Carregando...
Espírito Santo

Comitiva de Rondônia vem ao Espírito Santo conhecer o Programa Cooperativa Mirim

Estado deverá iniciar em breve o trabalho dentro do programa, que é desenvolvido no ES desde 2018


17/11/2022 12:06 - Por Renan Chagas
Compartilhe
Foto: divulgação/ Sistema OCB/ES

A Casa do Cooperativismo Capixaba recebeu, na manhã desta quinta-feira (17/11), a visita de uma comitiva de Rondônia, que veio conhecer de perto como o Programa Cooperativa Mirim vem sendo desenvolvido no Espírito Santo. O grupo é composto por membros do Sistema OCB/RO, representantes do Central Sicoob Norte de Rondônia e integrantes de cooperativas educacionais do estado.

Durante sua passagem pela Unidade Estadual, os visitantes assistiram a uma apresentação feita pela equipe do Sistema OCB/ES sobre os principais indicadores e resultados do cooperativismo no ES. No momento, também foi realizada uma contextualização sobre toda a trajetória do Programa Cooperativa Mirim, mostrando como a iniciativa foi desenvolvida e o status atual.

Entre os membros que participaram do encontro, estava o presidente do Sistema OCB/RO, Salatiel Rodrigues, que explicou o que motivou esse momento de troca de experiências e informações. “Temos interesse em implantarmos as cooperativas mirins em Rondônia, pois sabemos que esse conhecimento sobre o cooperativismo deve vir da base. E escolhemos o Espírito Santo porque aqui as cooperativas já estão estruturadas e em pleno funcionamento”, disse.

Rodrigues também comentou sobre a programação para iniciar o programa em seu estado. “Queremos começar logo, o mais breve possível. Já fizemos reuniões, encontros e discutimos as questões que queremos repassar às nossas crianças. As expectativas são ótimas, principalmente agora, que vamos levar a experiência capixaba para a nossa realidade”, completou.

O diretor administrativo do Sicoob Norte de Rondônia, Altair Schramm, contou que a comitiva contemplou diversos atores. “Pegamos membros da nossa equipe, de quatro cooperativas filiadas do Sicoob que estão interessadas em participar da ação e de quatro escolas, com suas equipes de professores, porque é preciso toda uma estrutura para fazer o programa acontecer”, relatou.

Ainda de acordo com ele, o interesse em constituir as coops mirins está diretamente ligado à disseminação do movimento cooperativista. “A essência do cooperativismo é estar próximo da comunidade. Enxergamos nas cooperativas mirins uma forma de compartilharmos a cultura cooperativista. Quando plantamos uma semente na cabeça das crianças, elas levam para a vida toda. Por isso que o programa é extremamente importante”, finalizou.

 

ROTEIRO

A primeira parada da visita foi na sede do Sistema OCB/ES. Em seguida, o grupo se dirigiu ao município de Santa Maria de Jetibá, onde serão recepcionados por membros do Sicoob ES na região e terão a oportunidade de conhecer a cooperativa mirim Cooperjetibá, composta por alunos da Cooperativa Educacional Centro-Serrana (Cooperação).

Na sexta-feira (18/11), eles partem para a cidade de São Gabriel da Palha, onde vão conhecer o trabalho desenvolvido pela cooperativa mirim Coop-União, formada por alunos da Cooperativa Educacional de São Gabriel da Palha (Coopesg). O roteiro será finalizado no sábado (19/11), quando participarão do 3° Encontro Estadual das Cooperativas Mirins do ES, em Aracruz.

 

O PROGRAMA

Resultado de uma parceria entre o Sistema OCB/ES, o Sicoob ES e o Instituto Sicoob, o Programa Cooperativa Mirim existe desde 2018 e, desde então, tem oferecido aos alunos de cooperativas educacionais do Espírito Santo a oportunidade de desenvolverem atividades educativas, sociais e culturais complementares ao ensino ofertado nas salas de aula.

Os jovens que participam de cooperativas mirins coordenam atividades administrativas e ações sociais sob a supervisão de um professor orientador. Por meio de objetos de aprendizagem, como a produção de objetos úteis para o dia a dia e de alimentos, sempre construídos artesanalmente e em grupo, crianças e adolescentes vivenciam o cooperativismo na prática.

Ao fazer parte de uma cooperativa mirim, é possível entrar em contato com diversas áreas do conhecimento. Os cooperados aprendem a lidar com as finanças e o processo democrático, trabalham em equipe e elaboram estratégias de produção e comercialização para a cooperativa sem perder de vista o seu papel social nas comunidades onde estão inseridas.

A iniciativa está em expansão no estado. Atualmente, três coops mirins integram o programa, todas ligadas a cooperativas educacionais (Cooperjetibá - Cooperação, Coopemcel - CEL e Coop-União - Coopesg).

A previsão é que a ação também seja iniciada em sete novas instituições de ensino, sendo outras duas cooperativas educacionais (Coopeducar - Venda Nova do Imigrante e Coopesma - São Mateus) e cinco escolas públicas (CEEFMTI Daniel Comboni -Ecoporanga, CEEFMTI Francisco Coelho Ávila Junior - Cachoeiro de Itapemirim, CEEFMTI Nair Miranda - Fundão, CEEFTI Galdino Antonio Vieira - Vila Velha e CEEFTI Presidente Castelo Branco – Cariacica). 

Fonte: Sistema OCB/ES


Tags

sistema ocbes coop mirim visita


Fotos


Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop