Carregando...
Espírito Santo

Aprenda mais sobre ESG e saiba como aplicar o conceito na sua cooperativa

O CapacitaCoop possui uma trilha de cursos perfeita para quem quer entender melhor o tema. Saiba mais e inscreva-se!


11/04/2024 13:06 - Por Síntia Ott
Compartilhe

Como a sua cooperativa pode fortalecer ou implementar novas práticas alinhadas ao conceito Environmental (ambiental), Social (social) and Governance (governança), o ESG? Existem muitas maneiras de fazer isso, mas o primeiro passo é entender mais sobre o tema e, a partir daí, analisar o que a coop já realiza de positivo e o que mais ela pode fazer pelo planeta, pelas comunidades e pelo desenvolvimento do seu próprio negócio.

Para te ajudar nessa tarefa, a plataforma CapacitaCoop criou uma trilha de capacitação dedicada ao ESG. Nela, você poderá conhecer a importância e os benefícios do conceito, como valorizar a diversidade e a inclusão dentro e fora do ambiente de trabalho e entender a relevância das iniciativas focadas na melhoria do compliance e da gestão de riscos da cooperativa.

A trilha é composta por quatro cursos e está disponível de forma virtual para qualquer pessoa que esteja interessada no tema. Ela pode ser iniciada a qualquer momento, com direito a certificado digital após a conclusão das aulas. A carga horária é de 15 horas está distribuída em quatro temas, sendo eles:

Compreenda o conceito, a importância e os benefícios do ESG. Conheça tópicos para implementar o conceito e iniciativas para cada um dos pilares, saiba mais sobre economia circular e consumo consciente e reconheça desafios da área.

Compreenda os fundamentos do ESG e aprenda sobre a implementação de uma agenda ESG. Além disso, explore estratégias e planos de sustentabilidade e entenda como um plano de comunicação pode valorizar sua cooperativa.

Entenda a relevância do pilar social no ESG e aprenda a mensurar o impacto social e a elaborar relatórios precisos. Conheça, ainda, boas práticas de responsabilidade social para cooperativas.

Conheça os princípios do cooperativismo e mergulhe nos fundamentos da governança cooperativa, compreendendo sua finalidade, especificidades e princípios.

Cada um desses tópicos é um curso que está disponível individualmente na CapacitaCoop. Portanto, caso tenha interesse em algum tema específico mencionado, basta clicar no item desejado da lista acima. E se quiser estudar toda a trilha, você não precisa se inscrever em cada um dos cursos. Basta clicar aqui e começar a sua jornada de aprendizagem.

 

OUTROS CURSOS

Além da trilha sobre ESG, há uma série de outros cursos relacionados à sustentabilidade, responsabilidade social e governança na plataforma CapacitaCoop. A seguir, confira algumas opções que podem ser interessantes para você e a sua cooperativa:


Tags

sistema ocbes

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop