Carregando...
Espírito Santo

Cooperativas mirins capixabas realizam assembleias e elegem novas gestões

Coop-União, Cooperjetibá e Coopemcel já estão com novos alunos cooperados à frente das diretorias e dos conselhos


11/04/2023 13:24 - Por Emilly Rocha
Compartilhe

 

As Assembleias Gerais Ordinárias (AGOs) são um instrumento fundamental para garantir a execução do segundo princípio do movimento cooperativista, a Gestão Democrática. Esse princípio também é seguido pelas três cooperativas mirins atualmente em atividade no Espírito Santo, compostas por alunos de cooperativas educacionais do estado.

São elas a Coop-União, a Coopemcel e a Cooperjetibá. Os membros de cada uma delas realizaram suas assembleias gerais durante o último mês de março, dentro do prazo estipulado pela legislação que regulamenta o sistema jurídico das coops em todo o Brasil.

Nas AGOs, as cooperativas mirins apresentaram seus resultados e prestaram contas das atividades desenvolvidas no ano anterior. Na oportunidade, os cooperados também elegeram as novas diretorias e conselhos da gestão de 2023 e debateram pautas de interesse comum.

A seguir, conheça os detalhes das assembleias e a nova composição das diretorias e conselhos de cada coop mirim.

 

COOP- UNIÃO

A Assembleia Geral Ordinária da Cooperativa Mirim de São Gabriel da Palha (Coop-União) aconteceu no dia 24 de março e reuniu 52 dos 71 associados da cooperativa. Vale destacar que, dos 71 cooperados, 22 entraram na coop este ano.

A assembleia foi totalmente conduzida pelos alunos cooperados, o que evidenciou a autonomia dos estudantes. Lorethana Scalfoni, professora orientadora da Coop-União, ressaltou que se sentiu realizada ao ver os alunos protagonizando um acontecimento de tamanha importância. “É gratificante ver como o programa tem transformado os alunos e os tornado autônomos e responsáveis. Fiquei muito feliz e agradecida a todos os sócios que contribuíram para que a assembleia fosse um sucesso”, concluiu Lorethana.

Na AGO, ocorreu eleição da nova gestão que irá conduzir a cooperativa durante o ano de 2023. A diretoria executiva, que antes era composta pelo presidente Gabriel Dalcin Thaumaturgo e pela vice-presidente Nicole Dias Leite, agora foi assumida pelo presidente Davi Alves Nascimento e pela vice-presidente Lara Vieira de Souza.

Há um ano na cooperativa, Davi Alves, de 13 anos, expressou a sua satisfação em assumir a posição de presidente. “Para mim é uma alegria enorme assumir um cargo de liderança na cooperativa. Eu nunca participei da direção de uma organização. Só tenho a agradecer a oportunidade”, relatou.

Juntamente com a vice-presidente, o aluno reforçou que uma das metas da nova gestão é transformar a comunidade em que atuam em um lugar mais cooperativista e melhor para se viver. Para alcançar esse objetivo, garantiu que o plano de trabalho deste ano contará com ações como doação de agasalhos, visitas ao asilo, entre outras.

Lara Vieira, por sua vez, ingressou na coop mirim há dois anos e já esteve à frente da diretoria de produção. A aluna, que é da mesma turma e da mesma idade que o presidente Davi, está empolgada com a nova missão. “Eu tenho expectativa de que iremos realizar tudo o que temos em mente, com muito esforço. Espero que consigamos atingir todas as nossas metas para este ano”, concluiu.

 

Veja a nova composição das diretorias e dos conselhos da Coop-União:

 

Diretoria Executiva:

  • Presidente: Davi Alves Nascimento
  • Vice-presidente: Lara Vieira de Souza

Conselho de Administração:

  • 1ª secretária: Ana Luísa Gava Alvarenga
  • 2ª secretária: Eloah Castelan Rosa
  • 1ª tesoureira: Julia Pessin Gasparini
  • 2ª tesoureira: Eloisa Romano Ahnert

Conselho Fiscal Efetivo:

  • Silvia Cristina Krause Nardi
  • Isis Sedel Ferreira da Fonseca
  • Ana Clara Boni

Conselho Fiscal Suplente:

  • Davi Thomes Rondelli
  • Zara Schimidt Arrigoni
  • Larissa Pinaffo Pereira

Diretorias de Produção, Comercialização e Divulgação e Cultura

  • Produção: Maite Gude Burgarelli
  • Comercialização: Vicente Ton Bozzetti
  • Divulgação e Cultura: Gisela Keffler

 

COOPERJETIBÁ

A Cooperjetibá, coop mirim da cooperativa educacional de Santa Maria de Jetibá, realizou a sua AGO no dia 30 de março. Os itens de pauta debatidos, conforme edital publicado, foram: prestação de contas do exercício de 2022; parecer do Conselho Fiscal; destinação de sobras; eleição e posse do Conselho de Administração e Conselho Fiscal e, por fim, apresentação do plano de trabalho para o ano de 2023.

A professora orientadora da Cooperjetibá, Elisângela Lemke, se reuniu diversas vezes com os alunos cooperados ao longo do mês de março para prepará-los para a assembleia. Os encontros serviram para planejar os detalhes, definir as pautas que seriam discutidas e votadas e escolher a composição das novas chapas para integrar os conselhos e diretorias.

Lemke demonstrou satisfação pela forma que os alunos conduziram a AGO. “Meu sentimento é de felicidade e orgulho. Pude aplaudir de pé. Muito lindo ver o envolvimento dos cooperados, principalmente daqueles que fizeram o uso da palavra no decorrer da assembleia”, destacou a professora.

Por mais um mandato, o estudante Paulo Henrique Klemz assume a presidência da diretoria executiva da Cooperjetibá. Atualmente, o aluno está no nono ano do ensino fundamental. Cooperado há três anos, Klemz enxerga com muita responsabilidade a sua reeleição, e está contente pelo fato dos cooperados terem gostado do trabalho realizado no último ano.

Arthur Jacob, reeleito vice-presidente, demonstra empolgação com a nova gestão. “Temos a expectativa de desenvolver um novo objeto de aprendizagem, assim como projetos para arrecadar alimentos e roupas para instituições necessitadas, mas é importante lembrar que esse trabalho é coletivo e não depende apenas da diretoria executiva”, concluiu o vice-presidente.

A nova gestão está cheia de planos para serem concretizados ao longo do ano. Dentre as ações, a diretoria pretende realizar uma série de cursos, agregar valor ao objeto de aprendizagem com a concepção de uma nova embalagem e dar continuidade a projetos já em andamento, como o Biojetibá, que é voltado à Agenda 2030, da ONU.

 

Veja a nova composição das diretorias e dos conselhos da Cooperjetibá:

 

Diretoria Executiva:

  • Presidente: Paulo Henrique Klemz Hanstereiter Roque
  • Vice-presidente: Arthur Jacob

Conselho de Administração:

  • 1ª secretária: Deborah Prochnow
  • 2º secretário: Helio Gomes Neto
  • 1º diretor financeiro: Arthur Piorotti
  • 2º diretor financeiro: Murilo Espindula Stange

Conselho Fiscal:

  • Gabriel Delleprane
  • Breno Castello
  • Fernanda Oliveira
  • Evellyn Grieser
  • Julia Westphal
  • Julio Cesar Roepker

 

Diretorias de Produção, Comercialização e Divulgação e Cultura:

  • Produção: Sofia Gums
  • Comercialização: Henrique Ohneszorge
  • Divulgação e Cultura: Lourenço Simon Jacob

 

COOPEMCEL

A última coop mirim a promover a sua AGO foi a Cooperativa Mirim da Cooperativa Educacional de Linhares (Coopemcel). A assembleia ocorreu na tarde do dia 31 de março, com última chamada às 14h30min. O evento serviu para celebrar as inúmeras conquistas e aprendizados do ano anterior, prestar contas de todo trabalho desenvolvido e traçar novos rumos, por meio da apresentação do plano de trabalho para o ano de 2023.

Composta atualmente por 80 cooperados, a coop mirim do município de Linhares recebeu 30 novos sócios neste ano e contou com a participação de boa parte deles na assembleia.  A professora orientadora da cooperativa, Andréa Scopel, atestou que a solenidade foi de extrema importância. “A AGO foi um momento muito significativo para nossos cooperados, principalmente para os novos, pois puderam observar e participar ativamente do processo de votação, enriquecendo ainda mais a ocasião”, ponderou a professora.

A eleição da nova diretoria e conselhos da Coopemcel teve um valor simbólico especial este ano, visto que os cargos foram ocupados majoritariamente por cooperadas, incentivando e ressaltando desde cedo a importância da abertura para a liderança feminina.

A presidência da coop mirim conta agora com a liderança de Pietra Ferrari, aluna do oitavo ano do ensino fundamental e que, na gestão passada, ocupava o cargo de vice-presidente da Coopemcel. A presidente afirmou estar animada com os projetos e desafios que estão por vir e frisou a importância da liderança feminina. “É de extrema importância que mulheres assumam cargos de gestão desde cedo, pois assim conseguimos trazer a visão feminina para os projetos, o que é fundamental para o sucesso do cooperativismo no nosso país”, enfatizou.

Yasmin Macena, de 13 anos, agora ocupa a vice-presidência da cooperativa. A adolescente já faz parte da Coopemcel há três anos e, na última gestão, foi diretora de Produção. Macena relata que a experiência como cooperada e gestora na coop mirim irá contribuir para o seu futuro. “Com a Coopemcel eu aprendi a cooperar, trabalhar e tomar decisões em equipe e muito mais. Penso que isso vai me ajudar muito no futuro, tanto no mercado de trabalho ou em uma universidade, quanto na minha vida social”, destacou.

A professora orientadora da Coopemcel acredita no sucesso das ações que serão desenvolvidas neste ano. “A nova diretoria é formada por um grupo muito bom, e todos estão muito empenhados em promover ainda mais o crescimento da cooperativa mirim. Acredito no potencial dessa nova gestão e, com certeza faremos um bom trabalho ao longo deste ano de 2023”, pontuou Scopel.

Veja a nova composição das diretorias e dos conselhos da Coopemcel:

 

Diretoria Executiva:

  • Presidente: Pietra Barboza Ferrari
  • Vice-presidente: Yasmin Suzana Macena

Conselho de Administração:

  • 1ª secretária: Mariana Lima Capucho
  • 2ª secretária: Emanuelly Oliveira Pereira
  • 1ª tesoureira: Lua Clara Fernandes Bandeira
  • 2ª tesoureira: Emanuelly Oliveira Pereira

Conselho Fiscal Efetivo:

  • Pedro Lopes de Oliveira
  • Murilo Bustamante Ramos

Conselho Fiscal Suplente:

  • Guilherme Elias Gobete
  • Ítalo Santana Lima

Diretorias de Produção, Comercialização e Divulgação e Cultura

  • Produção: Bianca Nery Duarte
  • Comercialização: Luísa Scarton Piana
  • Divulgação e Cultura: Luiza Lopes Lorenzon e Bryan Ribeiro Bressaneli

Tags

sistema ocbes coop mirim coop-união cooperjetibá coopemcel assembleia

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop