Carregando...
Espírito Santo

Sistema OCB/ES e Mapa dão início ao 1º Seminário Capixaba de Aperfeiçoamento das Cooperativas do Ramo Agropecuário

Abertura oficial do evento contou com falas institucionais. Palestra com o fundador da MPrado marcou a abertura da programação


30/11/2021 22:10 - Por Renan Chagas
Compartilhe


Um momento para discutir o presente e o futuro do setor agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo. Esse é o foco do 1º Seminário Capixaba de Aperfeiçoamento das Cooperativas Agropecuárias, que foi iniciado na tarde desta terça-feira (30/11), no Hotel Fazenda China Park, em Domingos Martins. O evento conta com a realização do Sistema OCB/ES e apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O objetivo da iniciativa é promover um encontro entre lideranças, gestores e cooperados das coops que atuam nesse segmento no estado, apresentando cases de sucesso, debatendo temas como tecnologia, inovação e intercooperação, além de discutir diversos outros temas relevantes para o fortalecimento do ramo. Mais de 100 pessoas, de 18 cooperativas diferentes, participam da ação.

A abertura do seminário foi realizada pelo presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro Scarpi Melhorim, que aproveitou a oportunidade para apresentar os dados que integram o Anuário do Cooperativismo Capixaba. “Estamos com um movimento cada vez mais forte, transformando vidas e gerando oportunidades. Os indicadores mostram esse avanço. O nosso trabalho cotidiano, que trazemos também para esse evento, é destinado a potencializar ainda mais esses resultados”, disse.

Na sequência, foi a vez do chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural da Superintendência do Mapa no Espírito Santo, Flavio Marquini da Silva, fazer a sua participação. “Somos parceiros de longa data do Sistema OCB/ES e do cooperativismo capixaba e temos uma série de ações conjuntas para fomentar o trabalho dos produtores e das cooperativas. São iniciativas realizadas sempre de forma integrada e que têm sido gratificantes”, disse.

Autor da Emenda Provisória que possibilitou a realização do seminário durante a sua atuação enquanto deputado federal, o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca Paulo Foletto também fez a sua fala. “É muito bom poder trabalhar para a profissionalização das nossas cooperativas para que conquistemos um nível de organização cada vez superior. Queremos estar sempre juntos, gerando impacto para a nossa sociedade”, falou.

Por fim, o espaço também foi disponibilizado para a fala dos conselheiros do Sistema OCB/ES, Renato Theodoro e Ederson Jacob, que pontuaram a importância do encontro. “O Agro já mostrou a sua capacidade nesse momento de crise.  Quando a gente une essa força com a capacidade do cooperativismo, fazemos as coisas acontecerem. E esse é o papel do movimento cooperativista, de buscar soluções conjuntas para os seus cooperados”, disse Jacob.

 

PERSPECTIVAS, TENDÊNCIAS E OPORTUNIDADES

A abertura da programação oficial do evento foi realizada pelo palestrante, mestre em Gestão de Negócios pela Universidade de Harvard e fundador da MPrado, que atualmente é líder do segmento em consultorias para o agronegócio brasileiro, Marcelo Prado. O tema abordado foi “O Agro Hoje: Perspectivas, Tendências e Oportunidades do Cooperativismo Agropecuário”.


Em sua fala, o palestrante destacou a necessidade de perceber as mudanças que estão acontecendo diariamente. “A gente vive um mundo de grandes transformações, de todos os tipos. Apenas para termos uma ideia, em 1920 uma empresa tinha uma longevidade média de 67 anos. Um século depois, a média passou para 12 anos. Em 100 anos, as empresas perderam mais de cinco décadas de longevidade, principalmente por não terem capacidade de se adaptar às mudanças”, alertou Prado.

De acordo com o especialista, essa é uma reflexão necessária para as cooperativas que desejam se manter no mercado de forma perene. “E na realidade das cooperativas, nós estamos abertos a essas mudanças? Estamos observando em detalhe, com lupa, os clientes? Esse é um cuidado que precisamos ter para conseguirmos os resultados que esperamos nesse segmento”, completou.

O fundador da MPrado também destacou a necessidade de olhar para a economia e o contexto que a envolve. “No ano passado, tivemos um crescimento negativo na economia global. Neste ano, vemos uma recuperação que deve ficar em torno de 5,9%. E quando focamos em 2022, olhando para o futuro, a previsão é que o crescimento seja de 4,9%. Um olhar mais longo, em 2030, mostra que os BRICS devem ser os responsáveis por 50% do Produto Interno Bruno (PIB) mundial, significando que a economia será forte nos países em desenvolvimento”, explicou.

Em todo esse contexto, ele pontuou a participação do agronegócio. “O agro teve um papel preponderante para que o Brasil se recuperasse”, lembrou, destacando também que é necessário fazer novos investimentos para que a sua participação siga crescendo. “É preciso focar em planejamento, na gestão, na inovação, na eficiência dos produtos e na profissionalização para que o setor continue se expandindo. Existem microtendências mundiais para o agro que podem ser consideradas, e o cooperativismo tem uma enorme capacidade para viabilizar essas iniciativas”, explicou.

Além disso, Prado também destacou os desafios das lideranças em todo o processo de fortalecimento do agro. De acordo com ele, são elas: construir uma cultura voltada para inovação, fortalecer valores de ESG, intensificar o uso da agricultura digital, alinhar a equipe com os propósitos da cooperativa, promover ações voltadas para geração de resultados e meritocracia, praticar a intercooperação e promover a geração de valor e verticalização.

Ao final da sua apresentação, o palestrante respondeu perguntas feitas pelos participantes.


CUIDADOS PARA COMBATER A COVID-19

Respeitando todas as orientações das instituições de saúde, a organização do evento tomou uma série de cuidados para garantir o cuidado com a saúde dos participantes. Foram disponibilizados kits de proteção contra a Covid-19 compostos por máscaras, álcool em gel e um guia de orientações. Totens para higienização das mãos também estão espalhados por todo o espaço, foi mantida a distância entre o público presente e realizada a medição de temperatura em todos os espaços.

Além disso, a participação no evento só foi confirmada mediante apresentação de comprovante de vacinação de duas doses ou dose única.

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop