Carregando...
Brasil e Mundo

Cooperativismo é destaque na Gramado Summit

Evento sobre inovação mostrou como o cooperativismo ajuda a empreender


12/04/2024 13:25
Compartilhe
Fabíola, Carolina e Tiago durante painel do palco Negócios Conscientes da Gramado Summit. Foto: reprodução/Sistema OCB

O Sistema OCB marcou presença sétima edição da Gramado Summit, uma das principais conferências sobre inovação realizadas no Brasil. A gerente-geral, Fabíola Nader Motta participou, nesta quarta-feira (10),  do painel Cooperativismo: soluções para empreender e inovar, que contou também com a presença da diretora do Banco Central, Carolina Pancotto Bohrer. A mediação ficou por conta do presidente da Sicredi Pioneira, Tiago Luiz Schmidt. 

Fabíola e Carolina compartilharam dados sobre o impacto positivo do cooperativismo na vida das pessoas e na construção de um mundo mais sustentável. “O cooperativismo é uma força impulsionadora de desenvolvimento e inclusão. Seu foco nas pessoas, e não no lucro, gera um propósito diferenciado para a existência do negócio. Faz parte dos princípios do modelo de negócios, o comércio justo, a economia colaborativa, o empoderamento criativo, o consumo responsável. Em resumo, é o poder do coletivo que leva à prosperidade do negócio, das pessoas e das comunidades”. 

Ela também enfatizou a importância das cooperativas de crédito e como elas atuam no impulsionamento de pequenos negócios. Com atendimento próximo e humanizado,elas têm a habilidade de orientar as pessoas, cooperadas ou não, de acordo com seus objetivos mais específicos. Além disso, impactam profundamente na inclusão e na educação financeira, o que possibilita a melhora na qualidade de vida de milhões de brasileiros e permitem o acesso a produtos e serviços financeiros com preços mais justos. Em 332 municípios, as cooperativas de crédito são, inclusive, a única instituição financeira presente”, descreveu

A gerente-geral falou ainda sobre a importância do trabalho de representação institucional desenvolvido pelo Sistema OCB em defesa do cooperativismo junto aos Três Poderes, bem como para a capacitação e fortalecimento das cooperativas em todo o país. “Os benefícios do nosso modelo de negócios vão muito além dos observados nos modelos tradicionais. O cooperativismo garante emprego e renda, mas também dignidade e prosperidade”, completou. 

Sobre a Gramado Summit - criada em 2017 pelo empreendedor e CEO Marcus Rossi, em sua primeira edição, focou em exposição e conteúdo para startups em estágio inicial, reunindo um público de 700 pessoas. Com o passar dos anos, o evento começou a prospectar empresas maiores para a feira de negócios e também um público mais amplo para as discussões das palestras. Para a edição de 2024, serão 400 palestrantes e 500 empresas expositoras na feira de negócios. O evento segue até a sexta-feira (12) e espera receber  15 mil visitantes vindos de 23 estados brasileiros. O impacto econômico do evento é estimado em R$ 60 milhões. 


Tags

sistema ocb

Fonte: Sistema OCB

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop