Carregando...
Espírito Santo

Ações do Dia C das cooperativas capixabas aumentaram em 2022

Mais de 44 mil pessoas foram beneficiadas diretamente por iniciativas ligadas à campanha, no último ano


13/03/2023 15:47 - Por Emilly Rocha
Compartilhe

As cooperativas do Espírito Santo se superaram mais uma vez. Em 2022, elas desenvolveram 159 ações de responsabilidade social no âmbito do Dia de Cooperar (Dia C). Houve um aumento de 23 iniciativas em relação a 2021. As ações das coops beneficiaram 54 municípios capixabas e 17 cidades do Rio de Janeiro e da Bahia.

O engajamento das cooperativas também aumentou. No último ano, 60 delas promoveram algum tipo de atividade relacionada ao Dia C, tanto na forma de projetos contínuos quanto de ações pontuais. O número representa um crescimento de 16,7% em relação a 2021.

Os resultados dessa rede cooperação são visíveis. Mais de 44 mil pessoas foram beneficiadas diretamente pelas ações do Dia C das coops capixabas. Esse número exitoso foi alcançado graças ao esforço de mais de 3,8 mil voluntários. O Sistema OCB/ES, entidade que representa as cooperativas do estado, também contribui significativamente para esse sucesso.

Após dois anos de pandemia, em 2022 a campanha do Dia C da organização voltou a ser presencial, em formato de ação global, beneficiando uma comunidade carente. Em parceria com cooperativas da Grande Vitória e com instituições parceiras, o Sistema OCB/ES realizou uma ação solidária no bairro José de Anchieta, no município da Serra.

O evento reuniu cerca de 3 mil pessoas. Foram ofertadas opções de lazer para as crianças, atrações culturais e serviços como cortes de cabelo, prestação de orientações jurídicas e atendimentos médicos. A população do bairro também pôde desfrutar de lanches oferecidos pelos voluntários cooperativistas.

E não foi apenas o Espírito Santo que obteve resultados expressivos na campanha do Dia C de 2022. Ao redor de todo Brasil, foram realizadas 4,7 mil iniciativas, que beneficiaram aproximadamente 2,2 milhões de pessoas. As ações foram promovidas por cerca de 1,4 mil cooperativas, distribuídas entre os sete ramos do coop e pertencentes às cinco regiões do país.

 

COMPROMISSO COM OS ODS

Percebendo a importância de contribuir para a construção de um futuro melhor, em 2015 o Sistema OCB decidiu vincular as iniciativas do Dia C à agenda mundial proposta pela ONU, que em 2016 passou a ser contemplada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Desde então, cada uma das ações voluntárias desenvolvidas pelas cooperativas brasileiras está conectada a pelo menos um dos 17 ODS. No último ano, cerca de 44,6% das ações promovidas no Espírito Santo estavam enquadradas no ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável, destinadas, principalmente, a continuar minimizando os impactos da Covid-19 na população.

A promoção da Saúde e Bem-Estar também foi valorizada pelas ações realizadas no estado. No total, 29,5% das iniciativas desenvolvidas no último ano estavam relacionadas ao ODS.

A Erradicação da Pobreza também foi uma preocupação das coops capixabas. Por isso, em torno de 15,72% das iniciativas atenderam esse ODS. Outras ações estiveram pulverizadas entre os demais ODS.

Já a nível nacional, em 2022 o ODS mais contemplado pelas iniciativas das coops do país foram Educação de Qualidade e Saúde e Bem-Estar.

 

SOBRE O DIA C

O Dia de Cooperar, mais conhecido como Dia C, é uma iniciativa adotada por cooperativas e organizações do movimento coop no Brasil. A campanha incentiva o desenvolvimento de ações de responsabilidade social, uma forma de fortalecer os valores e princípios que caracterizam o cooperativismo como um modelo de negócios que se preocupa de verdade com as pessoas.

Criado em 2009, como um projeto inovador do Sistema Ocemg, e posteriormente nacionalizado pelo Sistema OCB, o Dia C vem sendo adotado por um número cada vez maior de cooperativas brasileiras. Essa adesão gera um impacto positivo nas comunidades em que as coops estão inseridas, além de contribuir com o desenvolvimento sustentável do planeta.

A celebração da campanha ocorre anualmente junto com o Dia Internacional do Cooperativismo, ou seja, sempre no primeiro sábado do mês de julho. No entanto, as ações podem ser realizadas ao longo de todo o ano, por meio de ações estruturadas de longo prazo ou pontuais, promovidas de forma ocasional e sem periodicidade definida.

O Dia C tem sido uma maneira eficaz de colocar em prática o sétimo princípio do cooperativismo, o Interesse pela Comunidade, que preza pela contribuição do coop para o desenvolvimento sustentável das regiões em que atua.

 

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop