Carregando...
Espírito Santo

Cresce participação de mulheres em cargos de liderança nas cooperativas capixabas

Levantamento realizado pelo Sistema OCB/ES aponta aumento de 5,2 pontos percentuais em cargos de diretoria ou gestão


04/10/2022 15:09 - Por Síntia Ott
Compartilhe
Foto; Adobe Stock

Comprometidas com a diversidade, as cooperativas têm valorizado e apoiado a equidade de gênero em seus ambientes de trabalho. Em função de um contínuo incentivo a atividades que geram mais oportunidades para as mulheres, foi constatado um aumento na participação delas em cargos de liderança no cooperativismo do Espírito Santo.

De acordo com o Anuário do Cooperativismo Capixaba 2022,  a cada dez diretores ou gerentes de cooperativas capixabas, três são mulheres com mais de 30 anos. Ainda que a participação masculina predomine, a presença de mulheres nesses cargos aumentou 5,2 pontos percentuais em 2021, se comparado a 2020.

O presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro Scarpi Melhorim, atribui o crescimento do indicador à série de iniciativas desenvolvidas pelas cooperativas capixabas visando à criação de mais espaços e oportunidades para as mulheres no modelo de negócio cooperativista.

“As nossas cooperativas desenvolvem diversas ações que fomentam um maior equilíbrio entre a participação de homens e mulheres em seus quadros sociais, sempre com o auxílio e apoio do Sistema OCB/ES e do Sistema OCB. Os núcleos femininos cooperativistas, que já somam sete no estado, são um exemplo. São espaços que criam oportunidades de negócio e de protagonismo para cooperadas e colaboradoras”, explica Melhorim.

Em âmbito nacional, há o Comitê Nacional de Mulheres do Cooperativismo, também conhecido como Elas Pelo Coop, cujo objetivo principal é aumentar a participação de mulheres nas cooperativas brasileiras.

O diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, lembra que o respeito e o incentivo à diversidade de pessoas fazem parte da essência no modelo de negócio cooperativista.

“O primeiro princípio do cooperativismo, chamado Adesão Livre e Voluntária, deixa claro que as cooperativas são abertas para todas as pessoas que delas queiram participar, independentemente de seu gênero, cor, classe ou crenças. O requisito é estar alinhado aos objetivos da cooperativa e assumir as responsabilidades enquanto membro do negócio”, destaca a liderança.

 

MULHERES SÃO MAIORIA ENTRE COLABORADORES

Outro dado que se destacou no Anuário do Cooperativismo Capixaba 2022 é referente à participação de mulheres do quadro de colaboradores das cooperativas do estado. Em 2021, elas representaram 59,7% desse quadro.

As colaboradoras já formam maioria nos ramos Consumo, Crédito, Infraestrutura, Saúde e Transporte. No Ramo Trabalho Produção de Bens e Serviços a participação de mulheres no quadro é de 50%, e apenas o Agropecuário ainda emprega mais homens que mulheres.


Tags

sistema ocbes anuário

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop