Carregando...
Espírito Santo

Cooperativas de transporte escolar pedem reajuste em valores de contratos em reunião da Ales

Comissão deu oportunidade para a categoria manifestar preocupações sobre a continuidade de seus serviços


08/04/2022 10:29 - Por Síntia Ott, com informações da Arin
Compartilhe



A Comissão Permanente de Cooperativismo da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) recebeu, na última terça-feira (5/4), representantes do Sistema OCB/ES, dirigentes e cooperados de cooperativas de transporte escolar do Espírito Santo para debater a importância do reequilíbrio dos valores nos contratos dos transportadores escolares. Também compareceu à reunião o subsecretário de Estado de Suporte à Educação na Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (Sedu), Alexandre Aquino de Freitas.

 

O presidente da comissão, deputado estadual Marcos Mansur, abriu a reunião e agradeceu a presença dos convidados, destacando que, mais uma vez, a comissão abordou um tema de extrema relevância para a sociedade, em especial, os trabalhadores que atuam no transporte escolar no Espírito Santo. O parlamentar também reafirmou que o colegiado está aberto para auxiliar no que for necessário e que está totalmente à disposição das cooperativas que atuam nesse ramo.

 

Em seguida, o assessor de Relações Institucionais do Sistema OCB/ES, David Duarte, contextualizou o problema tratado e explicitou dados e informações sobre a atuação das cooperativas de transporte escolar no Espírito Santo. Na sequência, o assessor direcionou as próximas dos demais participantes da reunião.

 

Os dirigentes e cooperados presentes ressaltaram a importância da reunião com os legisladores para atender, de forma efetiva, os anseios das cooperativas de transporte de escolar. Foi destacado que a readequação dos valores é condição necessária para a continuidade dos trabalhos das cooperativas de transporte escolar, e que, caso não sejam revistos, os postos de trabalho dos motoristas estarão em risco. Isso porque o aumento do preço dos combustíveis e outros fatores atingiram diretamente a manutenção dos serviços prestados.

 

Por fim, o subsecretário Alexandre Aquino parabenizou a atuação das cooperativas de transporte escolar e reiterou ser favorável ao reequilíbrio dos valores nos contratos. Aquino propôs que o Sistema OCB/ES, com o apoio das cooperativas de transporte escolar, realizem o levantamento dos contratos, elencando o status de cada um, e elabore uma lista de demandas em aberto na Sedu para análise e apreciação. O subsecretário também sugeriu uma nova agenda com representantes das cooperativas de transporte escolar e o Sistema OCB/ES para dar a devolutiva do alinhamento interno feito pela de subsecretaria de Estado de Suporte à Educação da Sedu.

 

ENCAMINHAMENTOS

  • Listagem de demandas;
  • Relação e status de cada contrato das cooperativas de transporte escolar;
  • Criação de uma comissão para repassar a situação aos atores resolventes;
  • Nova reunião, a ser realizada na próxima semana.
Com informações da Assessoria de Relações Institucionais (Arin) do Sistema OCB/ES.


Tags

ales transporte sedu ocb/es cooperativismo comissão

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop