionários Públicos de Ouro Preto, primeiro registro do movimento no Brasil. Tinha foco na compra de produtos agrícolas.



  • 1895

    Mundo

    Durante a realização do 1º Congresso Cooperativista, em Londres, é fundada a Aliança Cooperativa Internacional (ACI). A criação do órgão de representação internacional teve a participação de cooperativistas dos seguintes países: Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Dinamarca, EUA, França, Holanda, Índia, Inglaterra, Itália, Sérvia e Suíça.



  • 1902

    Brasil

    É constituída a Sicredi Pioneira, a mais antiga cooperativa brasileira ativa até os dias atuais a primeira voltada ao Ramo Crédito. Foi criada por iniciativa do padre suíço Theodor Amstad, na localidade de Linha Imperial no município de Nova Petrópolis (RS).



  • 1907

    Brasil

    O governador de Minas Gerais, João Pinheiro, lança um projeto para estimular a organização de cooperativas agrícolas, promovendo a formalização de várias iniciativas que já utilizavam o modelo cooperativista, sobretudo no segmento cafeicultor.



  • 1923

    Mundo

    Pela primeira vez é celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo, que passa a acontecer anualmente no primeiro sábado do mês de julho.



  • 1938

    ES

    Nasce a Cooperativa de Laticínios de Cachoeiro de Itapemirim, hoje denominada Selita. É a mais antiga cooperativa capixaba e, atualmente, uma das maiores. No início, era formada por um grupo de 25 pioneiros que produziam cerca de dois mil litros de leite por dia. Por meio da cooperativa, toda a produção era industrializada e comercializada na própria cidade.



  • 1946

    Mundo

    A ACI, representando o movimento cooperativista, é uma das primeiras instituições não governamentais a ter uma cadeira no Conselho da Organização das Nações Unidas (ONU).



  • 1950

    ES

    São fundadas as duas primeiras cooperativas capixabas do Ramo Consumo, uma reunindo os servidores públicos de Vitória e a outra os servidores da Secretaria de Estado da Agricultura e Entidades Vinculadas.



  • 1960

    Brasil

    Por iniciativa da assistente social Maria Thereza Rosália Teixeira Mendes é criada, na cidade do Rio de Janeiro, a Cooperativa dos Colaboradores da CNBBPax, primeira cooperativa brasileira a atuar no modelo de crédito mútuo.



  • 1966

    Mundo

    No congresso anual, realizado em Viena (Áustria), a ACI aprimora os princípios do movimento, acrescentando o da Intercooperação



  • 1969

    Brasil

    No dia 2 de dezembro, é criada a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), como entidade representativa dos interesses do cooperativismo nacional.



  • 1971

    Brasil

    O Congresso Nacional aprova a Lei 5.764/71, que dispõe sobre a constituição e o funcionamento das sociedades cooperativas. Está em vigor até hoje.



  • 1972

    ES

    É constituída a Organização e Sindicato das Cooperativas do Estado do Espírito Santo (OCEES), atualmente denominada OCB/ES, em resposta ao crescimento do número de cooperativas capixabas. A criação da instituição contou com a participação de representantes de 36 cooperativas.



  • 1988

    Brasil

    A aprovação da Constituição Federal de 1988 fortalece o cooperativismo ao reconhecer sua capacidade de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico. A nova Carta também garante maior autonomia à gestão das cooperativas.



  • 1995

    Mundo

    “Interesse pela Comunidade” passa a ser o sétimo princípio cooperativista. A inclusão é feita durante o Congresso Anual da ACI, realizado em Manchester, Inglaterra, no qual foi celebrado o centenário de fundação da instituição.



  • 1998

    Brasil

    É criado o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), com o objetivo de promover a educação cooperativista. O Sescoop realiza ações de ensino, formação profissional, organização e promoção social dos cooperados e colaboradores das cooperativas brasileiras.



  • 1999

    ES

    Nasce o Sescoop/ES com a missão de promover ações educacionais para as cooperativas capixabas.



  • 2005

    Brasil

    É instituída a Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop). O novo órgão coordena o Sistema Sindical Cooperativista, tendo como missão defender os interesses da categoria econômica.



  • 2007

    ES

    O Sistema OCB/ES realiza a primeira edição do Prêmio de Jornalismo Cooperativista, com o objetivo de reconhecer e incentivar a produção de matérias sobre o movimento e as cooperativas capixabas



  • 2012

    Mundo

    A ONU celebra o Ano Internacional do Cooperativismo, reconhecendo a importância do movimento para o desenvolvimento sustentável do mundo. Ao longo do ano, são realizadas ações para a promoção do cooperativismo em todos os países membros.



  • 2019

    Brasil

    O Sistema OCB define os novos ramos do cooperativismo no Brasil, em sua 79ª Reunião Ordinária. A nova estrutura, com sete ramos, é regulamenta por meio da Resolução OCB 56/2019, passando a valer para todo o território nacional.



  • 2020

    ES

    O Sistema OCB/ES lança o primeiro Anuário do Cooperativismo Capixaba, concretizando o desafio de reunir em uma única publicação informações consolidadas e transparentes sobre a evolução das cooperativas do Espírito Santo.



Sou.Coop