Carregando...
Espírito Santo

Usina fotovoltaica inaugurada no Norte do estado pode abastecer mais de 2 mil residências

Nova unidade tem capacidade de produzir três vezes mais energia que a primeira, inaugurada em 2019 no município de Ibiraçu


12/01/2022 11:31
Compartilhe


A adoção de energias limpas é uma tendência mundial que cresce a passos largos no Espírito Santo, onde ganha cada vez mais destaque a energia fotovoltaica. A produção de energia a partir dessa fonte será ampliada com a inauguração de uma nova usina em Conceição da Barra, que tem capacidade de abastecer o equivalente a 2,4 mil residências. O investimento foi realizado pelo Sicoob ES e já é a segunda planta desse tipo que a instituição instala no estado.


No futuro, consumidores poderão acessar energia fotovoltaica gerada pela usina

Com olhar para a sustentabilidade e redução de custos com energia elétrica, o Sicoob ES inaugurou sua segunda usina de energia fotovoltaica no Espírito Santo, em Conceição da Barra. A nova unidade tem capacidade de produzir três vezes mais energia que a primeira, inaugurada em 2019 no município de Ibiraçu.

Em conjunto, as duas unidades vão produzir energia que será distribuída entre as cooperativas do Sicoob ES, o que representará uma diminuição do gasto com a conta de luz e a neutralização de emissões de gás carbônico.

Ao todo, 108 agências da cooperativa na área de concessão da EDP Escelsa são abastecidas pela energia produzida pelo Sicoob ES. A economia na nas agências pode chegar a 80%, o que representa cerca de R$ 85 mil por mês.

A usina de Conceição da Barra tem capacidade para produzir até 364,3 MWh (Megawatts hora) por mês. Já no complexo de Ibiraçu, a produção máxima do local chega a 120 MWh por mês.

Somadas, as produções são suficientes para abastecer aproximadamente 3.182 residências, sendo que a planta recém inaugurada pode atender 2.395 lares.


O próximo passo, segundo o dirigente, é ampliar o compartilhamento dessa energia limpa com os associados, por meio da startup Ciclos, o que deve acontecer nos próximos semestres. Atualmente, a energia produzida em Ibiraçu é dividida também com unidades da Coopeavi e cooperados do Sicoob.

“Ao gerar energia limpa, o Sicoob contribui principalmente para a redução de danos ambientais, evitando que rios e nascentes tenham seus cursos alterados ou mesmo que novas barragens tenham de ser construídas. Isso se reflete positivamente nos gastos com a conta de energia”, explicou Arno Kerckhoff, vice-presidente do Sicoob ES.

Fonte: Folha Vitória

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop