Carregando...
Espírito Santo

Alunos da coop educacional Coopesma aderem ao programa Cooperativa Mirim

Na última quinta-feira (17/8) aconteceu a assembleia de constituição da Altercoop, em São Mateus


23/08/2023 13:33 - Por Emilly Rocha
Compartilhe

Foto: Divulgação

O programa Cooperativa Mirim está se expandindo e já chegou no município de São Mateus. Na tarde da última quinta-feira (17/8) aconteceu a assembleia de constituição da Altercoop, coop mirim composta por estudantes da Cooperativa Educacional de São Mateus (Coopesma), também conhecida como Escola Alternativa Lago dos Cisnes.

A Altercoop é a oitava coop mirim constituída em terras capixabas e a primeira do município de São Mateus. A assembleia que marcou o início das atividades da cooperativa ocorreu no auditório da escola e contou com a presença de autoridades cooperativistas. Entre elas, o presidente do Sicoob ES, Bento Venturim e a diretora pedagógica da Coopesma, Zenilza Pauli. O Sistema OCB/ES foi representado pelo analista contábil tributário Rafael França e pelo assistente de Relações Institucionais Renan Reis.

A cerimônia de constituição da Altercoop provou que o princípio da Intercooperação é trabalhado desde cedo nas cooperativas mirins. Isso porque o evento contou com a presença de membros de outras cooperativas mirins do estado. Foram prestigiar o evento uma comitiva de associados mirins da recém-constituída EcoCoop, acompanhados do professor orientador Laudinei Vieira, além do presidente da Coop-União, o jovem Davi Alves.

A Altercoop conta com 28 associados que, juntamente com a professora orientadora Andressa Achatz, já começaram a traçar planos e objetivos para a cooperativa. São eles ações educativas, empreendedoras e sociais; o aprendizado e a prática dos princípios cooperativistas; a parceria entre escola e comunidade; e o desenvolvimento do empreendedorismo a partir da produção e comercialização do objeto de aprendizagem, que será o brigadeiro.

A docente prevê que o programa irá contribuir positivamente para formação educacional e pessoal dos alunos cooperados. “Acredito que o programa aumentará a autoestima e autoconfiança deles (alunos). Como consequência, terão melhor rendimento nas disciplinas e nas responsabilidades propostas a cada um”, avaliou.

Achatz ainda afirmou que os estudantes estão planejando uma atividade para o Dia das Crianças, além da apresentação da coop mirim para os demais alunos da Coopesma com o intuito de prospectar novos associados.

 

ELEIÇÃO DE CONSELHOS E DIRETORIAS

No mesmo dia em que ocorreu a assembleia de constituição da Altercoop foram eleitos os novos membros dos conselhos e das diretorias da cooperativa mirim. Eles serão responsáveis por gerir as atividades da coop dentro das suas respectivas áreas.

Confira os integrantes:

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

  • Presidente – Maria Fernanda Mendonça Paraíso
  • Vice-presidente – Milena Brahim
  • Tesoureiro – Giovanni Pestana
  • Vice-tesoureira – Maria Luiza Souza Sette
  • Secretária – Mariana Lopes H. Crespo
  • Vice-secretária – Sofia Helena L. Poupel
  • Vogal – João Gabriel B. Camargo

CONSELHO FISCAL

  • Mariana N. Soela
  • Beatriz Pandolf
  • Anna Luiza C. Comper
  • Gabriel Schettino
  • Maressa Silva Pavesi

 

Em vídeo publicado nas redes sociais, a presidente eleita, Maria Fernanda Paraíso, expressou sua felicidade com o novo desafio. “Estou muito feliz por ter recebido a confiança de assumir o cargo de presidente da primeira cooperativa mirim de São Mateus. Pretendo ajudar a nossa comunidade em questões sociais por meio dos princípios do cooperativismo e auxiliar nas ações da nossa coop e no crescimento pessoal de cada um”, afirmou a estudante.

SUCESSO DO PROGRAMA COOPERATIVA MIRIM NO ES

Em 2023, considerando a Altercoop, já foram constituídas cinco novas cooperativas mirins. Essa expansão do programa em solo capixaba é resultado de um trabalho conjunto do Sistema OCB/ES, do Sicoob Espírito Santo e do Instituto Sicoob, entidades responsáveis pelo desenvolvimento da iniciativa no estado.

A diretora pedagógica da Coopesma, Zenilza Pauli, esboçou seu contentamento com a incorporação do programa na escola. “Estamos muito felizes com a oportunidade de oferecer aos nossos alunos a experiência que a cooperativa mirim poderá proporcionar. São aprendizados que farão a diferença na escola e na vida dos alunos e suas famílias. Tenho certeza de que plantamos sementes que irão garantir o futuro das cooperativas”, afirmou.

Carlos André Santos de Oliveira, diretor-executivo do Sistema OCB/ES, parabenizou os alunos da Coopesma pela constituição da Altercoop. “Parabéns aos novos cooperados mirins pelo início das atividades da Altercoop. O programa Cooperativa Mirim irá, com certeza, trazer bons frutos aos alunos e à escola”, reforçou.

O diretor demonstra entusiasmo com a ampliação do programa. “É muito bom ver esse programa crescendo aqui no estado. Em 2018 começamos com apenas três cooperativas mirins e hoje estamos quase chegando a dez. Reitero meu compromisso e parceria com o Sicoob ES e o Instituto Sicoob para o fortalecimento do programa”, declarou.


Tags

sistema ocbes coopesma altercoop coop mirim

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop