Carregando...
Espírito Santo

Cooperativas de São Gabriel da Palha criam Comitê Permanente para discutir ações do Dia C

Na primeira reunião, os participantes definiram a função que cada membro terá dentro do comitê


27/09/2022 13:53 - Por Emilly Rocha
Compartilhe


As cooperativas de São Gabriel da Palha são um grande exemplo de intercooperação. Desde 2014, a Cooperativa Educacional de São Gabriel da Palha (Coopesg), a Cooperativa dos Caminhoneiros de São Gabriel da Palha (Coopcam), a Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel da Palha (Cooabriel) e o Sicoob se reúnem para celebrar o Dia de Cooperar, ou Dia C.

No último dia 20, representantes dessas cooperativas se encontraram na sede da Coopcam e realizaram a primeira reunião do Comitê Permanente do Dia C de São Gabriel da Pallha. O comitê já existia desde 2014, porém, focava em planejar a celebração pontual do Dia C, que ocorre anualmente no primeiro sábado de julho.

Segundo o presidente da Coopcam, Advaldo Zotelle, as cooperativas entenderam que é importante monitorar e organizar as ações contínuas do Dia C e, por isso, o Comitê Permanente foi criado. Ainda de acordo com o presidente, a intenção é que sejam feitas reuniões mensais. O objetivo principal do comitê será planejar, desenvolver, acompanhar e avaliar as ações realizadas, de forma contínua ou pontual, referentes ao Dia C.

Zotelle afirmou que a importância do Dia C para a sociedade é visível. “Se a gente fizer um relatório de todas as edições do Dia C que foram realizadas em São Gabriel da Palha, desde 2014 até 2022, iremos perceber que várias comunidades da cidade foram privilegiadas por nossas ações pontuais”, destacou o presidente. Nesse sentido, Zotelle afirma que a união e a organização das coops das cidades ajudarão a impactar mais pessoas.


PAUTAS DA REUNIÃO

Participaram da primeira reunião Advaldo Zotelle e Gizeli Correa, representando a Coopcam; Ângela Maria Pelissari e Nadya Bronelle, representando a Cooabriel; Carolina Freisleben e Francisco Caser Venturim, representando o Sicoob; e Simone Rigo, representando a Coopesg.

A princípio, a reunião focou em ressaltar a importância e o significado que o Dia C tem para o cooperativismo, uma ação que fortalece os princípios e valores do movimento e ajuda no fortalecimento do modelo de negócio junto à sociedade.

Em seguida, o grupo decidiu definir as funções que cada membro terá dentro do comitê. Ficaram definidos três grupos: Administrativo e Financeiro; Relacionamento e Comunicação e Execução e Acompanhamento de Projetos.

Outro ponto importante pactuado durante o encontro foi em relação à comunicação e a divulgação das ações do Dia C.  O grupo entende a importância de utilizar as redes sociais para reverberar assuntos. Com esse entendimento, os representantes das cooperativas definiram que as postagens referentes às ações do comitê serão padronizadas. A equipe de comunicação irá propor artes e textos sobre determinado tema e, após passar pela aprovação dos demais membros, todas as cooperativas irão realizar uma mesma postagem sobre a ação em questão. 


SOBRE O DIA C

O Dia C foi realizado pela primeira vez em Minas Gerais, a partir de uma ideia inovadora da Unidade Estadual mineira, o Sistema Ocemg.  A ação se ampliou no ano de 2014, quando o Sistema OCB decidiu nacionalizar o dia e torná-lo parte da agenda das cooperativas de todos os estados do País.

Por mais que o Dia C seja celebrado sempre no primeiro sábado de julho, as cooperativas também realizam ações contínuas durante o restante do ano. O objetivo é promover, na prática, o sétimo princípio do cooperativismo: o Interesse pela Comunidade. Diversas cooperativas pensam na forma que podem contribuir para transformar a sociedade em que estão inseridas.

A Coopcam, por exemplo, possui, atualmente, duas ações do Dia C que são contínuas. Uma delas é a recuperação de nascentes, por meio da plantação de árvores em área reservada. Segundo o presidente da cooperativa, o plantio foi iniciado em 2017, porém, devido a uma forte seca que assolou a região há dois anos, ocorreu um incêndio acidental na área que destruiu parte das árvores já plantadas. A ação foi retomada este ano, com o replantio das árvores.

A segunda ação, um pouco mais recente, é a disponibilização de transporte gratuito para os moradores de São Gabriel da Palha que se voluntariam a doar sangue. As doações ocorrem na cidade mais próxima, que é São Mateus, mas, muitas vezes, as pessoas não conseguem arcar com os custos da viagem. Por isso, não realizam a doação de sangue. Pensando nisso, a Coopcam disponibiliza o transporte gratuito para essas pessoas se deslocarem até o Hemoes, em São Mateus. Até o momento, uma viagem foi feita.

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop