Carregando...
Espírito Santo

Cooperativas mirins do Espírito Santo iniciam atividades de 2023 com muitos planos

As coops estão focando no processo de prospecção e adesão de novos cooperados


06/03/2023 15:48 - Por Emilly Rocha
Compartilhe

 

Alunos cooperados da Cooperjetibá juntamente com a professora orientadora, Elisângela Lemke, com a PAE, Suely Candeia, e a gerente de agência Adriana Soares em primeira reunião do ano de 2023

O Programa Cooperativa Mirim é uma iniciativa que visa desenvolver os valores e princípios do cooperativismo dentro das cooperativas educacionais do Espírito Santo e, em breve, em escolas públicas do estado.  A cooperativa mirim é formada por alunos que, sob a orientação de um professor orientador, se unem em torno de um objetivo comum e vivenciam o cooperativismo na prática. Assim, o programa é capaz de potencializar uma série de habilidades nas crianças e adolescentes que se prontificam a participar dele.

Atualmente, o Espírito Santo possui três cooperativas mirins em atuação: a Cooperjetibá, da Escola Cooperação; a Coopemcel, da CEL; e a Coop-União, formada por alunos da Coopesg. Em 2022, as coops alcançaram grande êxito em suas atividades e, para 2023, já iniciaram o planejamento das ações que serão desenvolvidas ao longo do ano.

Com o início do ano letivo escolar, os cooperados das três coops mirins, juntamente com os seus respectivos professores orientadores, estão em um processo de prospecção de novos associados.

Na Coop-União, o evento de captação de novos sócios foi dinâmico e exitoso. De acordo com a professora orientadora Lorethana Scalfoni, foi realizado um encontro com os alunos que demonstraram interesse em fazer parte da cooperativa e, após a apresentação, todos os interessados concluíram a adesão à cooperativa. Dessa forma, a Coop-União soma, hoje, um total de 70 associados, sendo que 19 ingressaram neste ano.

Já na Cooperjetibá, aconteceu uma apresentação das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos pela cooperativa no ano de 2022 para alunos do sexto ano. Oito estudantes da turma demonstraram entusiasmo com os ideais do programa e decidiram se associar à coop, que hoje é composta por 30 cooperados.

A Coopemcel também está no período de prospecção de novos cooperados. De acordo com a professora orientadora da coop mirim, Andréa Scopel, os integrantes já realizaram visitas às turmas da CEL com o intuito de convidar os colegas a também participarem da iniciativa.

Diretoria da Coopemcel e professora orientadora, Andréa Scopel, se reuniram no dia 24 de fevereiro para discutir assuntos importantes

PLANEJAMENTO DE AÇÕES PARA 2023

Dar continuidade ao trabalho que já está sendo desenvolvido e planejar novas atividades - esse é o foco das coops mirins para o ano de 2023.

A professora orientadora Lorethana Scalfoni afirmou que os integrantes da Coop-União estão focados na realização da sua Assembleia Geral, que será realizada neste mês. Ela acrescentou, ainda, que neste ano a cooperativa continuará com a sua campanha de doação de agasalhos e brinquedos, além das ações de Dia das Crianças que são promovidas para as crianças carentes do município de São Gabriel da Palha.

“O ano de 2022 foi muito produtivo para a Coop-União. Nossa cooperativa se expandiu e conseguimos realizar ações importantes tanto para os nossos associados quanto para a comunidade local. Esperamos que 2023 seja um ano próspero e muito produtivo. Assim poderemos mostrar a força de transformação que o cooperativismo possui”, afirmou a educadora.

A Cooperjetibá já possui um plano de ações definido para 2023. No último mês, os cooperados se encontraram, juntamente com a sua professora orientadora, Elisângela Lemke, com a Pessoa de Apoio Estratégico (PAE), Suely Candeia, e com a gerente de agência do Sicoob de Santa Maria de Jetibá, Adriana Soares. O principal objetivo da reunião foi promover a ambientaçaõ e acolhida dos novos membros, além do mais foram debatidas as propostas a serem seguidas e realizadas ao longo do ano. 

Entre as propostas de ações para o ano, está a preparação de capacitações internas nas áreas de finanças e contabilidade, oratória, decoração de biscoitos e outras. A coop mirim também pretende contribuir para o bem-estar social da comunidade e do planeta. Para isso, se compromete a participar do Dia C e a dar continuidade ao Projeto Biojetibá.

A diretoria da Coopemcel, por sua vez, se reuniu no último dia 24 de fevereiro, juntamente com a professora orientadora Andréa Scopel, para traçar as estratégias do ano, pensar em novas formas de divulgar o trabalho construído na cooperativa e atrair novos membros. Os cooperados chegaram à conclusão de que o trabalho de divulgação deve ser feito por meio de diversos canais: redes sociais, visitas nas salas de aula e por meio do envio de link do Agenda Edu.

Evento de apresentação da Coop-União para os novos alunos cooperados 


Tags

sistema ocbes coop mirim coopemcel coop-união cooperjetibá

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop