Em 2010, a Unesco publicou um relatório que definia a
importância da educação e expunha os seus principais desafios. Nesse relatório,
a instituição definiu quatro pilares fundamentais da educação: aprender a
conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver e aprender a ser. Pensando
nesses pilares, a Cooperativa Educacional de São Mateus (Coopesma) decidiu
implementar em seu currículo o Projeto Jovem Coopreendedor, uma
idealização do Sistema OCB/ES em parceria com o Sebrae/ES.
A cooperativa educacional irá colocar o projeto em prática durante
o segundo semestre letivo de 2022, que teve início na última segunda-feira
(25/7). A princípio, a ação irá durar um semestre e se encerrará na primeira
semana de dezembro, quando ocorrerá a Feira Empreendedora, resultado do que
será realizado durante os próximos meses.
Irão participar do projeto as turmas do quarto, quinto, oitavo e nono anos do ensino fundamental. A metodologia e as missões propostas pelo plano de ensino serão aplicadas durante as aulas de Ética, Cidadania e Cooperativismo (ECC), com mediação do professor da disciplina.
APLICAÇÃO DO PROJETO
De acordo com Zenilza Pauli, diretora pedagógica da Coopesma,
a cooperativa educacional decidiu aderir ao Projeto Jovem Coopreendedor a
partir de uma provocação do Sistema OCB/ES e por um desejo antigo dos pais dos
estudantes de inserir o empreendedorismo na grade de ensino dos filhos.
Zenilza Pauli afirma que todos irão ganhar com a
implementação do projeto piloto na escola. “A Coopesma ganha com a iniciativa pelo
diferencial da educação proporcionada pelo projeto, e os estudantes e suas
famílias pela oportunidade de agregar conhecimento e mudar comportamentos. Será
um aprendizado para a vida”, diz.
Superintendente do Sistema OCB/ES e presidente do Conselho
Deliberativo do Sebrae/ES, Carlos André Santos de Oliveira elogiou a iniciativa
da cooperativa e disse que a ação promete render bons frutos.
“A educação tem um forte potencial de transformação e é através dela que devemos disseminar os princípios do cooperativismo, modelo de negócio que tanto preza pela construção coletiva da sociedade. E nada melhor do que unir o cooperativismo ao empreendedorismo, porque empreender possibilita que a nova geração tenha mais autonomia e busque sempre pela inovação”, argumentou.
SOBRE O PROJETO COOPREENDEDOR
O Projeto Jovem Coopreendedor é uma iniciativa do Sistema
OCB/ES e do Sebrae/ES e une os ideais das duas instituições. O projeto surgiu a
partir da integração do Cooperjovem e do Curso Jovens Empreendedores Primeiros
Passos (JEPP). Ambos os programas visam uma educação que fomenta a visão empreendedora
e o espírito de cooperação.
O Cooperjovem, desenvolvido pela unidade nacional do Sistema
OCB e pelo Sescoop, está alinhado com as competências da Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) e tem por objetivo promover a educação cooperativista, empreendedora,
financeira e ambiental. A metodologia visa colocar os estudantes como
protagonistas da história, através de uma aprendizagem lúdica e ativa, baseada
em projetos e missões. O Cooperjovem é fundamentado na Aprendizagem Baseada em Projetos
(ABP).
Com um propósito semelhante, o JEPP, educação empreendedora
proposta pelo Sebrae para alunos do ensino fundamental, busca incentivar
estudantes a quebrarem paradigmas e a desenvolveram habilidades e
comportamentos empreendedores. Esse ambiente de aprendizagem sensibiliza os
estudantes a assumires riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar
sempre atento às oportunidades.
Fonte: Sistema OCB/ES