Carregando...
Espírito Santo

Cooperativas do ES, não se esqueçam de preencher o Censo Cooperativista 2024

A coleta de dados deste ano está sendo feita por meio de um formulário único, que estará disponível até o dia 13 de maio


26/03/2024 15:55 - Por Emilly Rocha
Compartilhe

Atenção, coops capixabas! Ainda dá tempo de ajudar a mensurar o tamanho do modelo de negócio cooperativista no Espírito Santo. Para isso, basta preencher o formulário do Censo Cooperativista 2024, que está disponível desde o último dia 26 de fevereiro e estará aberto até o dia 13 de maio.

Até o último ano, as cooperativas capixabas precisavam acessar a plataforma SouCoop para realizar o envio de informações referentes ao Censo. Por lá, era preciso preencher formulários separados, o que gerava um trabalho maior. No entanto, em 2024 este processo está mais simples e dinâmico!

Com o intuito de melhorar a experiência das coops no processo de envio das respostas, agora elas devem preencher apenas um formulário, criado exclusivamente pelo Sistema OCB/ES com o apoio do Instituto Futura, empresa de pesquisa e consultoria renomada no mercado. 

Sendo assim, as cooperativas capixabas não precisarão acessar a plataforma SouCoop para enviar as informações referentes ao anuário. Basta preencher o formulário único que foi enviado pelos líderes de conta de cada coop registrada no Sistema OCB/ES.

Outra novidade é a possibilidade de salvar um rascunho com as respostas que estão sendo inseridas no questionário. Essa opção permite que os responsáveis de cada cooperativa tenham um tempo maior para realizar o envio dos dados, podendo preencher o formulário em mais de um momento, sem perder o progresso.

 

POR QUE PREENCHER O CENSO?

Os dados coletados no censo servem de insumo para a criação do Anuário do Cooperativismo Capixaba, publicação que compila os principais indicadores do movimento no estado e destaca a atuação das coops capixabas.

Em 2024, a publicação chega à sua quinta edição. O material evidencia o poder do coop para a toda a sociedade e os órgãos públicos, possibilitando que o cooperativismo ocupe cada vez mais espaços e seja reconhecido por um número cada vez maior de pessoas.

Além de mostrar a força do movimento para o público externo, a compilação dos indicadores também auxilia o Sistema OCB/ES e as suas cooperativas registradas a tomarem decisões estratégicas, mensurando áreas que evoluíram e identificando pontos que demandam mais atenção e podem ser mais explorados.

 

ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS

Para esclarecer dúvidas das cooperativas capixabas acerca do preenchimento do Censo Cooperativista de 2024, o Sistema OCB/ES irá realizar, ao final do mês de abril e no início do mês de maio, encontros virtuais orientativos. As datas serão divulgadas em breve. Basta acompanhar os canais de comunicação do Sistema OCB/ES para não perder nenhuma atualização.


Tags

sistema ocbes censo cooperativista 2024

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop