Carregando...
Espírito Santo

Cooperativa, comece a vender para o maior comprador do país

Saiba como participar dos editais de compras públicas e se tornar um fornecedor do governo


27/03/2024 14:57 - Por Síntia Ott
Compartilhe

A sua cooperativa já pensou em vender para o maior comprador do país? Estamos falando do poder público, que somente em 2022 adquiriu R$ 255,7 bilhões em produtos e serviços no mercado para suprir as suas necessidades. A grande questão é que muitas coops ainda não pensaram nessa possibilidade ou nem mesmo estão habilitadas a vender para o governo.

Mas não se preocupe, pois agora ficou mais fácil incluir esse comprador gigantesco em seu portfólio de clientes. A plataforma NegóciosCoop, gerenciada pelo Sistema OCB, é a solução para essa lacuna entre potenciais ofertas e demandas.  Em uma página sobre Compras Públicas, você encontra informações sobre como vender para o governo nas instâncias municipais, estaduais e federal e se cadastra para receber alertas de editais.

Funciona assim: a sua cooperativa se cadastra em um formulário para receber avisos por e-mail sempre que houver editais interessantes para o seu ramo de atuação e especialidade. No cadastro, a cooperativa deve listar quais produtos ou serviços deseja vender para o governo.  A coop deve, ainda, informar se quer participar de licitações somente no seu estado, em várias unidades da federação ou em âmbito nacional.

 

Recapitulando:

  • Cadastre a cooperativa na plataforma (razão social, CNPJ, nome e contatos);
  • Informe os produtos e serviços que deseja vender para o governo;
  • Defina se deseja participar apenas de licitações do seu estado, de outras unidades da federação ou nacionalmente.

Agora é só esperar e ficar atento ao e-mail informado, pois a equipe do Sistema OCB monitora todas as oportunidades e enviará, por e-mail, os alertas de editais.

 

REQUISITOS PARA PARTICIPAR

Existem algumas regras para a sua cooperativa começar a vencer para o poder público. Ela precisa estar com as suas obrigações em dia, e isso inclui impostos, balanços contábeis e documentação. Além disso, ao participar de um edital, sua coop precisa ter certeza de que vai conseguir atender às exigências e aos prazos definidos pelo governo.

Entre os documentos mais solicitados estão a certidão de regularidade com a Receita Federal, FGTS, INSS e certidões estaduais e municipais. Consulte a página sobre Compras Públicas da plataforma NegóciosCoop para saber onde conseguir cada um.


Tags

sistema ocbes negócioscoop

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop