Carregando...
Espírito Santo

Cooperativismo capixaba conquista assentos no Conselho Estadual de Recursos Fiscais

Foi publicado o decreto que concede a participação de três colaboradores do Sistema OCB/ES no conselho


24/04/2023 16:08 - Por Amanda Kfuri
Compartilhe

Na última quinta-feira, dia 20 de abril, foi publicado o decreto que concede assentos ao cooperativismo capixaba no Conselho Estadual de Recursos Fiscais (Cerf) da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Dessa forma, o Sistema OCB/ES, instituição que representa e defende o movimento cooperativista capixaba, passa a ter três assentos no conselho.

Duas vagas são titulares, uma para a Primeira Câmara e outra para a Segunda, sendo assumidas por Arlan Taufner, assessor jurídico do Sistema OCB/ES, e Victor Lima, assessor contábil tributário da organização. A terceira vaga é para a suplência, preenchida pela assessora contábil tributária do Sistema OCB/ES Elizabeth Barcelos.

“Foi um prazer e uma enorme satisfação ser indicado para compor uma das câmaras do Cerf, um colegiado de extrema importância para o nosso estado. O cooperativismo possui as suas particularidades e seus anseios e, ao ingressar em cada um desses fóruns podemos fazer com que o movimento seja cada vez mais representado e possa ser visto como um modelo de negócio diferenciado. Essa foi mais uma luta da nossa organização e principalmente do nosso diretor-executivo Carlos André”, comenta Victor Lima.

Arlan Taufner, assessor jurídico do Sistema OCB/ES e agora também membro do conselho, destaca a importância da conquista dos assentos para o cooperativismo e para o Espírito Santo. “O Cerf, por essência, é um foro de representatividade, de promoção da justiça fiscal para o contribuinte. Ao receber duas vagas titulares e uma suplência nesse conselho, o Sistema OCB/ES, de forma inédita no Brasil, é reconhecido como importante ator representativo no setor produtivo e um grande agente estratégico no cenário político-econômico capixaba. A materialização dessas vagas é uma vitória com o DNA aguerrido da nossa diretoria executiva e, sobretudo, do cooperativismo capixaba”, afirma.

Nessa mesma perspectiva, a assessora contábil tributária do Sistema OCB/ES reforça a importância da entrada da organização no conselho e o pioneirismo da conquista para o cooperativismo. “Sem dúvidas, é uma honra ter a oportunidade de estar nesse colegiado. Esperamos realizar um trabalho frutífero junto aos demais conselheiros, sempre pautados em nossos princípios”, acrescenta Elizabeth.

IMPORTÂNCIA DA VAGA NO CERF 

O Cerf é um órgão de deliberação coletiva e de classificação especial no nível de direção superior da estrutura organizacional básica da Sefaz. Por essa razão, a visão e a experiência dos conselheiros indicados pelo Sistema OCB/ES irão contribuir para a ampliação de discussões de temas tributários relevantes para o cooperativismo.

Durante a Assembleia Geral Ordinária do Sistema OCB/ES, que ocorreu na manhã da última quinta (20), o secretário de Estado da Fazenda do Espírito Santo, Marcelo Altoé, fez considerações em relação ao decreto publicado. "Gostaria de colocar a Secretaria da Fazenda à disposição do cooperativismo capixaba. O Espírito Santo é o único estado brasileiro dentro do Conselho Estadual de Recursos Fiscais, o que é muito importante, pois o nosso conselho é muito ativo e imparcial”, ressaltou.

O secretário enfatizou o ineditismo dos assentos cedidos a representantes do cooperativismo. “O dia de hoje [data de publicação do decreto] e essa inclusão são considerados momentos emblemáticos. Nós estamos trabalhando com o cooperativismo para que, juntos, possamos construir um crescimento por meio da preservação de recursos e da ampliação econômica. Vamos transformar o Espírito Santo em um estado menos burocrático e mais competitivo”, completou.?

O diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, também comemora a notícia, por se tratar de uma demanda que vem sendo trabalhada há mais de dez anos.

"O Sistema OCB/ES é a primeira Organização Estadual do cooperativismo no Brasil a conquistar esse espaço nesse poderoso e estratégico colegiado. Estou muito feliz e muito orgulhoso. Foram anos e anos de luta. Tivemos resiliência e habilidade para conseguirmos esse sim do governo estadual. É uma conquista antológica, sem dúvidas, e mais um espaço de defesa do nosso modelo societário”, destaca a liderança.

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop