Carregando...
Espírito Santo

Cafeicultor capixaba Luiz Claudio conquista sua 11ª vitória em concursos de café estaduais e nacionais

Entram na conta os pódios do Prêmio Cafés Especiais do Espírito Santo, do Coffee of the Year, dos concursos de café da Abic e dos torneios de café Fairtrade do Brasil


04/01/2022 14:02 - Por Sintia Ott
Compartilhe


O acúmulo de vitórias consecutivas em concursos de café nacionais e estaduais tornou o cafeicultor Luiz Claudio de Souza uma referência na produção da variedade conilon. Sua mais recente vitória foi anunciada neste mês de dezembro, durante o 2º Prêmio Cafés Especiais do Espírito Santo. O produtor do município de Muqui e cooperado da Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado do Espírito Santo (Cafesul) ficou em primeiro lugar na categoria Conilon Qualidade.

Com o anúncio desse resultado, Luiz Claudio passa a ser bicampeão do Prêmio Cafés Especiais do Espírito Santo. Na primeira edição da premiação, realizada em 2020, o produtor também ficou em primeiro lugar, mas na categoria Conilon.

A coleção de troféus do cafeicultor é vasta. Luiz Claudio é tricampeão do Coffee of the Year (COY), concurso realizado durante a Semana Internacional do Café (SIC). Duas vezes o produtor foi campeão, sem contar a edição de 2019, em que sua esposa, Neuza Maria da Silva de Souza, foi a primeira colocada na categoria Canéfora. Ao todo, a propriedade Sítio Grãos de Ouro, local onde o casal produz seu café conilon, já soma quatro pódios no COY.

Mesmo quando ainda não participava com tanta frequência de concursos requisitados, Luiz Claudio vislumbrava o potencial de seu café. “Em 2013 nosso café foi levado para a SIC, quando ainda não se falava em café conilon por lá. Ele foi colocado em cupping com 10 amostras de café arábica, sem ser dito que era conilon, e ficou em quarto lugar, para surpresa dos jurados. Imagino que isso foi a chave que abriu a porta do mercado para o café conilon de qualidade, pois em 2017 foi incluído na SIC uma categoria para a variedade conilon”, explica.

Além do COY, Luiz Claudio venceu três vezes uma das categorias do Concurso Nacional Abic de Qualidade do Café. Na 16ª edição, de 2019, o produtor ganhou na categoria Canéfora pelo estado do Espírito Santo - Origem Conilon Capixaba. Na 17ª, obteve a maior nota da categoria Caféfora / Natural de Origem Sul do Espírito Santo / Caparaó. Na edição mais recente, a de 2021, foi vencedor da categoria Canéfora pela região Sul do Espírito Santo - Caparaó.

Outra premiação de renome é o Torneio do Melhor Café Fairtrade do Brasil, que reconhece produções de café assentadas nos princípios do Comércio Justo. O cooperado Luiz Claudio é tricampeão nesse torneio pela Cafesul, pois desde 2008 a cooperativa possui a certificação Fairtrade. No 5º Torneio de Café Fair Trade do Brasil, o produtor ocupou a primeira posição na categoria Conilon. No 6º torneio, nomeado Taza Dorada Brasil, ficou em primeiro lugar na categoria Robusta Microlote. Já no sétimo e mais recente torneio, o Golden Cup, o cafeicultor ganhou em segundo lugar na categoria Canephora “Microlotes”.

O segredo de todo esse sucesso está no cuidado e acompanhamento diário da plantação de café, na modernização do cultivo e, o mais importante, na paixão pela cafeicultura. “É bom nós não deixarmos o café conilon estragar. Dedicação, observação, busca de tecnologia, aprimoramento de processos e, principalmente, fazer o que se gosta - no meu caso, trabalhar com café - é o segredo. Coloco o coração na atividade. A cafeicultura é apaixonante”, revela Luiz Claudio.


POR TRÁS DE UM EXÍMIO CAFEICULTOR, UMA COOPERATIVA

A Cafesul é uma cooperativa capixaba com sede em Muqui e referência na produção e comercialização de cafés especiais. Em sua maioria, é composta por agricultores familiares, como Luiz Claudio de Souza, que trabalham em suas propriedades com a família e fornecem a produção de café para a cooperativa. Em troca, a Cafesul disponibiliza apoio técnico, realiza capacitações, agrega valor aos cafés e comercializa os produtos a preços mais justos e lucrativos para os cooperados.

Ser cooperado da Cafesul ajudou Luiz Claudio a se tornar um produtor de café conilon nacionalmente respeitado e admirado. "Pesa o fato de estar filiado a uma cooperativa que dá todas as orientações técnicas para a produção de café de qualidade, possibilita acesso a mercados e facilita a participação em concursos estaduais, nacionais e internacionais para que seu trabalho tenha visibilidade”, explica o presidente da Cafesul, Renato Theodoro.

Luiz Claudio ajudou a fundar a Cafesul, em 1998. Hoje, além de cooperado, é diretor secretário da cooperativa. A importância do cooperativismo na vida e na profissão do cafeicultor são evidentes. “Entendo que só através do cooperativismo somos capazes de unir esforços, conseguir boas parcerias, agregar valor à qualidade do nosso produto e atingir o mercado da maneira mais próxima possível do consumidor”, expressa o cooperado.


VITRINE PARA A CAFESUL E SEUS COOPERADOS

A visibilidade alcançada pelo produtor Luiz Claudio de Souza funciona como uma vitrine para os outros produtos e cooperados da Cafesul. Ao mesmo tempo que se sente honrado por representar a cooperativa em concursos estaduais e nacionais, o cafeicultor afirma que essa posição exige responsabilidade. “Precisamos sempre aperfeiçoar os métodos de tratos culturais, manejo, colheita e pós-colheita, por exemplo”, conta Luiz Claudio.

O prestígio que se conquista ao ganhar um concurso de café de peso não beneficia apenas o cooperado vencedor ou um lote específico de café, e sim toda a propriedade de origem, as produções futuras e todos os que fazem parte da cooperativa representada.

"Quando você ganha um concurso sua propriedade fica conhecida como um local onde se faz um produto de qualidade. Com isso, você tem um valor agregado não só para o microlote vencedor, mas para toda a sua produção. Isso vale também para a Cafesul, que fica conhecida por fazer um trabalho de qualidade com o café e seus cooperados e cooperadas. Hoje podemos falar que a Cafesul é referência nacional em produção de cafés conilon especiais”, orgulha-se o presidente da Cafesul, Renato Theodoro.


OUTRAS CONQUISTAS

Na edição de 2021 do Coffee of the Year, a Cafesul teve 12 amostras selecionadas entre as 30 mais bem classificadas na categoria Canephora. Também cresce o número de mulheres que participam de concursos de café. Na Cafesul, cooperadas do grupo Póde Mulheres já foram premiadas graças às notas altas dos seus cafés. Isso ficou visível em 2021, quando a cooperada Aliciana Helena Rosa Castro ganhou o primeiro lugar da categoria Canephora “Microlotes” no 7º Torneio do Melhor Café Fairtrade do Brasil – Golden Cup.

Já no 2º Prêmio Cafés Especiais do Espírito Santo, a Cafesul teve amostras de seis cooperados aprovados para a fase final do concurso. Foram finalistas os cafés de Ana Lucia de Castro, Leandro Barbosa Quadra, Luiz Claudio de Souza, Maria da Penha Machado e Pedro Castro Netto.

Para o presidente da Cafesul, Renato Theodoro, essas vitórias mostram uma consistência do trabalho realizado pela cooperativa, cujo sucesso não se limita a um caso isolado ou a um só cooperado.


PARTICIPAÇÃO EM CONCURSOS CONTINUA

Para o futuro, a Cafesul tem como estratégia ser uma referência nacional em qualidade e sustentabilidade de café conilon. Para alcançar o objetivo, todos os anos a cooperativa participa do Coffee of the Year (COY), dos concursos da Associação Brasileira da Indústria do café (Abic), do Torneio do Melhor Café Fairtrade do Brasil e do Prêmio Cafés Especiais do Espírito Santo.

A Cafesul ainda realiza, anualmente, seu tradicional Concurso de Qualidade da Cafesul. O concurso geral completou 11 anos neste ano, e o exclusivo para as mulheres, seis.


CONFIRA O HISTÓRICO DE PRÊMIOS DE LUIZ CLÁUDIO DE SOUZA

Espírito Santo:

  • 1º Prêmio Cafés Especiais do Espírito Santo (2020) | 1° lugar da categoria Conilon | Nota 86.4
  • 2º Prêmio Cafés Especiais do Espírito Santo (2021) | 1° lugar da categoria Conilon Qualidade | Nota 84.79


Brasil

COY:

  • Coffee of the Year (2008) | 1° lugar da categoria Canéfora
  • Coffee of the Year (2019) | 1° lugar da categoria Canéfora (o lote foi inscrito em nome de sua esposa, Neuza Maria da Silva de Souza)
  • Coffee of the Year (2020) | 2° lugar da categoria Canéfora
  • Coffee of the Year (2021) - 1° lugar da categoria Canéfora


Abic:

  • 16º Concurso Nacional Abic de Qualidade do Café – Origens do Brasil (2019) | Vencedor na categoria Canéfora pelo Espírito Santo - origem Conilon Capixaba
  • 17º Concurso Nacional Abic de Qualidade do Café – Origens do Brasil (2020) | Vencedor na categoria Canéfora / Natural da Origem Sul do Espírito Santo / Caparaó.
  • 18º Concurso Nacional Abic de Qualidade do Café – Origens do Brasil (2021) | Vencedor da categoria Canéfora pela região Sul do Espírito Santo - Caparaó


Fairtrade:

  • 5º Torneio de Café Fair Trade do Brasil | 1º lugar na categoria Conilon (2019)
  • 6º Torneio do Melhor Café Fairtrade do Brasil - Taza Dorada Brasil (2020) | 1º lugar na categoria Robusta Microlote
  • 7º Torneio do Melhor Café Fairtrade do Brasil – Golden Cup (2021) | 2º lugar na categoria Canephora “Microlotes”


Tags

cafesul

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop