Carregando...
Espírito Santo

Cafeicultoras do grupo Póde Mulheres participam de dia de campo em Muqui

O encontro ocorreu no dia 26 de abril e contou a participação de 25 agricultoras


09/05/2023 13:06 - Por Amanda Kfuri
Compartilhe

No último dia 26 de abril, foi promovido um dia de campo com as integrantes do grupo Póde Mulheres, no Sítio Esperança, localizado na Comunidade da Babilônia, em Muqui. A ação foi projetada pelo Projeto Negócio Lucrativo Rural, em parceria com a Cafesul, Sistema OCB/ES e o Sebrae/ES.

O encontro contou com a participação de 25 cafeicultoras e cooperadas da Cafesul. O conteúdo apresentado foi sobre a difusão de tecnologias que podem ser aplicadas nas lavouras e atividades agrícolas para amenizar o ataque de pragas e contribuir com o uso racional da água. Além disso, também foi abordada a formação do custo da saca de café e das demais atividades do campo, proporcionando um maior conhecimento acerca de negociações.

“Momentos de troca de experiências destinados às cafeicultoras e produtoras do grupo Póde Mulheres são fundamentais. Além de representar o cooperativismo capixaba, elas também são referência no empreendedorismo feminino e na independência financeira”, ressaltou Carlos André de Oliveira, diretor-executivo do Sistema OCB/ES.

Ainda no ano passado, a coordenadora do Póde Mulheres, Natércia Vencioneck, foi responsável por montar uma turma com onze agricultoras para compor o grupo. Desde a montagem, as integrantes estão recebendo mensalmente consultorias técnicas nas lavouras e de gestão dos custos das propriedades.

O grupo é inspiração no cooperativismo e na cafeicultura capixaba quando o assunto é protagonismo feminino. Do plantio à colheita, as mulheres realizam todo o trabalho e são responsáveis por levar a bebida mais consumida do país aos capixabas.

Além de variados momentos de aprendizado, a ação contou com café da manhã, almoço e sorteios de diversos brindes durante os intervalos.

Em 2022, o diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André de Oliveira, acompanhado do superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, e dos analistas Ana Paula Machado e Alexandre Ferreira, divulgaram o projeto ao grupo Póde Mulheres. Renato Theodoro, presidente da Cafesul, averiguou e aprovou a proposta durante a mesma reunião.

 

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop