Carregando...
Espírito Santo

Cursos do Sistema OCB/ES são aprovados em programa de educação do Conselho Federal de Contabilidade

Contadores cooperativistas ou prestadores de serviços de coops poderão acumular pontos ao participar das capacitações credenciadas


16/04/2024 14:51 - Por Emilly Rocha
Compartilhe

O cooperativismo valoriza o conhecimento e a capacitação continuada. Esse valor está firmado no quinto princípio que rege o modelo de negócio, o “Educação Formação e Informação”. Seguindo esse preceito, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Espírito Santo (Sescoop/ES), que integra o Sistema OCB/ES, agora possui capacitações credenciadas e aprovadas no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e do Conselho Regional do Espírito Santo (CRC-ES).

O programa tem o objetivo de atualizar e aprimorar as habilidades dos profissionais de contabilidade ao incentivar sua participação em cursos e eventos promovidos por entidades capacitadoras credenciadas. A iniciativa, regulamentada pela  NBC PG 12 (R4), é obrigatória para a regularização do registro de contadores que atuam em áreas específicas elencadas na norma.

A regulamentação exige que os profissionais realizem capacitações até alcançar 40 pontos por ano-calendário. Quanto mais cursos realizados, mais pontos são acumulados. A pontuação de cada curso é definida pela Comissão de Educação Profissional Continuada do conselho do estado.

Agora, o Sescoop/ES é uma das organizações capacitadoras credenciadas. Até o momento, quatro cursos já possuem notas:

  • Formacoop (9 pontos)
  • eSocial, DCTFWeb e EDF-Reinf (9 pontos)
  • FGTS Digital (2 pontos)
  • Curso de Dirf (3 pontos)

Dessa forma, os contadores que obtiverem o certificado desses cursos poderão somar pontos para serem comprovados no PEPC. Além disso, outras capacitações oferecidas também estão em processo de aprovação para definição da pontuação. 

Como forma de facilitar a identificação das capacitações que são reconhecidas pelo PEPC, o Sistema OCB/ES criou um selo para divulgar os cursos credenciados. O selo “Programa de Educação Profissional Continuada” irá indicar a pontuação ou o status de análise do curso no programa.

O diretor-executivo do Sistema OCB/ES comemorou a conquista e ressaltou que essa é uma excelente oportunidade para os profissionais da área contábil. “O Sistema OCB/ES tem uma atenção muito grande com os contadores porque entende o papel relevante que eles exercem dentro das cooperativas. Os cursos que oferecemos são de extrema qualidade e representam uma grande oportunidade por si só. Agora, com a aprovação no CFC, elas podem contribuir ainda mais com a profissionalização contínua dos contadores”, avalia o diretor.


Tags

sistema ocbes capacitação

Fonte: Sistema OCB/ES

Outras notícias + Lista completa
Sou.Coop