Carregando...
Espírito Santo

Coopesg comemora 30 anos de história com alunos e suas famílias

Cooperativa educacional preparou homenagens, dinâmicas recreativas e atrações culturais para o público do evento


05/09/2023 14:43 - Por Emilly Rocha
Compartilhe

Foto: Divulgação/Coopesg

No último sábado do mês de agosto (26/8), a Cooperativa Educacional de São Gabriel da Palha (Coopesg) realizou uma cerimônia de comemoração dos 30 anos de fundação da escola. O evento de comemoração, que teve início às 11h e se estendeu durante toda a tarde, contou com a presença de aproximadamente 150 famílias. Além da participação dos alunos e pais cooperados, a festividade também foi prestigiada por sócios-fundadores, conselheiros, colaboradores e ex-alunos da coop.

Após a recepção dos convidados, a presidente da coop, Drayze Rigo Teodoro Piske, fez uma breve apresentação da história da cooperativa. Em sua fala, Piske salientou o papel exercido pela Coopesg na comunidade. “São 30 anos de história na educação. Nossa escola pratica uma educação diferenciada e de qualidade, embasada em princípios de cooperação e coletividade. Por isso queremos dividir com a comunidade mais esse momento”, afirmou a presidente.

Logo após, foram homenageados nomes importantes na trajetória da cooperativa. Entre eles, alguns dos 63 sócios-fundadores, ou seja, os que participaram da assembleia de constituição que ocorreu no ano de 1993. Alguns já faleceram e outros não residem mais no município de São Gabriel da Palha. Por isso, a placa de homenagem foi entregue para um grupo menor de pessoas, explicou a colaboradora da coop e uma das organizadoras do evento Simone Rigo.

“Nós também homenageamos a primeira presidente da cooperativa, Maria Luiza Colombe da Silva, e mencionamos os demais presidentes e o período que exerceram o mandato. Na oportunidade, também homenageamos o ex-aluno João Colombi Neto. Ele estudou na cooperativa em seu primeiro ano letivo, em 1994 e, anos depois, em 2007, tornou-se o primeiro ex-aluno a matricular o filho na escola”, relatou Rigo.

Colaboradoras com maior tempo de casa e a atual presidente da coop também foram homenageadas. O Sistema OCB/ES, entidade que representa as cooperativas capixabas, também recebeu uma placa de reconhecimento.

As homenagens foram seguidas pelo agradecimento às cooperativas parceiras que atuam no município. São elas: Sicoob Conexão, Cooabriel e Coopcam.

O Sistema OCB/ES no evento esteve representado pelo analista contábil tributário Rafael França e pelo assistente de Relações Institucionais Renan Reis. Na oportunidade, os colaboradores receberam o reconhecimento em nome da instituição.

MOMENTO RECREATIVO

Além da comemoração dos 30 anos da Coopesg, o evento foi voltado à celebração da família. Por isso, após o almoço, foram realizadas diversas ações para as crianças e seus pais. Uma das atividades recreativas foi o “Momento com a escola da inteligência”.

A Escola da Inteligência é um programa educacional oferecido pela Coopesg que objetiva desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar. A metodologia é fundamentada pela teoria da Inteligência Multifocal, elaborada pelo psiquiatra Dr. Augusto Cury. Na Coopesg os alunos têm aulas semanais desse programa.

No dia da festa de comemoração, ocorreu um momento de interação entre pais e filhos fundamentado na metodologia de ensino da Escola a Inteligência. Segundo Simone Rigo, a dinâmica explorou a afinidade entre pais e filhos, além de habilidades sensoriais.

Os alunos e suas famílias também tiveram outras oportunidades de descontração e recreação durante a tarde, que foi marcada por atividades de lazer e atrações culturais.

DE ALUNA A COLABORADORA

Foto: Arquivo pessoal

O amor pelo cooperativismo e pela educação é o que move a colaboradora Simone Rigo. Feliz pelo sucesso do evento, Rigo conta que sua trajetória e a história da cooperativa se confundem.

“Estou na Coopesg desde o seu primeiro dia de funcionamento, em 1994. Entrei para cursar a sexta série, quando a sede da escola ainda era um prédio cedido pela nossa cooperativa parceira, a Cooabriel. Eu estudei na cooperativa até o segundo ano do ensino médio e depois voltei como colaboradora no meu segundo ano de faculdade”, relatou.

A colaboradora começou seu trabalho na cooperativa como digitadora. Dois meses depois, com a saída da secretária, ela assumiu um novo cargo que exerce até hoje. “Hoje sou responsável por toda a parte administrativa e financeira. Para mim é um orgulho muito grande fazer parte disso. Não me imagino fora daqui. O trabalho exige muita dedicação, mas eu faço por amor”, disse.


Tags

sistema ocbes coopesg

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop