Carregando...
Espírito Santo

Encontro com lideranças do segmento café encerra último ciclo de Reuniões Setoriais de 2021

Participantes receberam uma devolutiva sobre o trabalho do Sistema OCB/ES e falaram sobre os desafios para o setor


15/12/2021 16:43 - Por Sistema OCB/ES - Renan Chagas
Compartilhe


O Sistema OCB/ES encerrou, nessa segunda-feira (13/12), o último ciclo de Reuniões Setoriais programado para 2021. A série de encontros com os diversos ramos do cooperativismo capixaba foi finalizado com as cooperativas do segmento café. O momento foi realizado de maneira virtual, reunindo diretores, conselheiros, dirigentes e outros participantes.

As Reuniões Setoriais têm como objetivo apresentar às coops uma série de ações, iniciativas e programas desenvolvidos pela Unidade Estadual com foco no aprimoramento constante desse modelo de negócio no estad. Além disso, as reuniões também são abertas à escuta ativa das cooperativas, que podem apresentar sugestões, melhorias, críticas construtivas e fazer elogios à atuação da organização, além de propor ações conjuntas.

A reunião contou com membros da Cooperativa Agrária de Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel), da Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha LTDA (Coocafé), da Cooperativa Agropecuário Centro Serrana (Coopeavi), da Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado do Espírito Santo (Cafesul), e da Cooperativa dos Produtores Agropecuários da Bacia do Cricaré (Coopbac).

As pautas abordadas durante o encontro foram: as campanhas do Sistema OCB/ES, com foco no planejamento da comunicação para o próximo ano; a realização de uma devolutiva para cada ramo com informações coletadas por meio do monitoramento cooperativista; o panorama sobre o programa Qualificacoop e as jornadas de aprendizagem; além de informações gerais sobre as conquistas recentes da instituição.

O público presente também pôde ter acesso aos indicadores do Programa de Certificação de Regularidade Técnica e conhecer, com profundidade, outras ferramentas existentes capazes de gerarem dados importantes para uma melhor compreensão dos resultados e para o planejamento de melhorias constantes.

Além disso, também apresentados dados gerais sobre o movimento cooperativista no estado disponíveis no Anuário do Cooperativismo Capixaba 2021, capítulo Resultados por Ramo.

 

FALA DOS PARTICIPANTES

Seguindo a tradição das reuniões setoriais e cumprindo o seu objetivo de dar vez e voz às cooperativas, o espaço foi aberto também à participação das lideranças presentes. O momento foi iniciado com uma fala do presidente da Coopeavi, Denilson Potratz, que elogiou a iniciativa da Sistema OCB/ES e a série de indicadores que compuseram a apresentação.

“Os números apresentados nos motivam a melhorar cada vez mais, porque à medida em que as nossas cooperativas vão crescendo, precisamos seguir evoluindo com elas e com os negócios. É muito bacana poder ter acesso a esse material e ver onde estamos agora e para onde podemos ir”, destacou Potratz.

Na sequência, o presidente da Cafesul, Renato Theodoro, pontuou que a reunião vem a somar com uma série de iniciativas desenvolvidas pelo Sistema OCB/ES para dar suporte aos empreendimentos cooperativistas. “Gostaria de registrar o meu agradecimento ao apoio que a OCB/ES tem nos proporcionado, que é fundamental e traz avanços significativas para nós”, disse.

O presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, também parabenizou a instituição pela iniciativa e relembrou alguns desafios que precisam ser enfrentados conjuntamente. “As nossas cooperativas ainda têm uma participação tímida na fatia do agro capixaba em relação ao nível nacional. Para aumentar essa participação, precisamos lutar, por exemplo, contra a sonegação de impostos e contra a diferença na alíquota”, disse. Essas são pautas que o Sistema OCB/ES já vem atuando junto ao poder público.

Representando a Coocafé, diretor de produção e comercialização da cooperativa, Pedro Araújo, acrescentou à fala destacando que, em paralelo a esse trabalho, é importante as cooperativas buscarem a profissionalização constante. “Temos excelentes programas que estão à disposição para as cooperativas e que permitem um salto muito grande. Todo dia a gente precisa se cobrar e melhorar. Esse é o nosso papel”, completou.

O diretor Administrativo da Coopbac, Erasmo Negris, aproveitou o momento para ressaltar o potencial do estado e das cooperativas, evidenciado pela atuação da OCB/ES. “A cada agenda, saímos abastecidos de conhecimento. O Sistema OCB/ES cresceu muito, e esse crescimento traz ainda mais suporte para as cooperativas. O Espírito Santo está na vanguarda quando falamos em tecnologia e intercooperação, e essa guinada para as cooperativas é importantíssima”, opinou.

Além disso, o superintendente da Cooabriel, Carlos Augusto Pandolfi, sugeriu a elaboração de uma prateleira de negócios entre as cooperativas, apoiada pela Unidade Estadual, para acesso a novos mercados. Já o diretor administrativo comercial da Coopeavi, Ederson Jacob, relatou que o trabalho do Sistema OCB/ES é um exemplo para as cooperativas, que precisam estar sempre atualizadas de acordo com as demandas existentes.


Tags

reunião coops evento ocb/es café

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop