Carregando...
Espírito Santo

Começou o prazo para as cooperativas participarem do Censo Cooperativista 2023

Os dados fornecidos pelas coops constituem a base dos indicadores publicados nos anuários do cooperativismo brasileiro e capixaba


17/02/2023 10:47 - Por Síntia Ott
Compartilhe
Foto: divulgação/Sistema OCB

O Sistema OCB lançou hoje (17/2) o Censo Cooperativista 2023. Portanto, as cooperativas do Espírito Santo já podem preencher ou atualizar os seus dados na plataforma Sou.Coop. As informações coletadas fornecem insumos para a produção dos anuários do cooperativismo brasileiro e capixaba.

A pedido das Unidades Estaduais, o Sistema OCB fez melhorias na plataforma Sou.Coop, que agora permite segregar fluxos distintos do processo de atualização cadastral das cooperativas e do processo de lançamento dos dados do anuário. Esses aprimoramentos possibilitam que a cooperativa faça a inserção de seus documentos de maneira independente à atualização dos dados do anuário.

Houve, ainda, aumento na quantidade de campos com preenchimento obrigatório para os ramos Agropecuário; Consumo; Trabalho de Produção de Bens e Serviços; Saúde e Transporte. O intuito é superar o volume de dados coletados no último ano e captar indicadores que irão auxiliar o Sistema OCB e as unidades de cada estado nos diálogos junto ao poder público e em tomadas de decisão estratégicas.

O período para as cooperativas lançarem as informações no Sou.Coop termina no dia 16 de junho. Neste ano não haverá prorrogações de prazo, por isso é importante que as coops se planejem para fazer o preenchimento dos campos dentro do limite de tempo estipulado. A previsão é que o AnuárioCoop 2023 seja lançado no dia 7 de agosto.

Para complementar as informações solicitadas pelo Sistema OCB e garantir um panorama mais detalhado do cooperativismo capixaba em 2022, as coops do Espírito Santo também deverão preencher um formulário preparado pelo Sistema OCB/ES. A mesma dinâmica foi aplicada no último ano pela Unidade Estadual, o que garantiu maior riqueza de detalhes e indicadores, divulgados no Anuário do Cooperativismo Capixaba 2022.

O presidente do Sistema OCB/ES enfatiza a importância do preenchimento do censo pelas cooperativas do Espírito Santo. “Sem dados não conseguimos ter um panorama do cooperativismo capixaba e brasileiro. As informações coletadas para a confecção dos nossos anuários são extremamente relevantes para compreendermos onde estamos acertando e em que podemos melhorar, além de permitirem mostrar a nossa força para a sociedade e defender pautas junto ao Executivo e Legislativo. Assim, convido as cooperativas para participarem ativamente do Censo 2023”, frisa.

 


Tags

#censo #anuário

Fonte: Sistema OCB/ES, com informações do Sistema OCB

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop