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Espírito Santo

Confira como foi o Encontro de Conselheiros e Lideranças Cooperativistas 2022

Renovação de parcerias para as coops e palestras com temas diversos marcaram a programação


21/12/2022 18:16 - Por Síntia Ott
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Diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, foi o mestre de cerimônias do evento. Crédito: Sistema OCB/ES

Para encerrar a série de eventos dedicada aos 50 anos da OCB/ES, foi realizado na manhã da última quarta-feira (21/12) o Encontro de Conselheiros e Lideranças Cooperativistas 2022. Participaram do evento 127 pessoas, entre representantes de cooperativas capixabas, parceiros estratégicos e colaboradores do Sistema OCB/ES. 

CLIQUE AQUI e confira o álbum de fotos do evento.  

O encontro contou com uma programação variada, de palestras a assinaturas de convênios. Também foram relembrados trabalhos e conquistas alcançadas ao longo deste ano. O presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro Scarpi Melhorim, citou as principais entregas da organização e do governo estadual para as cooperativas capixabas. 

“Embora desafiador, o ano de 2022 foi excelente para o cooperativismo. Avançamos nos encaminhamentos do pleito de equiparação da alíquota do ICMS dos cafés arábica e conilon. Também foi aprovado o Projeto de Lei 51/2022, que trouxe um avanço para as cooperativas de crédito. Ainda tivemos o edital de chamamento público para as cooperativas de agricultura familiar e o aceite do pedido do Sistema OCB/ES para um assento no Conselho Estadual de Recursos Fiscais”, listou.  

Trazendo a visão das cooperativas sobre os serviços prestados pelo Sistema OCB/ES, o diretor-executivo da instituição, Carlos André Santos de Oliveira, aproveitou a oportunidade para apresentar os resultados de uma pesquisa realizada pela empresa Enquet, entre 9 e 30 de novembro deste ano, com o objetivo de avaliar o grau de satisfação. 

“Ficamos surpresos com o resultado positivo da pesquisa. A média geral de satisfação com os nossos serviços foi de 9,67. A atual gestão obteve uma média de avaliação positiva de 9,5. O índice de encantamento é de 94%, o que significa que, além de satisfeitos, os nossos clientes estão encantados com o Sistema OCB/ES. Também colhemos alguns pontos de melhoria, aos quais daremos a devida atenção”, informou. 

 

CASE NATER COOP: CONDOMÍNIO LEITEIRO

No encontro também foi apresentado um case de sucesso da cooperativa agropecuária Nater Coop (antiga Coopeavi). Luis Brandt, gerente executivo de produção da cooperativa, apresentou o processo de concepção do primeiro condomínio leiteiro do Espírito Santo, localizado em Sooretama e inaugurado no último mês de setembro. 

“Observamos que há um custo de ociosidade da indústria de leite instalada no estado. Temos indústrias, mas falta leite. Entendemos que era necessário criar um modelo de produção de leite escalável, e assim nasceu o nosso condomínio leiteiro. Buscamos uma área propícia para fomentar uma produção eficiente e implementamos o projeto”, contextualizou. 

Pequenos produtores podem investir no condomínio adquirindo cotas, a exemplo de como funciona o condomínio avícola da Nater Coop. Além disso, o modelo pode ser replicado em outros segmentos produtivos. 

“O nosso modelo permite que qualquer cidadão possa adquirir cotas e se tornar um cooperado. Todos poderão atuar na produção de leite, ovos e até mesmo em outros segmentos. É uma expansão de mercado que vai colocar dentro das indústrias de laticínios ociosas matéria-prima para torná-las mais competitivas”, enfatizou Brandt. 

Denilson Potratz, presidente da Nater Coop, lembrou que o projeto contribui para todo o movimento cooperativista. “O condomínio foi elaborado pela nossa cooperativa, mas não é vantajoso apenas para nós, e sim para todo o cooperativismo. O nosso foco é a produção de ovos e leite, porém a iniciativa pode ser ampliada para outros segmentos”, observou. 

Em complemento, o diretor-geral da NaterCoop falou sobre a mudança da identidade visual da cooperativa. “A Nater Coop passou por uma evolução, e agora temos uma nova identidade. A nossa nova marca não muda a essência e funcionamento da cooperativa. Ela ainda é a mesma, mas com uma pegada mais participativa do mercado e inovadora, pois temos uma visão de futuro em que queremos ser referência no agro”, explicou. 

O vice-governador eleito do estado, Ricardo Ferraço, elogiou a iniciativa. “Esperamos que essa ideia possa se multiplicar e dinamizar a capacidade de investimento no agro e em outros setores de produção”, disse. 

Atualmente a Nater Coop se relaciona com mais de 30 mil produtores rurais, dos quais mais de 19 mil são cooperados. A cooperativa emprega mais de 1,1 mil colaboradores e deve fechar o ano com R$ 1,5 bilhão de faturamento. A cooperativa é responsável pelas marcas Veneza, Ovos Liva, Pronova Coffee Stories, Rações Coope e Rede Coope.  

 

ASSINATURAS E RENOVAÇÃO DE PARCERIAS 

Entre os pontos altos do evento, estiveram a apresentação e assinatura de documentos que irão fortalecer a atuação das cooperativas no Espírito Santo. Lideranças da Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo (Sefaz/ES) falaram o decreto n° 5254, publicado no Diário Oficial do Governo do Espírito Santo do dia 22/12, que irá auxiliar a solucionar o gargalo da ociosidade da indústria leiteira no estado. O texto altera alguns artigos do RICMS/ES, relacionada à regulamentação de impostos sobre a circulação de mercadorias.   

A concepção do texto foi detalhada pelo vice-governador eleito do Espírito Santo. “A Nater Coop criou essa ideia extraordinária, criativa e inovadora que é o condomínio leiteiro, que traz o mercado de capitais para o nosso estado. A solução que o governo encontrou foi destravar alguns poucos artigos do nosso regulamento para que pudéssemos ter em uma inscrição rural mais de uma pessoa ou cooperado.  Foi a partir do case da cooperativa que secretário Marcelo Altoé tomou conhecimento da necessidade do decreto”, explanou Ferraço, que também anunciou que o decreto será assinado ainda hoje pelo governador Renato Casagrande. 

Na sequência, representantes do Sebrae/ES assinaram um documento aditivo que renova o Termo de Cooperação entre a instituição e o Sistema OCB/ES. A renovação garante a continuidade de parcerias que promovem o desenvolvimento das cooperativas capixabas. 

O diretor técnico do Sebrae/ES, Luiz Toniato, informou que o termo visa ao desenvolvimento e fortalecimento dos pequenos negócios que estão inseridos na cadeia do leite e do café em todo o estado do Espírito Santo. São almejados o aumento da competitividade e da produtividade dos empreendimentos. 

“O convênio viabiliza condições especiais para as cooperativas, pois garante que o Sebrae/ES terá de conceder, no mínimo, 80% de desconto no pagamento de seus serviços”, ressaltou Toniato. 

Por último, foi assinado um documento que renova a concessão de uso de um depósito em Afonso Cláudio para a Nater Coop. O anúncio foi feito por José Roberto Fontes, que lidera a Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). 

“Estamos revalidando o contrato por mais dez anos, portanto, é um aditivo. Fazemos isso porque sabemos há décadas que o futuro é cooperativista, graças às diversas inovações que vêm acontecendo”, pontuou o secretário. 

 

RESUTADOS E PERSPECTIVAS DO PODER PÚBLICO 

Após as renovações das parcerias, o secretário da Sefaz/ES realizou uma palestra para mostrar os resultados conquistados pelo Governo do Estado do Espírito Santo em 2022 e as expectativas do órgão para 2023. Altoé destacou que o governo encerra o ano com um superávit de R$ 7,5 bilhões e que investiu mais de R$ 3 bilhões entre 2014 e 2022. 

“Temos ampliado a nossa solidez fiscal e elevado os nossos compromissos com a sociedade capixaba. Ao mesmo tempo, o estado investe. Somente no âmbito do Fundo Soberano, foram investidos mais de R$ 1 bilhão no segundo quadrimestre deste ano, e com aumento projetado em R$ 1,3 bilhão para 2023”, enfatizou o secretário. 

Referente ao nível de endividamento do Espírito Santo, Altoé garantiu que o Estado está em uma situação favorável, com índice de endividamento negativo de 12,05%, ou seja, possui recursos em caixa para pagar todas as dívidas com sobras. “Em comparação com outros estados, que têm índices superiores a 100%, o nosso estado está excelente nesse quesito”, pontuou. 

Já em relação ao acumulado do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022, o índice trimestral do Espírito Santo está acima da média nacional. O secretário informou que o estado possui índice de 3,8%, enquanto a média nacional é de 2,5% 

Altoé também destacou que o estado não está cogitando aumentar as alíquotas de ICMS para o próximo ano. 

 

O PAPEL DAS MARCAS 

Para encerrar o evento com chave de ouro, o CEO da Tátil Design e um dos dez designers mais influentes do mundo, Fred Gelli, realizou uma palestra com o tema “Branding: como transmitir valores por meio da marca”. O designer falou sobre o papel que as marcas têm na construção de um futuro desejável e mostrou como a natureza pode servir de exemplo e inspiração. 

“Estamos vivendo um momento de inflexão, e a natureza pode nos ajudar com respostas. Basicamente, precisamos de novas ideias, e quando olhamos para um ecossistema, vemos ambientes de cooperação que geram valor compartilhado, à semelhança dos condomínios da Nater Coop”, observou.

Gelli explicou que inovar é responder às novas capacidades do meio. Por essa razão, o profissional afirmou que diversos negócios irão ficar para trás caso não se adaptem às mudanças. O ponto de partida é o propósito que existe por trás de uma marca.

“Inovar é mais simples do que tendemos a achar, mas para isso precisamos saber observar e conectar elementos que ainda estão separados. Os seres humanos têm a capacidade e interesse de se unir em grandes grupos. Temos um interesse aflorado de cooperar e ideias por trás de todo o esforço de cooperação. Nos unimos por conta de propósito, e sem isso não existe cooperação”, elucidou.

Além do propósito, o CEO ressaltou que a economia do futuro deve ser distributiva e regenerativa por concepção. De acordo com o profissional, as marcas estão sendo desafiadas pela transformação ESG, os colaboradores querem cada vez mais trabalhar por um propósito e os negócios terão de ser sociais para serem negócios no futuro, promovendo a diversidade. Todo esse movimento precisa ser guiado por uma marca bem estruturada, ressaltou Gelli.

“A marca é um fio condutor para as ações e comportamentos de uma empresa. Quando bem gerenciada, ela tem a capacidade de criar diferenciação e aumentar a percepção de valor. Marca constrói reconhecimento, percepção de qualidade, cria associações desejáveis e conquista preferência. Marca é promessa, entrega e percepção, e o branding é um trabalho contínuo”, concluiu.

A Tátil Desing foi responsável pela criação de marcas de renome no mercado brasileiro e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2026.

 


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Fonte: Sistema OCB/ES

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