Carregando...

Curso de OQS - Organização do Quadro Social


18/09/2024 a 24/09/2024 09h às 12h

Compartilhe

Carga Horária: 12h
Local: Plataforma Zoom
Organização: SESCOOP/ES

Valor:
* R$ 100,00

Público Alvo: Empregados, Dirigentes e Gestores que atuam na área de relacionamento com o cooperado.
Coordenação: GEDEC
Total de Vagas: 40


Adquira habilidades para implantação e otimização de OQS!

O curso fornecerá uma abordagem completa para fortalecer e otimizar a organização do quadro social das cooperativas. Cobriremos conceitos fundamentais, administração eficiente, estratégias de relacionamento e fidelização dos membros, além de destacar o papel do Agente no Desenvolvimento de Cooperativas. 

Data: 18, 19, 23 e 25 de setembro de 2024

Horário: 09h às 12h.

Carga horária total:  12 horas

Formato: Virtual - Plataforma Zoom

Conteúdo programático:

  • OQS – Organização do Quadro Social: Conceituação e o caráter estratégico;
  • Partes interessadas;
  • Público interno da cooperativa;
  • Os cooperados na estrutura de governança de uma cooperativa;
  • Características comuns do quadro de cooperados;
  • Conhecemos o quadro de cooperados de nossa cooperativa?
  • Práticas que auxiliam na implementação ou adequação da OQS nas cooperativas:
  • Decisão da Alta Administração;
  • Definição de estrutura humana e física;
  • Diagnóstico;
  • Admissão e integração dos cooperados;
  • Cadastro de cooperados;
  • Segmentação do quadro de cooperados;
  • Canais de comunicação e recebimento de manifestações dos cooperados;
  • Relacionamento com os cooperados;
  • Práticas proativas para promover a participação consciente e efetiva dos cooperados nas Assembleias Gerais;
  • Apuração de necessidades e expectativas dos cooperados;
  • Pesquisa de satisfação aplicada ao quadro de cooperados;
  • Divulgação da estratégia de OQS no ambiente interno da cooperativa;
  • Elaboração ou aprovação de Regulamento, Regimento ou Política de OQS;
  • Ampliação da participação dos cooperados – núcleos ou comitês – encontros presenciais ou on-line;
  • Apuração de resultados e relatório de OQS.

 

Facilitador:  Prof. Nemizio Antônio de Souza - Mestre em Administração – FPL/MG; Pós-graduado em História do Brasil – FIS/RJ; Pós-graduado em Gestão de Cooperativas FPL/MG; Pós-graduado em Gestão de Iniciativas Sociais UFRJ/RJ; Graduado em Estudos Sociais FEMM. Professor nas Faculdades Pedro Leopoldo, Professor e Coordenador de MBA em Gestão de Cooperativas da Faculdade Unimed. Membro do Comitê Científico do Observatório Mineiro do Cooperativismo. Consultor e instrutor em várias unidades do Sistema OCB - Organização das Cooperativas Brasileiras. Professor FDC Fundação Dom Cabral, consultor no Sebrae MG, Unimed Brasil; FESP-Federação das Unimeds do Estado de São Paulo; Uni

Informações adicionais

  • Todas orientações para acesso a plataforma aonde irá ocorrer a Capacitação serão enviados para o e-mail do Participante. É necessário ter computador com acesso a internet e Navegador Google Chrome ou similar. 
  • Orientamos sobre a possibilidade de utilização dos recursos do RATES, para pagamento da taxa de inscrição. Os valores pagos a título de inscrição (Taxa de Investimento) não serão devolvidos nem compensados. Caso o inscrito (via Cooperativa), demonstre, formalmente, a impossibilidade de não realizar o curso por motivo concretamente justificável (problema de saúde por exemplo com atestado médico), o valor, excepcionalmente, será convertido em crédito, para utilização em futuros cursos/eventos. 
  • Em caso do curso cancelado pelo SESCOOP/ES, caso o participante não tenha interesse em participar na nova data, o valor será convertido em crédito para utilização em futuros cursos/eventos. 
  • As aulas serão realizadas exclusivamente ao vivo, através da plataforma Zoom.
  • Nossas capacitações são gravadas devido auditoria do TCU. Não disponibilizamos a gravação aos alunos.
  • Os certificados serão enviados para o e-mail do participante após 20 (vinte) dias úteis a realização do treinamento e confirmação de pagamento da taxa de inscrição.

Para mais informações falar com a equipe de Formação Profissional.
WhatsApp: (27) 99778-3885 / Tel: (27) 2125 -3200 
E-mail: eventos@ocbes.coop.br

Inscrição

R$ 100,00 (cem reais) por participante: cooperativa com registro regular e (1) adimplente com todas as contribuições estatutárias da OCB/ES (Contribuição Cooperativista - CCOOP, Taxa de Manutenção Mensal - TMM e Contribuição Confederativa – CONFED); (2) adimplente documentalmente com a Gerência de Desenvolvimento Cooperativista - Gedec (incluindo o Sou.Coop), que tenha aderido à Certificação de Regularidade Técnica (CRT) do ciclo anterior e que tenha respondido ou esteja respondendo ao Censo Cooperativista do ano corrente; (3) e adimplente financeiramente e documentalmente com o Sescoop/ES (Contribuição Mensal Compulsória).

R$ 1.000,00 (mil reais) por participante: cooperativa inadimplente ou cooperativa não registrada no Sistema OCB/ES.

Ao realizar a inscrição, você declara que está de acordo com o "Aviso de Privacidade", conforme segue abaixo:


AVISO DE PRIVACIDADE

1. Quanto aos dados pessoais coletados

Todos os dados pessoais coletados através desta inscrição e decorrentes da sua participação neste curso, serão utilizados pelo SESCOOP/ES, sendo pressuposto para a participação do titular no curso/evento oferecido pelo Sistema OCB/ES, tendo em vista possuir a finalidade de controle de inscritos, bem como para prestar contas com a Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas. Os dados serão utilizados somente para esses fins e serão armazenados pelo período estabelecido pelo Sistema OCB - Sescoop Nacional, tendo em vista que este que detém o Sistema GDH.

O Aviso de Privacidade possui intenção de dar ciência ao titular que nós podemos armazenar e compartilhar seus dados com o Sistema GDH. Seus dados pessoais não serão transferidos, vendidos, alugados ou divulgados de qualquer maneira que não esteja escrito nesse Aviso de Privacidade.


2. Como protegemos seus dados

Utilizamos ferramentas para proteger seus dados pessoais de terceiros mal-intencionados ou sem autorização, adotando medidas de segurança adequadas para nos proteger contra acesso, alteração, divulgação ou destruição não-autorizada dos dados. 

Garantimos que a proteção de seus dados pessoais é uma das nossas prioridades e que, caso algum incidente aconteça, adotaremos todas as medidas possíveis para minimizar possíveis danos. Se você tiver alguma dúvida, comentário ou solicitação sobre o tratamento de dados pessoais realizados pelo SESCOOP/ES entre em contato pelo e-mail: lgpd@ocbes.coop.br.


Dados do participante




Dados da cooperativa

Dados adicionais


Pagamento

Sua inscrição está isenta de pagamento!

Finalizar

Já realizou sua inscrição? Retire aqui a 2° via do seu boleto

Sou.Coop